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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 8383463

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8383463

DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA ATUAÇÃO NO MUNDO GLOBALIZADO: PROPOSTA INOVADORA DE DISCIPLINA EM LÍNGUA INGLESA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores:
Elielza Guerreiro Menezes ; Camila Biazus Dalcin ; Graciela Mendonça da Silva de Medeiros ; Monica Emanuele Kopsel Fusari ; Taise Costa Ribeiro Klein

Resumo:
**INTRODUÇÃO**: A língua inglesa faz parte da sociedade moderna em todos os âmbitos e é considerada como um idioma universal, o que a faz tornar um pré-requisito do profissional contemporâneo¹. Na enfermagem está imbricada desde a tecnologia de ponta com seus manuais, orientações, botões e instruções em tela, como na assistência, onde muitas vezes o cuidado é prestado à estrangeiros2. Também se destaca a necessidade do conhecimento da língua inglesa para o avanço das práticas, uma vez que a maioria das publicações científicas são feitas em inglês, mostrando as melhores evidências em saúde para a população que possui o domínio do idioma. Artigos, livros e os principais _guidelines_ são escritos em inglês, por isso, cursar uma disciplina da pós-graduação em enfermagem na língua inglesa significa inovar na oferta do conhecimento necessário à qualificação profissional3. **OBJETIVO**: Descrever a experiência das práticas de ensino-aprendizagem de uma disciplina optativa ofertada integralmente em língua inglesa pelo programa de pós-graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. **DESCRIÇÃO METODOLÓGICA:** Trata-se de um estudo descritivo, ancorado no relato de experiência acerca do processo ensino-aprendizagem em Enfermagem, da disciplina _Best practices in Nursing for Patient Safety and Quality Healthcare_, realizado no período entre agosto a dezembro de 2017. A disciplina conferiu dois créditos, abrangendo desde o plano de ensino até os materiais didáticos obrigatórios e complementares na língua inglesa. As discussões em sala de aula ocorreram em inglês e sempre foi respeitada a dificuldade de cada aluna com a compreensão e conversação no idioma. Os conteúdos abordados na disciplina tratavam sobre boas práticas e segurança do paciente, ofertada para alunos do curso de mestrado e doutorado, em caráter optativo. Em cada aula, um a dois artigos publicados nos últimos três anos eram indicados previamente para leitura. O debate dos temas era conduzido por um questionário/roteiro elaborado pelas professoras, que estimulava primeiramente uma análise e discussão do assunto entre as alunas (divididas em trio ou dupla) e após um tempo de 30 a 40 minutos, as professoras conduziam as discussões com todos, proporcionando abertura para construção de conhecimento e reflexões sobre o tema. Participaram da disciplina sete alunas, das quais uma cursava mestrado e seis, doutorado. Duas alunas tinham domínio da língua estrangeira, as demais, conhecimento intermediário. As duas professoras que ministraram a disciplina possuíam o domínio oral e escrito na língua inglesa, sendo capaz de conduzir os encontros nos diferentes níveis de alcance das alunas participantes. **RESULTADOS**: A experiência contribuiu para consolidação do conhecimento tanto pela sua abrangência nos conteúdos relacionados com as melhores práticas em Enfermagem para Segurança do Paciente e Qualidade de Saúde, como pela abordagem na língua inglesa. A proposta foi inovadora e promoveu discussões para pesquisas futuras considerando os diferentes cenários, nacional e internacional, com foco voltado em definições fundamentais que vinculam a segurança do paciente com a qualidade dos cuidados de saúde, assim como sobre o impacto da Prática Baseada em Evidências na Enfermagem e as tendências internacionais para segurança do paciente. Na primeira aula, as alunas demonstraram certa timidez e desconforto pela falta de domínio da língua estrangeira e se mantiveram pouco participativas. Ao longo dos encontros, houve uma integração muito grande da turma, onde além do aprendizado sobre o conteúdo das aulas, houve a troca de experiências sobre o idioma, fazendo com que as alunas se sentissem realmente em uma discussão que ultrapassava os limites das fronteiras do Brasil. As professoras que tinham domínio do idioma e muita experiência estrangeira para compartilhar, fizeram seminários e a cada momento que uma das alunas se mostrava desconfortável pela limitação da língua, era estimulada a falar, mesmo em português, por alguns momentos. Ao final do semestre as alunas estavam compreendendo e se expressando melhor sobre o tema na língua inglesa, assim, a leitura tornou-se mais fácil, e escrever sobre o assunto em foi prazeroso. Foi possível construir _drafts_ de _papers_ em inglês e também a concretização de um manuscrito que será posteriormente enviado para a publicação em revista estrangeira. Um ponto importante que ficou evidente é que alguns termos ingleses não são passíveis de tradução literal para o português, e na prática da língua estrangeira, quando se considera todo o contexto, a compreensão dos termos se torna melhor aplicada e fidedigna ao sentido que realmente ele quer expressar quando compreendida na sua origem.  **CONCLUSÃO: **De maneira geral, a experiência vivenciada pelas alunas foi classificada como positiva. Em contrapartida, exigiu compromisso e dedicação com a leitura prévia do material de estudo para discussão e aproveitamento da disciplina. Foram perceptíveis a integração e a interação entre docentes e discentes no decorrer dos encontros, onde foi possível ampliar os conhecimentos relativos à língua e ao tema. Nos cursos de pós-graduação de modalidade _strictu sensu_ há necessidade de leituras diárias em outras línguas, em especial o espanhol e o inglês, portanto é essencial que o pós-graduando se familiarize com os termos técnicos e a forma que os artigos estrangeiros são escritos. A possibilidade de cursar uma disciplina em outro idioma dentro da universidade brasileira foi uma experiência que merece ser compartilhada com outras escolas de enfermagem. **CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **Trata-se de uma disciplina pioneira e desafiadora para a enfermagem que oportunizou as alunas a proximidade com a língua inglesa, necessária em todos os âmbitos da profissão e cada vez mais presente no mundo globalizado.


Referências:
1 Ministério da Educação (Brasil). Parecer CNE/CES nº. 1133, de 07 agosto de 2001. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em enfermagem, medicina e nutrição. Diário Oficial da União 03 out 2001. 2 SILVA, Kênia Lara; SENA, Roseni Rosângela de. Integralidade do cuidado na saúde: indicações a partir da formação do enfermeiro. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 42, n. 1, p. 48-56, Mar. 2008 3 COSTA, Lauriana Medeiros e; GERMANO, Raimunda Medeiros. Estágio curricular supervisionado na Graduação em Enfermagem: revisitando a história. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 60, n. 6, p. 706-710, Dec. 2007 . 4 COLLISELLI, Liane et al . Estágio curricular supervisionado: diversificando cenários e fortalecendo a interação ensino-serviço. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 62, n. 6, p. 932-937, Dec. 2009 .