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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 8213557

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8213557

A PRÁTICA EDUCATIVA COMO POSSIBILIDADE PARA EFETIVAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Autores:
Rosiane da Rosa ; Roberta Costa

Resumo:
**Introdução:** A Sistematização da Assistência de Enfermagem é parte de um processo que vem sendo desenvolvido, ao longo do tempo, por enfermeiros comprometidos em melhorar o cuidado prestado ao paciente, proporcionando uma maior autonomia para o enfermeiro, um respaldo seguro através do registro, garantindo o seguimento multiprofissional, além da promoção de uma aproximação enfermeiro – paciente – equipe multiprofissional(1). Os enfermeiros destacam que a Sistematização da Assistência de Enfermagem é uma ferramenta indispensável para realização de uma assistência de qualidade e que através da sistematização o enfermeiro consegue detectar os problemas e prioridades do paciente, realizando atendimento individualizado e um plano de assistência orientado a cada paciente. O primeiro passo para que a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem seja efetivada na prática, é a definição de um referencial teórico para sustentar as ações dos enfermeiros(2). As teorias de enfermagem auxiliam o enfermeiro a compreender a realidade, favorecem a reflexão e a crítica, incluem elementos científicos na análise da realidade, apoiam na definição de seus papéis, além de contribuir na produção de conhecimento(3). As teorias de enfermagem guiam o agir do enfermeiro no cuidar e modificam o modo de pensar, saber e fazer da enfermagem(4). Além do referencial teórico para implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem é necessário a instrumentalização dos profissionais nas unidades e reuniões com a equipe, sensibilização dos profissionais quanto sua importância e avaliação da implementação da sistematização para adaptar à realidade do serviço(5). Frente a isso, foi desenvolvida uma prática educativa sobre esta temática com as enfermeiras de uma Maternidade pública do sul do Brasil. **Objetivo**: refletir sobre o referencial teórico, com o coletivo de enfermeiras de uma maternidade, para sustentar a prática da enfermagem na Instituição. **Descrição metodológica: **trata-se de um recorte de uma pesquisa metodológica cujo objetivo final foi desenvolver um protótipo de um software para Sistematização da Assistência de Enfermagem na unidade neonatal. Foi realizada em uma Maternidade Pública do Sul do Brasil, 100% Sistema Único de Saúde e que é referência terciária na atenção obstétrica e neonatal no estado de Santa Catarina. Neste estudo apresentaremos a primeira etapa da pesquisa, que utilizou como estratégia para coleta de dados uma prática educativa com 15 enfermeiras da Instituição. Foram utilizados os pressupostos da Metodologia da Problematização de Paulo Freire. Análise dos dados foi realizada em três fases: Coleta e organização dos dados; Codificação e Identificação dos temas emergentes. Para nortear a pesquisa em relação aos princípios e questões éticas foi utilizada a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, que garante o anonimato, o direito de voluntariedade e desistência dos sujeitos da pesquisa em qualquer momento ou etapa da mesma. Os participantes assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que manifestou sua autorização à participação na pesquisa. A pesquisa foi enviada para o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e foi aprovada sobre protocolo CAAE 49515215.1.0000.0114. **Resultados: **os dados coletados nos encontros foram analisados e identificados quatro temas emergentes. Primeiro tema: conhecimento das enfermeiras sobre Teorias de enfermagem, nas falas as enfermeiras relatam conhecer diferentes teorias e definem teoria de enfermagem como: “_São conceitos e pressupostos que são utilizados para organizar e direcionar a assistência de enfermagem”, “As teorias norteiam o cuidado de enfermagem” _e_ “Teorias são conhecimentos que vão nortear a prática da enfermagem”. _Segundo tema: dificuldades para implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem, os profissionais teceram comentários sobre as tentativas de implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem na instituição, mostrando comprometimento e apontando as dificuldades que vivenciam na prática: “_Tentamos por duas vezes implementar a Sistematização da Assistência de Enfermagem, mas não foi possível, apesar de todo nosso esforço. Geralmente tínhamos uma enfermeira para cobrir toda a maternidade, impossibilitando realizar a sistematização da assistência_”. Terceiro tema: importância do referencial teórico para subsidiar a prática, algumas falas das enfermeiras demonstra a importância da teoria de enfermagem para nortear o processo de enfermagem: “_Ver tudo que você sempre sonhou fazer, o quanto aquilo vai ser um diferencial para instituição, o quanto aquilo vai resguardar o profissional que lá trabalha, quanto vai ser importante para a equipe como um todo, para poder a enfermagem estar se mostrando. É muito legal_”. Quarto tema: contribuição da educação permanente para a prática da enfermagem, as enfermeiras relataram a importância da educação permanente para aplicação do referencial teórico na prática, segue algumas falas:_ “__Foi muito importante a iniciativa em ter se comprometido com a temática para implantação da SAE na instituição__”, “__Gostei da clareza e facilidade com que o assunto foi tratado, parecendo que será possível desta vez a implantação da SAE__”, “__Gostaria de mais encontros para construirmos os __instrumentos a serem utilizados”, “__Gostei de ter reunido as enfermeiras de diferentes setores para discutir e refletir sobre a sistematização”__._ Os resultados evidenciaram que os enfermeiros têm conhecimento do que é teoria, conhecem algumas teorias de enfermagem e sabem de sua importância para a prática da enfermagem. O desenvolvimento de uma prática educativa com as enfermeiras foi uma boa estratégia para auxiliar na definição do referencial teórico que será utilizado na Maternidade e para motivação da equipe de enfermagem para efetivação da sistematização da assistência de enfermagem. **Conclusão:** atualmente, a educação permanente tem sido considerada uma importante ferramenta na construção da competência do profissional, contribuindo para a organização do trabalho. É compreendida como a constante busca pelo aprender, como uma das ações que possibilita o desenvolvimento do processo de mudança e que visa à qualificação profissional da enfermagem e consequentemente à realização da prática profissional competente, consciente e responsável.  A realização da prática educativa sobre referencial teórico trouxe importantes contribuições para equipe de enfermagem, pois a partir dos encontros as enfermeiras discutiram e refletiram com a equipe sobre a importância da definição de um referencial teórico para guiar o processo de trabalho e melhorar a qualidade da assistência. C**ontribuições/implicações para a Enfermagem:** a educação permanente referente aos referenciais teóricos utilizados para embasar o processo de enfermagem estimulou os profissionais a refletirem sobre a importância da teoria de enfermagem para fundamentar a prática da enfermagem e incentivou as enfermeiras a implantar a Sistematização da Assistência de Enfermagem na instituição, melhorando assim a qualidade da assistência.


Referências:
1- Brasil. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal; 1988. 2- Ribeiro, MOP. Caccia-Bava, MCGG. Guanaes-Lorenzi, C. Atenção à saúde mental na Estratégia Saúde da Família: recursos não reconhecidos. Psicol. USP [online]. 2013, vol.24, n.3 [cited 2018-03-22], pp.369-390.