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8040739 | METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERCEPÇÕES DE DISCENTES | Autores: Isabel Cristine Oliveira ; Carmem Lúcia Colomé Beck ; Raíssa Ottes Vasconcelos ; Nubia Cristina de Goes ; Iarema Fabieli Oliveira de Barros |
Resumo: **Introdução**
As Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem são
referenciais para o fortalecimento das mudanças na formação de profissionais
competentes, críticos, reflexivos e comprometidos com a saúde da população.
Dessa forma, ocorrem frequentemente mudanças paradigmáticas no contexto
acadêmico, visando percorrer o arcabouço teórico e prático da formação de
profissionais. Portanto implica em discutir o processo de formação, suas
múltiplas determinações e apreendê-lo na historicidade da educação em
enfermagem no país. Os resultados de estudos tem apontado avanços no
fortalecimento da mudança na educação em enfermagem, em sintonia com as
políticas de educação e saúde,1 isso significa que este movimento deve ser
constantemente refletido e aprimorado visando uma formação de excelência.
**Objetivo**
Objetiva-se relatar, a experiência de mestrandas e doutorandas do Programa de
Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande
do Sul, como discentes da disciplina Formação Docente Tutorial com
metodologias ativas de aprendizagem para a área da saúde.
**Descrição metodológica**
O Programa de Po´s-Graduac¸a~o em Enfermagem do Centro de Cie^ncias da Sau´de
da Universidade Federal de Santa Maria é multiprofissional e objetiva
qualificar profissionais da área da sau´de para que se tornem aptos a produzir
conhecimento cienti´fico de concepc¸o~es tecnolo´gicas, metodolo´gicas e
teo´ricas, bem como o cuidado, educac¸a~o e trabalho em enfermagem e sau´de. O
Programa apresenta o Curso de Mestrado e Doutorado Acade^mico na A´rea de
Enfermagem, conferindo então, o grau de Mestre ou Doutor em Enfermagem. Possui
a área de concentração denominada Cuidado, educação e trabalho em enfermagem e
saúde, dividida em duas linhas de pesquisa: Cuidado e Educação em Enfermagem e
Saúde e Trabalho e Gestão em Enfermagem e Saúde.2 A grade curricular é
composta por diversas disciplinas, dentre elas a disciplina de Formação
Docente Tutorial com Metodologias Ativas de Aprendizagem para a Área da Saúde
com carga horária de 45 horas, ofertada de forma optativa para os cursos de
Mestrado e Doutorado, anualmente. Diante disso, a mesma foi realizada pelas
discentes no segundo semestre do ano de 2017 e propiciou momentos de diálogo
que estimularam as discentes a “aprender a aprender” colaborando para a
construção de sua autonomia para atuação nos diferentes cenários do ensino e
da saúde. Além disso, estabeleceu estratégias para o desenvolvimento de ações
intersetoriais, multiprofissionais e interdisciplinares para favorecer a
interação entre gestão, ensino, serviço e controle social, no contexto da
formação de profissionais da área da saúde. Desenvolveu o aprendizado relativo
à utilização de metodologias ativas de aprendizagem no processo de formação de
profissionais da saúde, seja nos momentos presenciais, seja nos momentos à
distância e oportunizou a reflexão sobre o processo avaliativo do estudante e
do profissional da área da saúde na formação por competências. Em relação à
ementa da disciplina, esta foi composta pelos temas: educação à distância:
histórico, desafios e perspectivas; mudanças na formação superior dos
profissionais da saúde na perspectiva da formação e do cuidado em saúde;
integração ensino e serviço; formação em saúde e o uso de metodologias ativas
de aprendizagem; formação por competências; currículo integrado e avaliação
formativa.3
**Resultados**
No decorrer do semestre os encontros dessa disciplina ocorreram com a
disposição do mobiliário acadêmico em círculo para que houvesse
problematização dos temas abordados de forma crítica e reflexiva, além de uma
construção conjunta do conhecimento. As discentes tiveram livre escolha para
busca por materiais para leitura complementar para melhor embasamento teórico
das discussões. Dentre as ferramentas utilizadas, houve elaboração de sínteses
individuais acerca de alguns dos conteúdos abordados, estudo sobre portfólio
reflexivo (o que é, para que serve e como se faz) e a construção individual do
mesmo pelas discentes, ao longo do semestre, como produto avaliativo final.
Além disso, foi realizado estudo sobre relato de situação prática que se
caracteriza pela abordagem de uma situação real, vivenciada por cada discente,
(o que é e como se faz) e orientado por um termo de referência fornecido pelas
docentes para sua realização escrita. Após esses momentos, realizou-se
avaliação de sua realização, no sentido de verificar se as orientações foram
contempladas ou não, na perspectiva de cada discente acerca de seus próprios
relatos. Ademais, a partir da discussão de algumas situações-problema, relatos
de situação prática e da temática do filme Nenhum a Menos, foi construída uma
“questão de aprendizagem” pelas discentes que se caracteriza como uma pergunta
que apresenta necessidade de aprofundamento acerca do tema abordado. Dessa
forma, tendo em vista responder à questão de aprendizagem e ampliar o
conhecimento sobre o assunto, os discentes buscavam subsídio teórico para
posterior construção de uma síntese, compartilhada através de leitura em voz
alta e discussão conjunta no encontro subsequente. Foi realizado também um
plano de melhorias, instrumento no qual cada discente fez sua autoavaliação de
desempenho na disciplina, apontando suas potencialidades e fragilidades
apresentadas durante o processo, aspectos sobre a construção do portfólio, as
estratégias a serem implementadas para superar as fragilidades identificadas e
pactuações, um cronograma para superação das dificuldades apresentadas,
elaboração e entrega das sínteses individuais e relatos de prática e a
qualidade das sínteses individuais. Cabe ressaltar que o plano de melhorias
individual, depois de realizado por cada discente, foi discutido em momentos
reservados com as docentes da disciplina e as mesmas também utilizaram o
espaço protegido, ou seja, a concessão do dia e horário de encontro na
disciplina livre para a realização de atividade da disciplina de forma não
presencial. Ao final de cada encontro, realizou-se avaliação do mesmo, tanto
pelos discentes, quanto pelos docentes. No último encontro da disciplina,
divididos em grupos, os discentes fizeram a avaliação da disciplina por meio
de diferentes dinâmicas e jogos. A avaliação das docentes foi realizada na
perspectiva formativa, com base na elaboração das sínteses individuais,
elaboração de relatos de situação prática, construção do portfólio reflexivo e
uso do plano de melhorias.4
**Conclusão**
A disciplina permitiu refletir que há possibilidades do desenvolvimento de
aulas mais dinâmicas, participativas e envolventes, que tornem o aluno
protagonista do aprendizado. No decorrer de cada atividade desenvolvida,
emergiam reflexões críticas, desacomodações, inquietudes, configurando
momentos realmente significantes de forma individual e coletiva, permitindo a
compreensão de sentimentos do “ser aluno” e “ser professor” utilizando
metodologias ativas de aprendizagem.
**Contribuições/implicações para a Enfermagem**
Este relato de experiência reafirma a relevância da interface entre saúde,
educação e trabalho, possibilitando ir além de uma formação embasada em
questões técnicas, conteúdos de ensino, procedimentos didáticos e técnicas
pedagógicas, mas pautado na adoção de um uma aprendizagem significativa,
reflexiva e transformadora, adequada às demandas sociais e profissionais que
se apresentam na contemporaneidade.
Referências: 1 Salgado PO, Gonçalves PC, Dantas RB, Castro MA, Chianca TCM. Diagnoses of nursing in patients in an emergency unit. Rev enferm UFPE on line. 2013; 7 (1): 83-89. 2 Souza CC, Mata LRF, Carvalho EC, Chianca TCM. Nursing diagnoses in patients classified as priority level I and II according to the Manchester protocol. Rev Esc Enferm USP. 2013; 47 (6): 1318-1324. 3 Ministério da Saúde (BR). Conselho Federal de Enfermagem. Resolução nº 358 de outubro de 2009: dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorra o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. Brasília: Ministério da Saúde; 2009. 4 Herdman TH, Kamitsuru S. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I: definições e classificação 2015-2017. Porto Alegre: Artmed; 2015. 5 Ministério da Saúde (BR). Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012: dispõe sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União. 2012 dez 12;(Seção 1):59. |