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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 8318520

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8318520

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM SAÚDE CARDIOVASCULAR COMO FERRAMENTA DE FORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE

Autores:
Antônia Jussara Olinda Oliveira ; Ygor Cleiton de Oliveira Sampaio ; Antônia Elizangela Alves Moreira ; Emiliana Bezerra Gomes ; Célida Juliana de Oliveira

Resumo:
As universidades são campos de atuação propício e fértil não apenas na formação, mas também pela sua responsabilidade social, efetivada muitas vezes pelos programas e projetos de extensão. Um projeto de extensão caracteriza-se por ser um conjunto de atividades temporárias de caráter educativo, cultural, artístico e/ou científico, desenvolvido por docentes e discentes por meio de ações voltadas para questões sociais relevantes. Deve estabelecer uma troca integrada entre conhecimento acadêmico e popular, possibilitando integração ensino-serviço-comunidade para o desenvolvimento social. Também deve propiciar nos estudantes, conduta e formação crítica e reflexiva, contribuindo também para uma discussão das práticas curriculares e das linhas de pesquisa¹. Por tudo isto, a extensão universitária, torna-se um elemento formador que proporciona uma vivência entre teoria e prática no período de graduação do enfermeiro e a aproximação e experimentação de discentes e docentes aos serviços e às comunidades ao seu redor. A participação em projetos de extensão nas universidades públicas pode contribuir com a melhora e/ou manutenção da qualidade de vida relacionada à saúde da comunidade². Nessa perspectiva, o Projeto de Extensão Cuide de/do Coração, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e às atividades do Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde Cardiovascular e Cerebrovascular da Universidade Regional do Cariri (URCA) em Crato-CE, desenvolve desde 2011 ações de educação em saúde e formações de multiplicadores para promoção da saúde cardiovascular de adultos jovens da região do Cariri cearense, promovendo uma relação entre a Universidade, as escolas, os serviços de saúde e a comunidade. Tais atividades se justificam pelo panorama de riscos cardiovasculares nos adultos jovens, com destaque os riscos comportamentais, passíveis de mudanças e mais responsivos, a ações como as que desenvolvem o referido programa de extensão. Fazer prevenção primária com foco na promoção da saúde cardiovascular por meio da investigação, detecção e manipulação dos fatores de risco cardiovascular (FRCV) é a grande aposta para evitar ou diminuir a progressão das doenças cardiovasculares e suas complicações de forma barata e eficaz, subsidiando, assim, uma prevenção secundária inteligente, fortalecendo o Programa Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Saúde do Brasil. A Enfermagem, como protagonista na educação em saúde, contribui para a preservação da saúde, melhoria das condições de vida da comunidade e agrega valor à formação do enfermeiro. Assim, objetivou-se relatar a experiência da extensão universitária em enfermagem na promoção da saúde cardiovascular como ferramenta de formação e integração ensino-serviço- comunidade para a enfermagem. Trata-se de um relato de experiência extensionista realizado com as coordenadoras, docentes, discentes e bolsistas vinculados ao Programa de Extensão Universitária Cuide de/o Coração, que ao longo de oito anos já atendeu a aproximadamente 1.400 adultos jovens, estudantes do ensino médio de 12 escolas públicas de Juazeiro do Norte-CE e Crato, na região do Cariri. A coleta de dados foi realizada nos relatórios semestrais das atividades realizadas nas escolas com os estudantes adultos jovens e dos depoimentos dos coordenadores (duas), docentes (quatro) e discentes/bolsistas (oito) envolvidos com o Programa nos últimos cinco anos. Buscou-se nos achados o levantamento das atividades educativas realizadas e seus temas, os principais fatores de risco encontrados nos jovens, as relações ensino-serviço-universidade estabelecidas e suas contribuições na formação dos discentes envolvidos. As atividades educativas para a promoção da saúde cardiovascular contaram com metodologias diversificadas: palestras, roda de conversas e oficinas com uso de tecnologias educacionais (jogos de tabuleiros, websites especializados, álbum seriado e vídeos) e entrevistas com portadores de doenças cardiovasculares (relatos de vida).  Os temas estavam relacionados aos fatores de risco cardiovascular³: sedentarismo, alimentação saudável, atividade física, tabagismo e etilismo, caráter hereditário das doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes mellitus, sobrepeso/ obesidade e síndrome metabólica. Redes sociais do Programa (_Facebook e Instagram_) também foram criadas para continuidade das ações educativas e como subsídio para os estudantes multiplicadores formados pelos discentes de graduação. Foi uma forma de interação e difusão de informações bem aceita entre os estudantes adultos jovens, a escola e os discentes do curso de enfermagem envolvidos no Programa. Os riscos cardiovasculares mais frequentes entre os adultos jovens nos cinco últimos anos foram: antecedentes familiares para doenças cardiovasculares, com atenção para a hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias; sedentarismo e sobrepeso. As relações estabelecidas para o desenvolvimento desse programa de extensão contribuiu para a formação dos discentes envolvidos no desenvolvimento de competências educacionais pelo planejamento e execução de atividades educativas, com registro de criação de tecnologias educativas entre eles, reafirmando a tríade ensino-pesquisa- extensão. A aproximação com os serviços da área de educação e saúde permitiu o contato com profissionais de múltiplas áreas e com a realidade da comunidade e aproximação com a criação de vínculos entre Universidade, serviço e comunidade. A relação entre o ensinado e o vivenciado fomentaram a criticidade, a negociação em equipe, a defesa de opinião e a tomada de decisão do discente, que passou de mero espectador à pessoa participativa, autônoma no seu aprendizado e capaz de promover mudanças na saúde cardiovascular de uma comunidade de estudantes. As atividades educativas desenvolvidas para a promoção da saúde cardiovascular na diversidade empregadas pelo Programa de extensão Cuide de/do Coração certamente desenvolveram curiosidade e reflexão entre os jovens. Há estudos em andamento para a verificação do seu impacto na comunidade. A prevalência dos fatores de risco cardiovasculares na população jovem é importante e passível de resolução, em muitos casos (fatores de risco modificáveis). A educação e o empoderamento do jovem sobre a sua saúde e qualidade de vida é uma ação possível de alcançar, especialmente com o empenho de profissionais de enfermagem, na determinação do perfil de riscos e da educação continuada para a saúde. Não sozinho! A interdisciplinaridade é uma vertente consagrada na promoção de saúde e tem gerado resultados importantes na saúde coletiva.  Assim, o referido Programa tem colaborado: Com a formação em enfermagem da Universidade Regional do Cariri, pelo desenvolvimento de competências nos discentes envolvidos, bem como no fomento do ensino-pesquisa- extensão; Com o Sistema Único de Saúde por fortalecimento de ações previstas pelo Programa Saúde na Escola (PSE); Com a relação ensino-serviço-comunidade, por integrar ações com escolas e unidades básicas de saúde, levando a Universidade ao encontro com a comunidade em lócus; Aos adultos jovens, por fomentar a autonomia para a busca da sua saúde cardiovascular. Dessa forma, como contribuições/implicações para a Enfermagem, espera-se fomentar a extensão universitária, visto que isso é investir na melhoria da formação do enfermeiro, no fortalecimento do SUS e do PSE, na relação ensino-serviço- comunidade e na autonomia da comunidade como corresponsável na promoção da sua saúde.


Referências:
1 - Dariel OJP, Raby T, Ravaut F, Rothan-Tondeur M. Developing the Serious Games potential in nursing education. Nurse Education Today. 2013, 33(12):1569–75. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23332500. Acesso em: 11 de Janeiro de 2018. 2 – Nina I, Petko D. Learning with serious games: Is fun playing the game a predictor of learning success? British Journal of Educational Technology. 2016, 47(1):151-63. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/bjet.12226/full. Acesso em: 12 de Janeiro de 2018. 3 - Fonseca LMM, Aredes NDA, Dias DMV, Scochi CGS, Martins JCA, Rodrigues MA. Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro. Rev. Bras. Enferm. Brasília. 2015, 68(1): 13-9. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100013. Acesso em: 11 de Janeiro de 2018. 4 – Lima PAL, Amorim DG. Jogos que auxiliam no tratamento de enfermidades: Serious Games. Revista Opara. 2014, 4(1): 57-70. Disponível em: http://revistaopara.facape.br/article/view/119/71. Acesso em 20 de Janeiro de 2018. 5 - 7 - Martins KRM, Oliveira T, Bezerra ALD, Gouveia Filho PS, Almeida EPO, Sousa MNA. Perspectiva de acadêmicos de enfermagem diante dos estágios supervisionados. Rev. Eletr. Fainor. [Internet]. 2016, 9(1): 56-73. Disponível em: http://srv02.fainor.com.br/revista/index.php/memorias/article/view/522/263. Acesso em 20 de Janeiro de 2018.