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7962832 | CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA INVESTIGAR O CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA SOBRE PÉ DIABÉTICO | Autores: Isabelle Katherinne Fernandes Costa ; Fabíola de Araújo Leite Medeiros ; Simone Helena dos Santos Oliveira ; Lidiany Galdino Felix ; Maria Julia Guimarães Oliveira Soares |
Resumo: **Introdução: **A construção de um instrumento de coleta de dados requer amplo levantamento do referencial teórico sob o qual se vai construir o instrumento(1). Nesse contexto, ao se buscar a produção científica nacional e internacional, verificou-se a carência de instrumentos nacionais validados disponíveis para a investigação do conhecimento dos enfermeiros sobre pé diabético. Na literatura internacional, encontraram-se dois questionários voltados para a avaliação do conhecimento de enfermeiros. O primeiro instrumento, denominado _Diabetes Foot Care Knowledge Scale_ (DFKS)(2) para enfermeiros atuantes em um hospital de Hong Kong. O segundo, _The Nurses’ Knowledge Regarding Prevention and Management of Diabetic Foot Ulcer Questionnaire_ (NKPMDFUQ)(3), desenvolvido para enfermeiros de um serviço especializado em diabetes de Bangladesh. Como os questionários supracitados retratam o conhecimento de enfermeiros sobre aspectos preventivos específicos da cultura asiática, fez-se necessário construir e validar um instrumento para investigar o conhecimento de enfermeiros brasileiros da atenção primária. **Objetivos: **Construir e validar um instrumento para investigar o conhecimento de enfermeiros da atenção primária sobre pé diabético. **Descrição metodológica: **pesquisa de desenvolvimento metodológico de abordagem quantitativa, realizada no período de dezembro de 2015 a junho de 2016, para construção e validação do _Questionário de investigação do conhecimento de enfermeiros sobre pé diabético_ (QICEPeD). O processo de construção e validação dos itens desse instrumento baseou-se no Modelo de Elaboração de Escalas Psicométricas(4), que contempla três polos específicos (teórico, empírico e analítico). O QICEPeD é formado por 16 domínios, 18 questões subdivididas em duas dimensões: teórica e prática. A dimensão teórica foi subdividida em duas dimensões (I e II). A dimensão teórica I foi composta por seis questões distribuídas nos seguintes domínios: definição do pé diabético; fatores de risco; complicações associadas; sinais e sintomas da neuropatia motora; sinais e sintomas para neuropatia autonômica; e prevenção de úlceras nos pés. A dimensão teórica II apresenta seis questões referentes ao conhecimento teórico dos enfermeiros sobre aspectos relacionados à avaliação clínica do pé em risco de ulceração neuropática, através do rastreamento da perda da sensibilidade protetora plantar. Para a dimensão prática, foram propostas seis questões e quatro domínios relacionados ao conhecimento sobre a prática do exame dos pés pelo enfermeiro, identificação dos problemas frequentemente observados por esses profissionais nos pés das pessoas com diabetes e quais fatores ou situações dificultam a realização do exame dos pés no serviço de atenção primária à saúde. A fundamentação teórica que alicerçou a construção dos itens do questionário foi efetuada com base em ampla revisão bibliográfica de publicações nacionais e internacionais e nas recomendações propostas nos Manuais do Ministério da Saúde sobre diabetes e nas Diretrizes Consensuais nacionais e internacionais sobre Pé Diabético. O processo de análise teórica dos itens foi realizado por um grupo de 10 juízes, selecionados por meio de busca avançada na Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No primeiro estágio de avaliação, os juízes analisaram a compreensão (análise semântica) e a pertinência dos itens em seus respectivos domínios. Para análise da concordância dos juízes, utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Considerou-se como aceitável uma concordância maior ou igual a 0,80 (80%), para qualquer um dos critérios avaliados (clareza, pertinência). Finalizada a estruturação do QICEPeD, foi realizada a validação de construto através da aplicação do questionário a uma amostra de 73 enfermeiros atuantes na Estratégia Saúde da Família do Município de Campina Grande/PB. Os dados foram organizados em planilha eletrônica e analisados por meio da versão 21.0 do pacote estatístico, utilizando-se o _Software Statistical Package for the Social Science_ (SPSS) para Windows. A consistência interna e confiabilidade do instrumento foram avaliadas por meio do coeficiente Alfa de Cronbach. A probabilidade do erro tipo I ou nível de significância, foi estabelecida em 5%. O projeto de pesquisa foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa em seres humanos da Universidade Federal de Paraíba (UFPB), sob o parecer n. 0577/2015. **Resultados:** O processo de validação de conteúdo dos itens da versão preliminar do questionário obteve concordância superior ao estabelecido (IVC = 0,90), em ambos os critérios avaliados. Mediante a análise das modificações expostas e do índice de concordância atribuído aos itens, a primeira versão do instrumento QICEPeD, permaneceu com 16 domínios, subdivididos em 18 questões, com ampliação do conjunto total de itens de 52 (versão preliminar) para 87 itens (versão 1) e a inclusão das escalas de resposta para cada questão. Todos os itens avaliados na segunda etapa obtiveram ÍVC = 0,90. Na validação de construto, constatou-se que todas dimensões apresentaram alta consistência interna: dimensão teórica I (a = 0,825), dimensão teórica II (a = 0,836) e dimensão prática (a = 0,846). Além disso, a análise da consistência interna total do instrumento também foi considerada elevada (a =0,860), indicando que os itens são homogêneos e mede consistentemente a característica para a qual foi criado, podendo ser aplicado em outras pesquisas. **Conclusão: **o QICEPeD mostrou-se instrumento válido e confiável para ser utilizada a fim de avaliar o conhecimento dos enfermeiros sobre pé diabético. Embora os resultados apresentados sugiram evidências de validade, por tratar-se de um instrumento recém-construído e inédito no meio nacional, considera-se imprescindível a continuidade do processo de validação, através de pesquisas futuras que avaliem suas propriedades psicométricas, com amostras maiores e mais diversificadas de enfermeiros, em diversos contextos socioculturais, nas diferentes regiões geográficas do país. **Contribuições/implicações para a Enfermagem**: a utilização do QICEPeD na prática clínica subsidiará a compreensão de lacunas de conhecimento dos enfermeiros da atenção primária com relação à temática em estudo, favorecendo o planejamento e a implementação de intervenções educativas e/ou talvez alterações curriculares na formação profissional, de forma a se obter melhor preparo nessa área.
Referências: Unaids. Report on the global AIDS epidemic. 2008. Disponível em: .
Brasil. O que são IST. 2017. Disponível em: .
Araújo TME, Monteiro CFS, Mesquita GV, Alves ELM, Carvalho KM, Monteiro RM. Fatores de risco para infecção por HIV em Adolescentes. Rev enferm UERJ. 2012; 20(2):242-247.
Orem DE. Nursing: concepts of practice. 4th ed. New York: McGraw-Hill; 1995. 385 p. p. 91-117.
Padilha MI, Bellaguarda MLR, Nelson S, Maia ARC, Costa R. O uso das fontes na condução da pesquisa histórica. Texto contexto - enferm. Florianópolis, v. 26, n. 4, e2760017, 2017. Disponívem em: . |