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8373359 | ANÁLISE DA TRANSVERSALIDADE DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MANAUS | Autores: Andrea Gazzinelli ; Lilian Kelen de Aguiar ; Alex Martins ; Soraya da Silva Nogueira |
Resumo: **INTRODUÇÃO: **As Diretrizes Curriculares para o Curso de Enfermagem discutem a importância do desenvolvimento de competências, conhecimento, habilidades e atitudes, ainda durante a graduação para a formação de um enfermeiro com iniciativa, formador de opiniões, aptos para tomadas de decisões assertivas e que demonstrem liderança frente a equipe em que estiver inserido1. A inserção da ciência de administração no curso de enfermagem transformou a forma de pensar a enfermagem e a exercer a profissão, confirmando assim que a administração contribui intrinsicamente para o desenvolvimento de suas funções profissionais futuras e para o perfil científico dos enfermeiros2. **OBJETIVO: **Analisar a transversalidade da disciplina de Administração em Enfermagem a partir dos planos de ensino, no curso de graduação em enfermagem de uma Universidade Pública de Manaus.** METODOLOGIA: **Trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa. A coleta de dados foi realizada no período de junho a agosto de 2015. Os dados foram obtidos nos planos de ensino pertencente ao Plano Pedagógico Institucional (PPC). Foram analisados os planos de ensino das disciplinas do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública de Manaus/Amazonas, desde 2007 até os do ano de 2015, totalizando 28 planos de ensino. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um Roteiro Para Análise de Documentos elaborado pela pesquisadora juntamente com os orientadores, que abordava dados como o número de professores que ministram a disciplina, os objetivos da disciplina, os conteúdos programáticos. Conforme a perspectiva de Bardin, os dados foram tratados conforme as seguintes etapas: Pré-análise, Exploração do material e Tratamentos dos resultados. Posteriormente, houve a realização da leitura flutuante no intuito de se familiarizar com os documentos a serem tratados, para então serem organizados em quadros para identificar termos semelhantes para formação de categorias. Assim, após a análise, as informações foram organizadas em categorias: objetivos do plano, temáticas abordadas na disciplina, a metodologia, e bibliografia básica e complementar. Foi utilizada o programa do software Microsoft Excel. A pesquisa foi aprovada pelo do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas, com o número CAAE 45316815.2.0000.5016 **RESULTADOS**: Foram analisados 100% do universo documental disponível, total de 14 planos de ensino vigente no 2o semestre de 2014 (2014-2), das disciplinas especificas do curso de graduação em enfermagem pertencentes ao Plano Pedagógico Do Curso (PPC) 2007 à 2014. Após a análise dos planos de ensino foi possível constatar que apenas o tópico de Planejamento da Assistência de Enfermagem, propostos pela disciplina de administração em enfermagem conseguiu ser abordado de forma transversal nas demais ementas das disciplinas especificas. Outros tópicos propostos nas ementas da disciplina de administração foram citados superficialmente. Destacamos a disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar da Saúde do Adulto e Idoso II que conseguiu contemplar o maior número de tópicos abordados na disciplina de administração: Aspectos fundamentais para a administração em unidades de saúde e hospitalar; Estrutura organizacional de Unidade básica de saúde e hospitalar; Qualidade total nos serviços de enfermagem; Administração e recursos humanos e materiais em Unidade Básica de Saúde e Hospitalar. Outro dado importante constatado foi encontrado na análise do plano de ensino da disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar da Saúde da Criança e do Adolescente que diferente das demais disciplinas do curso por não abordar o Planejamento da Assistência. Todavia, a mesma se diferencia das demais por discutir a temática de Sistema de Informação. Houve ainda aquelas disciplinas em que não foi possível identificar nenhum tópico que se assemelhasse aos propostos pelas ementas de Administração em enfermagem sendo eles: Enfermagem No Processo De Cuidar em Doenças Transmissíveis e Trabalho de Conclusão de Curso I e II. ** DISCUSSÃO: **As ementas das disciplinas de administração em enfermagem analisadas propõem que a meta alcançada pelos alunos seja a elaboração de uma Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) voltada para as necessidades biopissicossoais apresentadas no momento da clínica, assim compete as eles após um determinado período de tempo, analisar se sua meta foi alcançada para então reformular uma nova estratégia ou manter o plano original. A SAE já é considerada como um processo gerencial desempenhado pelo enfermeiro, de tal modo a beneficiar a operacionalização da sistematização da assistência que busca que o atendimento prestado ao cliente seja sensível, competente e resolutivo para a situação vivenciada naquele momento de moléstia3 Foi observado que a disciplina de administração em enfermagem era desenvolvida em dois momentos do currículo analisado, sendo introduzido no 6º período e, novamente, no 7º período. Todavia uma das disciplinas que mais contemplou temas propostos pela disciplina de administração foi Enfermagem no processo de cuidar da saúde do adulto e idoso II, cursada no 5º período, mostrando assim um desconhecimento prévio dos discentes sobre temas que serão abordados, podendo provocar um dificuldade na hora de desenvolver o que é proposto pela disciplina visto que seria necessário ter as bases teóricas para uma execução satisfatória das atividades propostas. A Disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar da Saúde da Família e da Coletividade propõem que seus discentes desenvolvam habilidades de planejamento com um enfoque diferencial das demais disciplinas abordando assim o Planejamento Estratégico Situacional (PES) buscando desenvolver competências necessárias para implementação de programas com bases nos indicadores epidemiológicos, garantindo assim a efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS). O planejamento estratégico necessita que todos os níveis do sistema colaborem para que assim as metas predefinidas sejam de mais resolutivas4. A disciplina de Estágio Rural que mais se destacou com os conteúdos da desenvolvidos na disciplina de Administração em Enfermagem adequa-se ao esperado visto que sendo uma disciplina cursada no último período da graduação pretende reforçar todas as competências propostas pela LDB do curso de enfermagem. Autores sugerem que o conteúdo de administração seja redistribuído e introduzido nos demais componentes curriculares e reforçam que algumas instituições se sobressaem na inovação do ensino quando propõem a introdução do conteúdo de forma gradativa casada com os demais componentes, integrando o conteúdo teórico-prático de forma a aplicar todo o conhecimento adquirido à situações cotidianas vivenciadas em ambiente de trabalho, se propondo ainda no final do curso a oferecer uma disciplina optativa de Estágio Curricular de Administração em Enfermagem aprofundando ainda mais o conhecimento para sua atuação na gestão5. **CONSIDERAÇÕES FINAIS**: O ensino transversal da administração em enfermagem nesta instituição precisa ser amplamente discutido, pois ainda é observado um ensino modular, onde os temas são abordados apenas em um determinado momento da graduação o que dificulta muito ao final do curso que os egressos consigam desenvolver de forma satisfatória as competências propostas pela LDB do curso de enfermagem, ocasionando certa insegurança aos mesmos quando forem assumir cargos de gerência. As instituições de ensino são primordiais na elaborações de intervenções praticas-teóricas voltados para o desenvolvimento das competência administrativas de modo a instigar em seus egressos um olhar crítico da gestão. DE
Referências: 1. Martini JG, Gelbcke FL, Reibnitz KS. Cuidado ao ser humano com necessidades hídricas e nutricionais. In: PRADO, M.L; GELBCKE, F.L (Org.). Fundamentos para o cuidado profissional de enfermagem. 3 ed.. Florianópolis: Progressiva, 2013. p. 485- 499.
2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Resolução RCD 63, de 6 de julho de 2000. Regulamento Técnico para Terapia de Nutrição Enteral. Disponível em: < http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/61e1d380474597399f7bdf3fbc4c6735/RCD+N%C2%B0+63-2000.pdf?MOD=AJPERES > Acesso em: 27/08/15.
3. Cervo, et al. Eventos adversos relacionados ao uso de terapia nutricional enteral. Revista Gaúcha de Enfermagem. 2014. Jun; 35 (2): 53-9. Disponível em: < >. Acesso em: Dez/ 2015.http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n2/pt_1983-1447-rgenf-35-02-00053.pdf
4. Naves LK, Tronchin DMR, Melleiro MM. Incidência de extubação gástrica nos grupos pediátricos e adulto em um programa de assitência domiciliar. REME- Rev Min Enferm. 2014 jan/ mar; 18(1):54-60. |