E-Pôster
8318520 | A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM SAÚDE CARDIOVASCULAR COMO FERRAMENTA DE FORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE | Autores: Antônia Jussara Olinda Oliveira ; Ygor Cleiton de Oliveira Sampaio ; Antônia Elizangela Alves Moreira ; Emiliana Bezerra Gomes ; Célida Juliana de Oliveira |
Resumo: As universidades são campos de atuação propício e fértil não apenas na
formação, mas também pela sua responsabilidade social, efetivada muitas vezes
pelos programas e projetos de extensão. Um projeto de extensão caracteriza-se
por ser um conjunto de atividades temporárias de caráter educativo, cultural,
artístico e/ou científico, desenvolvido por docentes e discentes por meio de
ações voltadas para questões sociais relevantes. Deve estabelecer uma troca
integrada entre conhecimento acadêmico e popular, possibilitando integração
ensino-serviço-comunidade para o desenvolvimento social. Também deve propiciar
nos estudantes, conduta e formação crítica e reflexiva, contribuindo também
para uma discussão das práticas curriculares e das linhas de pesquisa¹. Por
tudo isto, a extensão universitária, torna-se um elemento formador que
proporciona uma vivência entre teoria e prática no período de graduação do
enfermeiro e a aproximação e experimentação de discentes e docentes aos
serviços e às comunidades ao seu redor. A participação em projetos de extensão
nas universidades públicas pode contribuir com a melhora e/ou manutenção da
qualidade de vida relacionada à saúde da comunidade². Nessa perspectiva, o
Projeto de Extensão Cuide de/do Coração, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão
e às atividades do Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde Cardiovascular e
Cerebrovascular da Universidade Regional do Cariri (URCA) em Crato-CE,
desenvolve desde 2011 ações de educação em saúde e formações de
multiplicadores para promoção da saúde cardiovascular de adultos jovens da
região do Cariri cearense, promovendo uma relação entre a Universidade, as
escolas, os serviços de saúde e a comunidade. Tais atividades se justificam
pelo panorama de riscos cardiovasculares nos adultos jovens, com destaque os
riscos comportamentais, passíveis de mudanças e mais responsivos, a ações como
as que desenvolvem o referido programa de extensão. Fazer prevenção primária
com foco na promoção da saúde cardiovascular por meio da investigação,
detecção e manipulação dos fatores de risco cardiovascular (FRCV) é a grande
aposta para evitar ou diminuir a progressão das doenças cardiovasculares e
suas complicações de forma barata e eficaz, subsidiando, assim, uma prevenção
secundária inteligente, fortalecendo o Programa Saúde na Escola (PSE) do
Ministério da Saúde do Brasil. A Enfermagem, como protagonista na educação em
saúde, contribui para a preservação da saúde, melhoria das condições de vida
da comunidade e agrega valor à formação do enfermeiro. Assim, objetivou-se
relatar a experiência da extensão universitária em enfermagem na promoção da
saúde cardiovascular como ferramenta de formação e integração ensino-serviço-
comunidade para a enfermagem. Trata-se de um relato de experiência
extensionista realizado com as coordenadoras, docentes, discentes e bolsistas
vinculados ao Programa de Extensão Universitária Cuide de/o Coração, que ao
longo de oito anos já atendeu a aproximadamente 1.400 adultos jovens,
estudantes do ensino médio de 12 escolas públicas de Juazeiro do Norte-CE e
Crato, na região do Cariri. A coleta de dados foi realizada nos relatórios
semestrais das atividades realizadas nas escolas com os estudantes adultos
jovens e dos depoimentos dos coordenadores (duas), docentes (quatro) e
discentes/bolsistas (oito) envolvidos com o Programa nos últimos cinco anos.
Buscou-se nos achados o levantamento das atividades educativas realizadas e
seus temas, os principais fatores de risco encontrados nos jovens, as relações
ensino-serviço-universidade estabelecidas e suas contribuições na formação dos
discentes envolvidos. As atividades educativas para a promoção da saúde
cardiovascular contaram com metodologias diversificadas: palestras, roda de
conversas e oficinas com uso de tecnologias educacionais (jogos de tabuleiros,
websites especializados, álbum seriado e vídeos) e entrevistas com portadores
de doenças cardiovasculares (relatos de vida). Os temas estavam relacionados
aos fatores de risco cardiovascular³: sedentarismo, alimentação saudável,
atividade física, tabagismo e etilismo, caráter hereditário das doenças
cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes mellitus, sobrepeso/
obesidade e síndrome metabólica. Redes sociais do Programa (_Facebook e
Instagram_) também foram criadas para continuidade das ações educativas e como
subsídio para os estudantes multiplicadores formados pelos discentes de
graduação. Foi uma forma de interação e difusão de informações bem aceita
entre os estudantes adultos jovens, a escola e os discentes do curso de
enfermagem envolvidos no Programa. Os riscos cardiovasculares mais frequentes
entre os adultos jovens nos cinco últimos anos foram: antecedentes familiares
para doenças cardiovasculares, com atenção para a hipertensão arterial,
diabetes e dislipidemias; sedentarismo e sobrepeso. As relações estabelecidas
para o desenvolvimento desse programa de extensão contribuiu para a formação
dos discentes envolvidos no desenvolvimento de competências educacionais pelo
planejamento e execução de atividades educativas, com registro de criação de
tecnologias educativas entre eles, reafirmando a tríade ensino-pesquisa-
extensão. A aproximação com os serviços da área de educação e saúde permitiu o
contato com profissionais de múltiplas áreas e com a realidade da comunidade e
aproximação com a criação de vínculos entre Universidade, serviço e
comunidade. A relação entre o ensinado e o vivenciado fomentaram a
criticidade, a negociação em equipe, a defesa de opinião e a tomada de decisão
do discente, que passou de mero espectador à pessoa participativa, autônoma no
seu aprendizado e capaz de promover mudanças na saúde cardiovascular de uma
comunidade de estudantes. As atividades educativas desenvolvidas para a
promoção da saúde cardiovascular na diversidade empregadas pelo Programa de
extensão Cuide de/do Coração certamente desenvolveram curiosidade e reflexão
entre os jovens. Há estudos em andamento para a verificação do seu impacto na
comunidade. A prevalência dos fatores de risco cardiovasculares na população
jovem é importante e passível de resolução, em muitos casos (fatores de risco
modificáveis). A educação e o empoderamento do jovem sobre a sua saúde e
qualidade de vida é uma ação possível de alcançar, especialmente com o empenho
de profissionais de enfermagem, na determinação do perfil de riscos e da
educação continuada para a saúde. Não sozinho! A interdisciplinaridade é uma
vertente consagrada na promoção de saúde e tem gerado resultados importantes
na saúde coletiva. Assim, o referido Programa tem colaborado: Com a formação
em enfermagem da Universidade Regional do Cariri, pelo desenvolvimento de
competências nos discentes envolvidos, bem como no fomento do ensino-pesquisa-
extensão; Com o Sistema Único de Saúde por fortalecimento de ações previstas
pelo Programa Saúde na Escola (PSE); Com a relação ensino-serviço-comunidade,
por integrar ações com escolas e unidades básicas de saúde, levando a
Universidade ao encontro com a comunidade em lócus; Aos adultos jovens, por
fomentar a autonomia para a busca da sua saúde cardiovascular. Dessa forma,
como contribuições/implicações para a Enfermagem, espera-se fomentar a
extensão universitária, visto que isso é investir na melhoria da formação do
enfermeiro, no fortalecimento do SUS e do PSE, na relação ensino-serviço-
comunidade e na autonomia da comunidade como corresponsável na promoção da sua
saúde.
Referências: 1 - Dariel OJP, Raby T, Ravaut F, Rothan-Tondeur M. Developing the Serious Games potential in nursing education. Nurse Education Today. 2013, 33(12):1569–75. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23332500. Acesso em: 11 de Janeiro de 2018.
2 – Nina I, Petko D. Learning with serious games: Is fun playing the game a predictor of learning success? British Journal of Educational Technology. 2016, 47(1):151-63. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/bjet.12226/full. Acesso em: 12 de Janeiro de 2018.
3 - Fonseca LMM, Aredes NDA, Dias DMV, Scochi CGS, Martins JCA, Rodrigues MA. Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro. Rev. Bras. Enferm. Brasília. 2015, 68(1): 13-9. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100013. Acesso em: 11 de Janeiro de 2018.
4 – Lima PAL, Amorim DG. Jogos que auxiliam no tratamento de enfermidades: Serious Games. Revista Opara. 2014, 4(1): 57-70. Disponível em: http://revistaopara.facape.br/article/view/119/71. Acesso em 20 de Janeiro de 2018.
5 - 7 - Martins KRM, Oliveira T, Bezerra ALD, Gouveia Filho PS, Almeida EPO, Sousa MNA. Perspectiva de acadêmicos de enfermagem diante dos estágios supervisionados. Rev. Eletr. Fainor. [Internet]. 2016, 9(1): 56-73. Disponível em: http://srv02.fainor.com.br/revista/index.php/memorias/article/view/522/263. Acesso em 20 de Janeiro de 2018. |