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8279250 | DESAFIOS PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENFERMAGEM NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU | Autores: Letycia Sardinha Peixoto Manhães ; Claudia Mara de Melo Tavares |
Resumo: **INTRODUÇÃO** Ao refletirmos sobre as exigências para ser docente em cada nível de formação, percebe-se que a comprovação de competências pedagógicas é requerida no nível da educação básica infantil e ensino fundamental e médio, já no campo da educação profissional da formação superior a competência pedagógica não se baseia em exigência curricular especificamente, sendo que para o ensino superior e de pós-graduação se faz necessário ser especialista, mestre ou doutor. Isso nos leva a pensar sobre o compromisso que a pós-graduação, principalmente na modalidade _stricto sensu_, assume diante da capacitação pedagógica para os docentes que atuarão na graduação, tendo em vista que não se exige a licenciatura ou formação superior em pedagogia. Corroborando com a ideia inicial apresentada, nesse artigo justifica-se a realização deste estudo pela necessidade de se discutir o processo de qualificação durante a graduação e pós-graduação com vistas à docência no Ensino Superior. Indaga-se refletir sobre os desafios enfrentados pelo professor e como a qualificação para a prática pedagógica, durante a Graduação em Enfermagem, pode interferir nos conhecimentos e habilidades pedagógicas cruciais para a prática docente. Constata-se que o número de publicações sobre formação docente Universitária na enfermagem é restrito, reduzido em comparação às publicações sobre a prática da enfermagem, enfatizando a necessidade de discussão sobre os diversos desafios enfrentados na Educação Superior, entre os quais destacamos a superlotação em salas de aula, as grades curriculares preocupadas em atender a exigências da formação bacharel em enfermagem mas nem tanto com a formação docente futura, a influência das mídias e multitarefas virtuais das quais o discente está envolvido, as dificuldades financeiras, que consequentemente trazem dificuldades estruturais, materiais e de recursos humanos nos cursos de graduação e pós-graduação, o esforço para formação pesquisadora e publicações científicas não atreladas a qualificação docente. **OBJETIVOS** O estudo teve por objetivo Discutir os desafios para formação do professor de enfermagem à luz do pensamento de Tardif e a contribuição da pós-graduação stricto sensu neste processo. **DESCRIÇÃO METODOLÓGICA** Trata-se de uma reflexão teórica que discute exigências para ser professor no Brasil, assim como aspectos pedagógicos na formação do enfermeiro e desafios enfrentados pelo professor na prática educativa diante do cenário atual da educação. A reflexão foi elaborada através de uma revisão bibliográfica densa sobre a temática, com leitura e análise de textos científicos de periódicos qualificados e fontes diretas consideradas significativas para o assunto investigado. **RESULTADOS **O ofício docente passou por diversas transformações, que mesmo ao longo dos anos perpassam três concepções independentes do tempo: vocação, ofício e profissão, se articulam e se transpassam. Essas concepções revelam dimensões fundamentais na prática docente, e o desenvolvimento desse trabalho pode ser visto então como uma recomposição de dimensões intrínsecas a atividade docente.1 Os professores atualmente enfrentam grandes desafios na educação que estão além da habilidade pedagógica e capacidade para lecionar.2 Há de se pensar nas dificuldades em exercer a profissão que tornam cada vez mais aparentes os problemas do campo da educação e de certa forma interrompem o desenvolvimento expressivo da atividade docente. A correlação da formação docente nos moldes de uma educação contemporânea, que dê ferramentas adequadas para o enfrentamento de problemas na educação, atualmente podem estar presentes na formação em que os programas de pós-graduação oferecem, tendo em vista o compromisso da Pós- graduação _stricto sensu_ com a formação de qualidade do professorado, para atender a uma demanda quantitativa e qualitativa de novos docentes e pesquisadores. Faz-se necessário uma reflexão ao papel da pós-graduação nessa formação docente, tendo em vista que o ingresso em programas de mestrado e doutorado estão cada vez mais difíceis, e o esforço pela formação de pesquisadores tem ganhado destaque em relação à formação para o ensino, levando em consideração o valor social de publicações cientificas que acabam por impor regras aos programas cada vez mais tensas.3 A formação pedagógica de professores para atuar na graduação passa a ser uma exigência sentida a partir da própria docência, o enfrentamento em sala de aula, o perfil atual de alunos, as dificuldades pela falta de investimento na educação, tudo isso dará espaço para confrontos entre os saberes da profissão e os saberes pedagógicos necessários para o desenvolvimento e construção da formação profissional.4 No campo da enfermagem, existem barreiras enfrentadas para formação do perfil docente no enfermeiro, pois a centralidade do investimento no currículo não fortalece a educação na enfermagem, mas sim uma formação de caráter técnico e clínico. Entretanto, os currículos e projetos políticos pedagógicos devem atender à necessidade futura de ter docentes preparados para formar na graduação competências pedagógicas no enfermeiro. Enfermeiros que atuam como educadores relacionam sua prática docente com sua formação profissional, e enfatizam a dificuldade em “reproduzir” de forma diferente da qual foram formados, pois a mudança de atitude requerida para prática docente necessária ao processo de aprendizagem requer ruptura de paradigmas dos quais eles foram inseridos desde a graduação, onde um ensino que se configurava com disciplinas isoladas, fragmentadas e descontextualizadas se tornou um obstáculo para que consigam atravessar e superar a prática docente tradicional e de fato embasem sua prática pedagógica em teorias sustentáveis para atuação menos biologicista, tecnocrática e intervencionista caminhando para uma formação profissional preparada para as demandas de saúde da comunidade.5 **CONCLUSÃO** Em face da reflexão acima, percebe-se que grandes desafios são enfrentados pelos docentes para vencer as dificuldades diárias do cenário da Educação e corroborar para o fortalecimento das políticas educacionais, sociais e econômicas. Assim como para que o magistério e as exigências pedagógicas atreladas estejam em consonância com as reais necessidades da sociedade, e acompanhem as demandas da formação profissional. Ainda não fora alcançada na formação do enfermeiro, a qualificação para construção de competências pedagógicas, que permitam o desenvolvimento de habilidades didáticas em sala de aula, esclarecendo os diferentes papéis do enfermeiro educador em campo na saúde e no campo da educação. E nesse compromisso de formação surge, com grande relevância, a Pós-Graduação _Stricto Sensu_, que detém papel crucial no desenvolvimento de competências, habilidades e saberes docentes, que podem instrumentalizar o Enfermeiro e futuro professor de Graduação a impactar sua prática docente na enfermagem, através da qualificação ofertada durante o curso, o enfermeiro pode ter experiências didáticas diferenciadas que o leve a ressignificar seus saberes docentes e mobilizados de forma única a partir dos outros saberes. **CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM **Espera-se que a Pós-Graduação Stricto Sensu seja um espaço de capacitação singular na formação do enfermeiro docente, que contribua para experiências criativas, reflexivas, expressivas e artísticas que confrontem o atual cenário do ensino vivido, mesmo diante das adversidades apontadas no estudo, e que a formação de qualidade para o professorado seja um compromisso vencido diariamente na universidade e extramuros.
Referências: 1. Mackay BJ, Anderson J, Harding T. Mobile technology in clinical teaching. Educ Pract. 2017;22:1-6. doi:10.1016/j.nepr.2016.11.001.
2. Koerich C, Erdmann AL. Managing educational practices for qualifi ed nursing care in cardiology. Rev. Bras. Enferm. 2016;69(5):872-80. doi:10.1590/0034-7167-2015-0032
3. Lin H, Chen S, Peng H, Chen M. Effects of a case management program on patients with oral precancerous lesions: a randomized controlled trial. Support Care Cancer 2015;24(1):275-84. doi:10.1007/s00520-015-2787-5.
4. Ameryoun A, Chaghari M, Ebadi A, Safari M. An attempt for empowering education: a qualitative study of in-service training of nursing personnel. Iran J Nurs Midwifery Res. 2016;21(5): 498–503. doi:10.4103/1735-9066.193404
5. Gomes IEM, Signor E, Silva LAA, Colomé ICS, Arboit EL, Correa AMG. Challenges in managing the job in health: interface between education and care. R. Enferm. Cent. O. Min. 2014; 4(2):1100-11. doi:10.19175 |