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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 8067459

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8067459

GERÊNCIA DO CUIDADO DE ENFERMAGEM NA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Tatiana Martins ; Juliana Chaves Costa ; Tiago Jorge Anderson ; Maria Elena Echevarría Guanilo ; Juiana Balbinot Reis Girondi

Resumo:
**INTRODUÇÃO** A enfermagem forma profissionais de excelência com autonomia para que possam desenvolver um trabalho crítico-reflexivo, além de investir no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades em pesquisa, educação, assistência e gestão do cuidado. A área da educação tem como importante contribuição capacitar e qualificar profissionais para o alcance de metas para o desenvolvimento da construção de conhecimentos relevantes e inovadores, podendo, assim, atender às complexas demandas do setor de saúde.1 A partir da necessidade de repensar estratégias para formação do docente, propõe-se o estágio de docência. Trata- se de uma atividade curricular oferecida aos estudantes de pós-graduação _stricto sensu_, com o propósito de promover maior aproximação da atividade docente, assim como, promovendo a capacitação do discente que seguir a carreira de docente universitário.2 Algumas das reflexões que emergiram foram que, o gerenciamento do cuidado está em processo de formação, transformação do modo de ser, fazer e agir da Enfermagem. Refletiu-se sobre este conceito a partir da vivência durante o estágio de docência, uma vez que o processo de ação-reflexão-ação é parte integrante do ser docente em enfermagem.3 A partir dessas ponderações, objetivou-se relatar a discussão teórico-filosófica do conceito do gerenciamento do cuidado de Enfermagem e ~~a~~ sua contribuição na reflexão da prática do estágio de docência no curso de mestrado acadêmico de uma universidade pública. **DESCRIÇÃO METODOLÓGICA** Relato de experiência de caráter descritivo, na qual desenvolveu-se uma reflexão do conceito de gerência a partir da experiência do estágio de docência de dois mestrandos de uma Universidade Pública do Sul do Brasil. O estágio de docência foi em uma unidade cirúrgica de um Hospital Universitário da região sul do Brasil e em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Distrito Sanitário Leste do município de Florianópolis, Santa Catarina pelos discentes do mestrado acadêmico do ano letivo de 2015.1, juntamente com os acadêmicos da primeira e quinta fase curricular do curso de graduação de Enfermagem da UFSC. **RESULTADOS E DISCUSSÃO ** Com base nas experiências realizadas e a partir da análise das reflexões suscitadas, emergiram três categorias analíticas: Gerência do cuidado como parte integrante de todo processo do cuidado em enfermagem; Desafios dos discentes na inclusão da gerência do cuidado na interface com o estágio de docência; Liderança em enfermagem: implicações na gerência do cuidado. **Gerência do cuidado como parte integrante do processo do cuidado em enfermagem** Observou-se que a gestão das práticas não esta incumbida durante a assistência do cuidado e existe uma grande dificuldade no reconhecimento, por parte do enfermeiro da prática assistencial, de que este processo faz parte da assistência. As atividades de caráter tipicamente gerenciais, como a educação continuada e supervisão da equipe; realização das escalas de atribuições da equipe técnica; elaboração da escala de trabalho e a própria sistematização da assistência de enfermagem não são vislumbradas como gerência do cuidado de enfermagem e, mesmo quando o são, perdem a perspectiva de sua interface com o assistir diretamente. O cuidar direto do paciente à beira do leito, o realizar encaminhamentos e estabelecer condutas assistenciais nas intercorrências é conjeturado como um ato de gerenciamento do cuidado em enfermagem típico. Torna-se importante reforçar durante a pós-graduação, que o gerenciar e o assistir não são ações dicotômicas e, sim, elementos que se relacionam intimamente no ato de cuidar. **Desafios dos discentes na inclusão da gerência do cuidado na interface com o estágio de docência** Uma das lacunas encontradas no decorrer das atividades do estágio de docência, foi exercer, assim como acompanhar, a função do gerenciamento do cuidado praticada pelo enfermeiro. Durante as práticas de estágio de docência, se verificou que o enfermeiro, ao invés de atuar como ser pensante e atuante, é limitado às ações técnicas, com dificuldade de inserir a crítica e a reflexão em seu saber-fazer gerenciar e do saber-fazer cuidar. A realização do estágio de docência pode reduzir-se apenas à prática assistencial, voltada para o tecnicismo, havendo uma dificuldade em relacionar o gerenciamento do cuidado com a assistência direta ao paciente, pois os profissionais estão limitados a direcionarem seu trabalho ao fazer. **Liderança em enfermagem: implicações na gerência do cuidado** O domínio do conhecimento sobre liderança permite que o enfermeiro-líder possa auxiliar na construção e mudança da estrutura de trabalho de sua equipe e da instituição, influenciando na administração, na educação, na pesquisa, no processo decisório, no aprimoramento e na autonomia de seus colaboradores para disponibilizar uma assistência de qualidade.4 Evidenciou-se o aspecto do enfermeiro automaticamente tornar-se gestor ao exercer o gerenciamento do cuidado. Seja na liderança da equipe de enfermagem, seja na de uma equipe multiprofissional, os olhares voltam-se para o enfermeiro nas ações de gerenciamento do cuidado. Em geral, é a ele quem a equipe de enfermagem se remete no caso de intercorrências mais graves no cuidado direto ao paciente, tendo em vista que legalmente é ele o profissional responsável pela gestão e gerenciamento de toda equipe de enfermagem.  Assim, por ser uma competência construída, que se inicia na graduação e se estende continuamente ao longo da carreira profissional, destacam-se algumas habilidades a serem desenvolvidas pelo enfermeiro: permitir a participação dos integrantes da equipe, compartilhamento e busca de soluções para os problemas surgidos na equipe, realização de reuniões mensais planejadas para recolher opiniões e ideias acerca das decisões implementadas, além das habilidades de comunicação, negociação intraequipe e multiprofissionalmente, visão sistêmica e tomada de decisão.5 **CONCLUSÃO** A vivência do estágio de docência e as reflexões realizadas a partir do conceito de gerência do cuidado, permitiram identificar que o enfermeiro assistencial possui pouca compreensão de que seu processo de trabalho envolve o cuidado e o administrar em enfermagem simultaneamente, sendo a gerência do cuidado em enfermagem parte integrante do cuidado em saúde que deve ser exercida pelo enfermeiro.  O estágio de docência possibilitou a integração ampliar o conhecimento sobre os reais problemas de saúde da população e de suas demandas assistenciais. Tornou-se um desafio, na medida em que o estágio de docência reduz-se à prática assistencial, com a dificuldade apresentada pelas equipes de enfermagem em relacionar a gerência do cuidado/gestão com a assistência direta ao paciente. **IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM** O enfermeiro exerce posição de coordenador da equipe de enfermagem e de gerente de unidades e instituições hospitalares, tornando-se assim um profissional de referência. As reflexões teóricas permitem estabelecer uma articulação entre a ação com o discurso, como processo de aprendizagem através das experiências profissionais adquiridas com o estágio de docência. Contudo, a liderança é uma habilidade construída, que requer qualificação e educação continuada para seu desenvolvimento, especialmente com relação ao gerenciamento do cuidado.


Referências:
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