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Resumo: 8276130

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8276130

REESTRUCTURAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ –UNIFAP: UMA BREVE REFLEXÃO

Autores:
Anneli Mercedes Celis de Cárdenas ; Rosemary Ferreira de Andrade ; Silvana Rodrigues da Silva ; Maria Virginia Filgueiras de Assis Mello

Resumo:
**Introdução: **A construção do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) tem sido um desafio, pois envolve incorporar as considerações obrigatórias referentes às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)1, da graduação, do currículo e de outros aspectos da formação do profissional de Enfermagem. O PPC consiste em um conjunto de ações coletivas que visam realizar mudanças estruturais na organização do trabalho pedagógico. Sua construção ocorre dentro de um processo dinâmico, contínuo, flexível e inacabado, exigindo o comprometimento permanente e necessário para sua transformação. A construção coletiva do PPC do curso traz uma reflexão sobre a participação dos docentes que participam deste processo de construção, através do conhecimento e em atenção à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96, que permite que as instituições de ensino, organizem propostas pedagógicas voltadas ao processo educativo a ser seguido2. Neste contexto, tem-se discutido amplamente a  importância da construção do PPC, procurando articular a teoria com a prática de uma maneira crítica e reflexiva, de modo a contemplar um perfil profissional capacitado, capaz de enfrentar desafios e ser um facilitador de transformações, onde o caráter social de nossa prática, atenda às necessidades de saúde da população. As DCNS constituem as orientações para elaboração dos currículos e devem ser adotadas obrigatoriamente pelas Instituições de Ensino Superior3. Com o Curso de Graduação em Enfermagem da UNIFAP não foi diferente, procurou-se adequar o curso às determinações dos órgãos reguladores do ensino e da profissão de enfermeiro. O objetivo do projeto pedagógico do curso de Enfermagem da UNIFAP foi possibilitar a reflexão crítica sobre a prática pedagógica com vistas à melhoria da qualidade do ensino superior na área de Enfermagem e definindo sua identidade, originalidade e novas perspectivas. Por fim, este PPC integra-se ao projeto educacional global da Instituição, direcionado pelas DCN para o Ensino de Graduação em Enfermagem, direcionando pela Resolução CNE/CES N0 3, de 7 de novembro de 2001, atendendo desta forma as demandas legais e sociais. **Objetivo:** relatar a vivência na construção da reestruturação do PPC do Curso de Enfermagem da UNIFAP e trazer uma reflexão na importância da participação oportuna dos docentes e discentes nesta construção. **Descrição metodológica: **O Curso de Graduação em Enfermagem da UNIFAP em Macapá-Amapá foi criado o 02 de março de 1990, desde então, a fim de sistematizar e fazer uma análise homogênea do PPC, primeiro realizou-se a reconstrução da matriz de análise, considerando os elementos perfil e competências; marco histórico e conceitual; objetivos; metodologia e avaliação, a fim de garantir sua qualidade. Em seguida foram consideradas as diretrizes curriculares do projeto pedagógico de forma a orientar o currículo do curso de graduação em Enfermagem para um perfil acadêmico e profissional do egresso. **Resultados:** O elemento perfil, competências e princípios éticos, foi o ponto mais discutido, em razão da última reestruturação do curso onde passou da licenciatura e bacharelado em enfermagem, para bacharelado em enfermagem.  A reestruturação da matriz foi o segundo ponto mais discutido, considerando que três matrizes ainda se encontram vigentes, com a presença de disciplinas equivalentes nas matrizes mencionadas. O tempo de duração do curso, considerando o número de disciplinas e a carga horaria do curso, possibilitando a participação dos acadêmicos nas diversas atividades de pesquisa e extensão como participação de eventos científicos e culturais, foi outro aspecto importante a ser considerado.  E as diferentes normatizações como: as Atividades Complementares, Trabalho de Conclusão do Curso, aulas práticas e estagio supervisionado também foram pontos de muita reflexão pelos docentes de forma a adequá-los a nova proposta. **Conclusões:** Ressalta-se a importância da reavaliação do PPC do Curso de Enfermagem da UNIFAP onde a reflexão quanto à sua exequibilidade e relevância foram aspectos considerados fundamentais a sua restruturação, fundamentado nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem vigentes. Cabe destacar que as diferentes mudanças no ensino da graduação em Enfermagem devem começar com o PPC, uma vez que este é construído de forma conjunta e democrática. **Contribuições para enfermagem: **A avaliação permanente do PPC do curso, de forma coletiva permitiu realizar diversos ajustes que se fizeram necessários a sua contextualização e aperfeiçoamento. Considerando que contribuiu, para autoconhecimento dos participantes e das instituições envolvidas na busca de uma melhor qualidade do ensino superior público de enfermagem no estado de Amapá. **Descritores:** Enfermagem. Educação em enfermagem.  Avaliação. **TEMA 1:** Diretrizes Curriculares Nacionais e desafios contemporâneos da formação profissional em Enfermagem.


Referências:
Araujo CA. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão. 2006; 12(1), p. 11-32. Portugal MJ; Branca S; Rodrigues M. Dados de medida de fator de impacto das revistas científicas. Revista de Enfermagem Referência, Portugal 2011 dezembro; 3(5): 212-15.