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8387735 | A EXPERIÊNCIA DE CUIDAR DA PESSOA EM CONDIÇÃO CLÍNICA DE SAÚDE REALIZANDO O PROCESSO DE ENFERMAGEM | Autores: Ramon Carlos Pedroso de Morais ; Luciara Fabiane Sebold ; Emanuele Pozzebon Caurio ; Maria Elena Echevarría-guanilo ; Bárbara Mohr da Silveira |
Resumo: **A EXPERIÊNCIA DE CUIDAR DA PESSOA EM CONDIÇÃO CLÍNICA DE SAÚDE REALIZANDO O PROCESSO DE ENFERMAGEM **
**Introdução: **O objetivo principal de um Processo de Enfermagem (PE) é a resolução de problemas através de uma abordagem sistêmica, na qual o Enfermeiro utiliza a coleta de dados e o julgamento clínico para formular hipóteses ou explicações sobre problemas reais ou potenciais, riscos e/ou oportunidades de promoção de sáude¹. Além da coleta de dados, para a busca de evidências que sustentarão os diagnósticos de enfermagem, é necessária a realização do exame físico². O PE é ferramenta que permite sistematizar a assistência sendo uma ferramenta intelectual de trabalho do enfermeiro, a qual orienta o processo de raciocínio clínico e a tomada de decisão diagnóstica, de resultados e de intervenções. Quando redigidos de forma retratando a realidade possibilita, a comunicação permanente, podendo destinar-se diversos fins². Assim, também permite ao enfermeiro e à equipe, vislumbrar o melhor prognóstico do paciente. Todas as fases do PE devem ser registradas na seção de evolução clínica do prontuário do paciente de forma clara e objetiva3. Na prática assistencial, o PE contribui com a qualidade da assistência, promove autonomia e permite a unificação da linguagem entre os profissionais de enfermagem4. Dessa forma, a inclusão do ensino no processo de formação dos profissionais de enfermagem torna-se relevante. **Objetivos:** Descrever a experiência de cuidar da pessoa em Condição Clínica de saúde realizando o PE relacionando o mesmo com a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). **Descrição Metodológica: **A atividade foi desenvolvida durante a aprendizagem do cuidado de pessoas no contexto da condição clínica de saúde. Consiste em um desenvolvimento do PE realizado pelos acadêmicos de enfermagem da UFSC durante a disciplina “O cuidado no processo de viver humano I - Condição Clínica de Saúde em 2017”. O trabalho consiste na coleta de dados através da anamnese e exame físico de um paciente internado em um Hospital do Sul do Brasil. Analisando as informações levanta-se os problemas e potencialidades em saúde, para assim elencar os diagnósticos de enfermagem e avaliar as intervenções necessárias àquele paciente. Relato de caso:_ D.M.S.J. sexo masculino, 58 anos, branco, divorciado, católico, corretor de imóveis. Entrada pela emergência, encaminhado pela Unidade Básica de Saúde (UBS), com diagnóstico médico de necrose gangrenosa em pé direito. Tratamento antimicrobiano com Meropenem 1g após positivação de cultura por Enterobacter Extended Spectrum ß-lactamases (ESBL) e Pseudomonas. O paciente foi transferido para amputação tarsometatársica do pé direito. No momento da avaliação: É tabagista há 40 anos (1 maço/dia), etilista social, tendo Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus(DM) tipo 2 há 20 anos. Peso 70,0 kg, altura 1,70m, IMC: 24,3. Relatou períodos de melancolia, ansiedade e dificuldade para dormir, devido à internação. __Curativo oclusiva em local de amputação deambulação restrita devido à amputação, com dificuldades e em curtas distância, relatando desequilíbrio seguido __de torção em joelho direito__. Diz-se consciente de seus maus hábitos de vida diminuiu o consumo de 1 maço para 10 cigarros por dia nos últimos meses e pretende interromper o vício por conta própria após a alta._
**Resultados: **Foram detectados como principais problemas de enfermagem: ferida operatória, amputação, tabagismo, DM tipo II, HAS, deambulação prejudicada, episódio de desequilíbrio na marcha seguido de torção em joelho direito, insônia, infecção em ferida operatória, episódios de melancolia, ansiedade. A partir dos problemas elegeram-se os três principais diagnósticos de enfermagem de cada classe para seu período hospitalar através do NANDA 2015-2017. Foco no problema: Integridade da pele prejudicada relacionado à circulação prejudicada evidenciada por alteração na integridade da pele. Estados de risco: Risco de queda evidenciado por condição que afeta os pés. Disposição para a promoção da saúde: Disposição para o controle da saúde melhorado evidenciado por expressa desejo de melhorar o controle da doença¹. As intervenções elencadas foram: Observar e comunicar sinais de hipoglicemia; Comunicar e registrar queixas de dor ou desconforto; Realizar rodízio de aplicação de medicações subcutânea; Realizar o controle de Hemoglicoteste (HGT); Observar perfusão periférica; Observar e registrar padrão respiratório, saturação, nível de consciência e alterações hemodinâmicas; Observar e registrar sinais de ansiedade e agitação; Observar e registrar integridade da pele; Estimular ingesta hídrica; Auxiliar na deambulação; Encorajar o paciente a parar de fumar. Durante entrevista foi possível identificar os aspectos/situações que despertam a vontade de fumar, sendo estes, a solidão, falta de perspectiva financeira e estresse como cuidador, pois o mesmo prestava cuidados a própria mãe. O desenvolvimento do Histórico de enfermagem nos permitiu constatar que quanto mais tempo o profissional investe no processo de perguntar, avaliar, aconselhar e preparar o paciente, maior o índice de sucesso na coleta de informações relevantes que podem contribuir com a mudança de situações negativas para a saúde, neste caso, na interrupção do tabagismo3. Considerando que os hábitos inadequados de vida são determinantes para o surgimento e a evolução de doenças pré-existentes, a intervenção pode ser realizada em conjunto com o paciente, enumerando os hábitos considerados insalubres, fatores de risco e agravamento de doenças e assim, ajudá-lo a escolher melhores alternativas de mudança3. Sugeriu-se ao paciente a procura de novos lazeres e dedicar mais tempo com seus animais de estimação, que durante a entrevista, relatou prazer em sua rotina de cuidados com seus pássaros. Em relação aos diagnósticos e as intervenções propostas, tratando-se de um exercício, cujo único contato real com a pessoa é na primeira etapa do PE, considera-se um exercício relevante, o qual contribui com o desenvolvimento de estratégias de aproximação com a pessoa a ser cuidada. Embora, os diagnósticos e intervenções não tenham sido implementado, o mesmo permitiu a reflexão em relação à necessidade de conhecimentos prévios, tais, como farmacologia, patologia. Conhecimentos que precisaram ser revisitados, de forma que fosse produzida uma informação sustentada na evidência (aspectos teórico científico) e na teoria, resultando a produção de raciocínio clínico para o cuidado. **Conclusão:** A SAE é uma função privativa ao enfermeiro5 e é por intermédio da prática de ferramentas efetivas, utilizadas em atividades teórico-práticas, que o acadêmico é empoderado com referencial teórico e destreza, o que nos torna um profissional dinâmico e apto a atender às demandas encontradas na saúde pública ou complementar. É notável a evolução exponencial da enfermagem, desde Florence Nightingale, e é com a implementação de atividades como esta na graduação, que valida a importância e evita a descontinuidade de tais ferramentas na saúde pública e privada. Torna-se importante que o enfermeiro desenvolva ações assistenciais fundamentadas e pautadas em conhecimentos científicos, humanísticos e técnicos, advindos de uma formação generalista, que além do comportamento moral e ético, tenha consciência individual e coletiva². O desafio é conseguir executar todo o processo e registrá-lo no prontuário para assim de preservar a assistência direta do enfermeiro ao paciente3. Observa-se também a consolidação da SAE através do encaminhamento realizado pela UBS e a atenção continuada após a alta hospitalar colaborando para uma atenção mais humanizada e integral. **Contribuições/Implicações para Enfermagem: **O desenvolvimento do trabalho proporcionou a vivência na área Condição Clínica de saúde juntamente com a aproximação da formação na prática do cuidado. A realização e conhecimento em um trabalho privativo do enfermeiro são excepcionais principalmente pela compressão da importância do PE para a legitimação da profissão, levando assim o acadêmico a realizar essa atividade para a melhor qualidade do trabalho e saúde da população.
Referências: 1. Noro LRA, Farias-Santos BCS, Sette-de-Souza PH, Pinheiro IAG, Borges REA, Nunes LMF, et al. O professor (ainda) no centro do processo ensino-aprendizagem em Odontologia. Rev ABENO. 2015, 15(1):2-11. 2. Pinto AAM, Tonhom SFR, Ferreira MLSM. Métodos de ensino na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa da literatura. Invest Cual Educ. 2016, 1(1):971-80. 3. Kong L, Qin B, Zhou Y, Mou S, Gao H. The effectiveness of problem-based learning on development of nursing students’ critical thinking: A systematic review and meta-analysis. International Journal of Nursing Studies. 2014, 51(1):458–69. 4. Fonseca D, Martí N, Redondo E, Navarro I, Sánchez A. Relationship between student profile, tool use, participation, and academic performance with the use of Augmented Reality technology for visualized architecture models. Computers in Human Behavior. 2014, 31(1):434-45.5. Lévy P. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1993. |