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7938443 | USO DE METODOLOGIAS INOVADORAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Gabriela Martins Pereira ; Elielza Guerreiro Menezes ; Antônio Sávio Inácio ; Simone Rodrigues Fernandes dos Santos ; Lorenna dos Santos Soares |
Resumo: **Introdução:** O conhecimento configura ferramenta singular para os indivíduos inseridos em um mundo globalizado que sofre constantes alterações e transformações. Nesta perspectiva, espera-se que o profissional possua habilidade de analisar diversas situações a qual é inserido, tendo a capacidade crítica de elaborar estratégias e tomar decisões, visando o alcance de resultados satisfatórios e produtivos para sua área de atuação e para a sociedade5. As exigências do mercado de trabalho em Enfermagem decorrentes da constante evolução técnico-cientifica frente às novas faces do processo saúde-doença, tem forçado as instituições de ensino superior a trilhar caminhos inovadores que possibilitem ao futuro profissional instrumentação necessária quanto aos aspectos éticos, políticos e sociais para compreensão dos problemas e resolução dos mesmos4. Desse modo, são adotadas novas formas de realizar o processo de ensino-aprendizagem, alterando assim, as matrizes curriculares, visando associar teoria e pratica, ensino/serviço em Enfermagem. Nesse contexto, surge as metodologias ativas, as quais são mais conhecidas e aplicadas a “Problematização” e a “Aprendizagem Baseada em Problemas”. Essa metodologia rompe com o modelo tradicional e leva o aprendiz a desenvolver e aperfeiçoar o pensamento crítico-reflexivo enfocando na resolução do problema através da percepção do estudante em ser um indivíduo livre, ativo e social. Enfatizando mais o processo de aquisição do saber do que o saber propriamente dito. Desta forma, as metodologias ativas vêm com a proposta de treinar os estudantes para o exercício profissional, rompendo com a simples explanação teórica dos conteúdos programáticos que compõem a grade curricular do curso de Enfermagem, mas em realizar uma relação direta entre todas as disciplinas explanadas no período afim de agregar conhecimento e formar uma sólida formação teórica para fundamentar sua atuação na resolução de problemas comuns da região a qual estão inseridos2. **Objetivo:** Descrever a experiência docente vivenciada na aplicação das metodologias inovadoras para atender a nova grade curricular do Centro Universitário do Norte – Manaus Amazonas. **Descrição metodológica:** Trata-se de uma atividade exploratório-descritiva de caráter qualitativo, configurando um relato de Experiência docente do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário do Norte. A disciplina de Praticas de Enfermagem I, ministrada no primeiro período, configura o inicio da implementação das metodologias ativas no Centro Universitário do Norte a partir do primeiro semestre de 2015. Esta disciplina aborda o processo de trabalho em enfermagem, relacionando contextualização histórica profissional, sistema de saúde e ações desenvolvidas em contextos institucionais. Discute a pratica do cuidado a partir de instrumentos básicos e teorias de Enfermagem, enfocando atividades de biossegurança, técnicas de comunicação na consulta de Enfermagem e praticas pedagógicas em projetos de melhoria fundamentado na Problematização, a qual se fundamenta nos estudos de Paulo Freire, onde os problemas a serem estudados devem ser observados pelos estudantes no cenário real a qual esta inserido. O Arco de Marguerez configura um método realizado em cinco etapas, observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese de solução e devolutiva e aplicação a realidade. A Taxonomia de Bloom possui níveis de complexidade nas quais os estudantes devem ser estimulados a ultrapassar um a um. Nesse contexto, o aluno, de forma estruturada e consciente adquire competências especificas a partir da percepção de dominar habilidades mais simples como os fatos e posteriormente os conceitos1. **Resultados:** A disciplina Praticas de Enfermagem I implementada no primeiro semestre de 2015 com a proposta curricular baseada na aplicação das metodologias ativas proporcionou aos docentes a oportunidade de aperfeiçoar suas técnicas de aprendizado para ensinar de forma mais eficaz proporcionando maior grau de retenção do conhecimento, pois estudos apontam que o estudante que discute em grupo, pratica o conhecimento e ensina os outros tem um potencial de retenção de 50% a 85%, enquanto os estudantes que apenas assistem uma palestra com recursos áudio-visuais tem um potencial de retenção de apenas 5% a 30%1. Foram realizadas visitas domiciliares e em bairros pertencentes à periferia da cidade de Manaus, onde os estudantes detectaram problemas diversos que atingem diretamente a saúde da população. Saneamento básico deficiente, doenças crônico-degenerativas em idosos pertencentes a famílias que não possui recursos de conhecimento e financeiros para proporcionar uma melhor qualidade de vida. Uso de drogas em escolas pelos adolescentes. Gravidez na adolescência entre outros. Em sínteses, os estudantes realizaram o levantamento dos mais diversos problemas através da observação da realidade e a partir de então, utilizando o Arco de Marguerez, levantaram Hipóteses de solução e aplicaram a realidade de forma pratica, fazendo uso da educação em saúde e cuidados domiciliares, além da criação de cartilhas e materiais didáticos como folderes. **Conclusão:** A aplicação das metodologias ativas proporcionou aos docentes pioneiros em sua implementação uma visão reflexiva de sua responsabilidade. Se almejamos promover mudanças positivas na profissão visando atingir reconhecimento diante da sociedade, não podemos nos desviar ou esquivar da responsabilidade de transformar. A contribuição da educação no processo de mudança na prática dos profissionais da enfermagem e a aproximação da enfermagem aos paradigmas educacionais críticos nos levam a perceber se estamos avançando ou incorporando metodologias antigas, se a nossa educação é para reprimir ou educar. Muitas vezes o educador pensa que servir ao saber é servir a quem ensina, mas na verdade, ele pode estar servindo a quem o constituiu professor. Desse modo pode-se perceber a partir de um grupo hibrido de estudantes, com diferenças culturais e sociais, que a partir do primeiro contato com o Ensino superior são criados novos valores, novas atitudes em busca de sonhos e expectativas. **Contribuições para a enfermagem: **A disciplina de Praticas de Enfermagem I insere as metodologias ativas no ensino e educação, e é de grande importância para a Docência em Enfermagem, pois as mesmas levam ao aperfeiçoamento e capacitação dos estudantes ao exercício profissional, pautado nos princípios éticos, e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo suas ações para transformação do meio em que vive em beneficio da sociedade.
Referências: 1. Güler EK, Eser I, Egrilmez S. Effectiveness of polyethylene covers versus carbomer drops(Viscotears) to prevent dry eye syndrome in the critically ill. J Clin Nurs. 2011;20: 1916-22.
2. Werli-Alvarenga A, Ercole FF, Botoni FA, Oliveira JADMM, Chianca TCM. Corneal injuries: incidence and risk factors in the Intensive Care Unit. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2011;19(5):1088-95.
3. International Dry Eye Workshop (DEWS). The definition and classification of dry eye disease: report of the Definition and Classification Subcommittee of the International Dry Eye Workshop. Ocul Surface. 2007;5(2):75-92.
4. Herdman TH, Kamitsuru S, editors. NANDA International nursing diagnoses: definitions and classification, 2018-2020. Oxford: Wiley Blackwell; 2017. |