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8082374 | INOVAÇÕES IMPLEMENTADAS EM UM PLANO PEDAGÓGICO DE CURSO COM VISTAS A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA | Autores: Juliana Fernandes da Nóbrega ; Inacio Alberto Pereira da Costa ; Vanessa Luiza Tuono Jardim ; Marciele Misiak ; Rosane Aparecida do Prado |
Resumo: INOVAÇÕES IMPLEMENTADAS EM UM PLANO PEDAGÓGICO DE CURSO COM VISTAS A
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA
**Introdução - **Muito fala-se sobre a situação da educação formal nacional, principalmente sobre os aspectos frágeis presentes nos diferentes níveis de formação, o que resulta na apresentação de** **Políticas de governo que implementam suas ações com objetivos de melhorar a qualidade no ensino e educação.Visto que o Brasil está entre as nações mais excludentes do globo, no acesso à educação superior, uma das iniciativas para a melhoria da educação foi a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oficializado pelo decreto N. 5.800 de 2006 (BRASIL, 2006), articulando instituições do ensino superior, municípios e estados visando a oferta expansão e interiorização de ensino superior público e gratuito no país mediante cursos na modalidade a distância.Sobre a modalidade de educação a distância, o Ministério da Educação (MEC) (BRASIL, 2016, s/p) destaca,[...] “é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa_ _modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior”.Tendo a compreensão dos elementos essenciais para que a EaD seja implementada, pontua-se a importância da disponibilidade de um aparato estrutural (geográfico, físico, tecnológico, midiático, capital intelectual), bem como da comunicação a ser estabelecida entre os(as) profissionais de uma dada instituição, para que assim os(as) estudantes legitimem essa modalidade educacional, com a identificação de pertencimento social e de conhecimento. Instituições públicas de ensino superior, mediante convênios estabelecidos, participaram de editais para oferecerem seus cursos a comunidades do interior. E o Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão em Saúde na modalidade EaD foi idealizado em uma Instituição pública no sul do Brasil, no ano de 2010, instituído em 2011 com uma carga horária de 570 horas. Com o objetivo de formar profissionais para uma melhor gestão nas organizações dos serviços de saúde e Sistema Único de Saúde (SUS). Uma vez criado o Plano Pedagógico de Curso (PPC) e sendo oferecido consecutivamente, necessitou-se passar por uma avaliação e reestruturação do mesmo. Após um ano de pesquisas, reflexões e estudos, o novo PPC passou por instâncias oficiais da instituição federal e foi aprovado, partindo-se para sua implementação na quarta oferta da especialização. A criação de um plano político pedagógico exige planejamento com estratégias pedagógicas bem delimitadas ao público-alvo, a considerar os aspectos culturais, históricos, sociais e didático metodológicos. Objetivo:** **Relatar as inovações implementadas no Plano Pedagógico de Curso de uma Especialização Lato Sensu em Gestão em Saúde com vistas a implementação da assistência. Desenvolvimento: Junto a um processo de trabalho conjunto com a equipe do curso – tutores(as); suporte pedagógico e tecnológico; coordenadores(as) - foi criado e aprovado o novo plano político pedagógico, o que é pontualmente identificado como Plano Pedagógico do Curso (PPC). “Como mudanças significativas pode-se apontar a aprovação de um novo Plano Pedagógico de Curso, com alteração do trabalho de Conclusão de Curso que se dava no desenvolvimento de uma monografia hoje é um Projeto de Intervenção com o objetivo de contextualização e transformação da realidade vivida no local de trabalho do aluno, bem como de alterações no processo de avaliação da aprendizagem (PRADO; WEBER, 2017, p. 15)”. Dentre os aspectos que nortearam a revisão e atualização do PPC é possível destacar: o detalhamento das atividades desenvolvidas pelos(as) sujeitos do curso; a constituição de estratégias avaliativas reflexivas, interativas e alinhadas ao papel de gestão na área da saúde; ações didáticas que permitissem o acompanhamento processual das aprendizagens no Curso. Na compreensão de que o estabelecimento de novos paradigmas envolve inteiramente as ações na EaD, as fases de desenvolvimento do Curso em questão conferem movimentos instigantes e que venham a fundamentar a transformação das bases teóricas em práticas efetivas e competentes. A partir do momento em que o exercício da autoria, da criatividade e da autonomia é explorado no decorrer das atividades e estudos na EaD, motiva-se a constituição de cidadãos(ãs) e profissionais atuantes com respeito ao meio que representam. **Descrição Metodológica: **O presente trabalho, aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da maternidade Carmela Dutra/SC sob o número 1.333.510, caracteriza-se como pesquisa qualitativa onde descreve-se um relato de experiência, mediante a reestruturação do Plano Pedagógico de Curso (PPC) de uma especialização Lato Sensu na área da saúde em uma instituição pública no sul do Brasil. O trabalho foi desenvolvido no ano de 2016, a implementação e a intervenção do PPC do Curso foi realizada pela equipe executora com vistas a uma melhor sistematização da assistência. Os sujeitos envolvidos foram equipe executora do Curso, docentes e discentes da especialização Lato Sensu.**Conclusão: **Mediante a construção do novo PPC foi possível repensar aspectos preponderantes e adequar novos procedimentos para uma melhor aplicação das unidades curriculares e do trabalho de conclusão de curso. A medida que alterou-se o plano pedagógico de curso com vistas a uma melhor eficacia na prática laboral, percebeu-se a pesquisa correlacionando academia e o mercado de trabalho, pois houve sintonia entre formação e desenvolvimento da prática. Onde a construção do trabalho de conclusão de curso foi por meio de um projeto de intervenção (PI), tendo resolutividade de um problema no contexto do trabalho do especializando.Objetivando-se a uma sugestão de intervenção, os(as) discentes desenvolveram a proposta de resolução de problemas em seus contextos de trabalho, vislumbrando a possibilidade de ação na prática laboral, mostrando-se mais ativos(as) e motivados(as) no desenvolvimento do mesmo. Dessa forma, essa mudança contribuiu para o desenvolvimento do(a) estudante como presente e/ou futuro gestor(a) na consolidação da assistência de enfermagem, considerando que a profissão de enfermeiro(a) é a maioria no perfil de ingresso dos alunos em questão. Na avaliação final do trabalho de conclusão de curso os(as) professores(as) apontaram três itens considerados como estratégicos no processo de transição de desenvolvimento da etapa final do curso pelos(as) estudantes, tendo como referência a Monografia em comparação ao Projeto de Intervenção foram: o PI possibilita o reforço da associação dos elementos teóricos com o exercício de prática dos(as) estudantes; a apresentação de uma proposta com atribuição prática, interventiva; a possibilidade do PI ser aplicado em diferentes contextos de atenção à saúde. **Contribuições para a enfermagem: **As inovações implementadas no plano pedagógico de um curso multiprofissional na área da saúde, são relevantes na aplicabilidade e intervenção das ações na assistência e gestão de enfermagem, uma vez que o ensino e o serviço conversem entre si e haja reflexão entre a educação formal e o desenvolvimento da prática. O desenvolvimento de um plano de intervenção, onde os estudantes repensam suas práticas laborais, torna-se efetiva no refletir das ações assistenciais e gestoras em seus trabalhos e não apenas um fazer para cumprir requisito de trabalho de conclusão de curso.Destaca-se a importância da educação a distância (EaD) chegando a áreas geográficas mais distantes e oportunizando o acesso a diversos campos de informação a todos(as) que queiram qualificar-se e capacitar-se, bem como a transformação social oriunda da educação e ensino formal.
**Descritores**: Enfermagem; Sistema Único de Saúde; Educação a distância.
**Tema****** 2:****** Integração ensino-serviço-comunidade como estratégia para a formação profissional e consolidação da Sistematização da Assistência de Enfermagem**
Referências: 1. Conselho Federal de Enfermagem - COFEN. Resolução n°. 259 de 12 de agosto de 2001. Dispõe sobre os padrões mínimos para registro do Enfermeiro Especialista, na modalidade de Residência em Enfermagem e dá outras providências. 2001. 2. Cunha YFF, Vieira A, Roquete FF. Impacto da residência multiprofissional na formação profissional em um hospital de ensino de Belo Horizonte. [Belo Horizonte] - UFMG. 2013?. 3. Magnabosco G, Haddad MCL, Vannuchi MTO, Rossaneis MA, Silva LGC. Opinião de egressos sobre o curso de residência em gerência dos serviços de enfermagem. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, 2015.36(1): supl,73-80, ago. |