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7905786 | CÍRCULO DE CULTURA FREIREANO E O PROCESSO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE | Autores: Carlos Alexandre Molena Fernandes ; Drielly Lima Valle Folha Salvador ; Adelaine Ellis Carbonar dos Santos ; Milaine Aparecida Pichiteli |
Resumo: **Introdução: **Ao se tratar de educação em saúde, o processo de ensino e aprendizagem requer, constantemente, atualização dos profissionais docentes e das instituições de ensino, considerando as necessidades do mercado de trabalho e a demanda das populações. Neste aspecto, o círculo de cultura, desenvolvido pelo educador, pedagogo e filósofo brasileiro, Paulo Freire, trata-se de uma proposta que daria lugar às turmas de alunos e salas de aulas tradicionais. O fundamento é de que o ensino e aprendizagem no formato de círculos de cultura, promova, por meio de diálogo, escrita e leitura, o debate sobre aspectos centrais do cotidiano como trabalho, cidadania, saúde, pessoas, ética, política, necessitados, entre outros. O “círculo”, propõe que todos os integrantes possam se olhar e comunicar, não havendo um professor tradicional e sim um animador das discussões, mas que não interfere na condução do trabalho. O principal objetivo dos círculos de cultura, é promover diálogos constantes em que todos ensinam e aprendem, e, por meio deste compartilhamento e construção de saberes, os grupos possam buscar soluções para situações-problemas, da forma mais sistematizada e eficaz possível1. Esta característica permite que os círculos possam ser desenvolvidos em diversos espaços de ensino, como por exemplo, nos cursos de graduação e pós-graduação em saúde. **Objetivos: **Descrever a experiência da utilização do Círculo de Cultura de Paulo Freire, como forma de desenvolvimento da disciplina “Abordagem crítica-social no processo de educação e saúde” por uma turma de discentes do curso de Mestrado em Enfermagem e Gestão do Cuidado à saúde da Universidade Estadual de Maringá, com a participação dos docentes e demais alunos não-regulares. **Descrição metodológica: **O programa de Mestrado em Enfermagem e Gestão do Cuidado à Saúde da Universidade Estadual de Maringá tem se renovado ao longo dos anos e buscado acompanhar a inovação científica e modernização das modalidades de ensino em saúde. Diante da demanda das populações e da necessidade de formar profissionais altamente capacitados para a reflexão crítica, visando a prática assistencial e do cuidado de qualidade e a tomada de decisões, os docentes do ensino superior de Enfermagem se veem diante da necessidade de apreender técnicas metodológicas que propiciem o debate, a vivência de experiências e de preparar os educandos para serem profissionais autônomos e protagonistas de sua atuação. A disciplina de Abordagem crítica-social no processo de educação e saúde teve início no ano letivo de 2016 e consigo, abriu portas para um ensino em saúde reflexivo e contextual no programa de Mestrado e Doutorado da universidade. Para o curso de mestrado, a disciplina teve a duração de dez encontros animados por uma docente permanente do programa de pós-graduação e uma doutoranda do mesmo programa, que desenvolvem pesquisas na área de Práticas e metodologias para o ensino em saúde. Desde o primeiro encontro, quando a proposta foi apresentada, a turma já se organizava de forma circular e não tradicional, como ocorriam em outras disciplinas (em auditório, com o professor posicionado em um palco elevado). A cada encontro, uma parte do grupo se responsabilizava por desenvolver uma atividade “recreativa”, sempre seguindo os pressupostos de Paulo Freire. Inicialmente, a proposta causou certa sensação de estranhamento em alguns educandos, por se tratar de uma metodologia não convencional, porém, com o decorrer da disciplina e das atividades, este pensamento foi se desmistificando. Foram desenvolvidas atividades considerando as etapas do círculo de cultura como: 1) problematização, discussões a partir de temas geradores; 2) fundamentação teórica: conhecimento científico sobre o assunto apreendido; 3) construção coletiva de saberes; 4) síntese da experiência de ensino; e 5) avaliação/autoavaliação do processo de transformação do conhecimento2. **Resultados: **O envolvimento dos discentes no desenvolvimento das atividades e na construção da própria disciplina, foi fundamental para que os participantes se sentissem integrados em seu processo de ensino e aprendizagem sobre a educação em saúde às comunidades, considerando seu compromisso social e responsabilização. Progressivamente, os participantes se encorajavam e suas percepções sobre autonomia e sua visão como sujeito capaz de promover transformação social, impactando diretamente na melhoria do estado de saúde, iam sendo ampliadas, sendo possível perceber a transformação dos indivíduos e de sua capacidade de reflexão. Neste contexto, as práticas de ensino e aprendizagem propostas por Paulo Freire, amplamente discutidas no contexto do ensino de diferentes áreas, proporcionam aos educadores novas perspectivas de metodologias importantes para a epistemologia. Seus livros e manuscritos constituem complexos de práticas enriquecedoras que podem e devem ser discutidas entre diversos grupos acadêmicos. Desta forma, a transformação da visão dos discentes e de seu comportamento diante do ensino e da perspectiva da Enfermagem foi evidente. **Conclusão: **A experiência da utilização do círculo de cultura para o desenvolvimento da disciplina de mestrado e doutorado em Enfermagem foi enriquecedora e visivelmente positiva. Muitos relataram a sensação de transformação de pensamento e de sua prática enquanto docentes em formação, sendo uma metodologia dialética adequada e recomendada para utilização com este público e também com outros. **Contribuições para a Enfermagem: **Diante deste relato, percebe-se que a Enfermagem vem se reinventando ano após ano afim de atender as demandas individuais e coletivas. Frequentemente, os educadores enfrentam dificuldades para sensibilizar os educandos no processo de responsabilização, visto o panorama social atual e as características dos jovens ingressantes nas academias3. Para que sejam formados profissionais sensibilizados com o estado de saúde das coletividades, autônomos e capazes de tomar decisões eficazes, faz-se necessário o aperfeiçoamento das grades curriculares e das metodologias de ensino e aprendizagem. Resultados como este, da experimentação de diferentes técnicas didáticas no ensino em Enfermagem propicia embasamento para docentes e universidades que buscam formar profissionais comprometidos com seu papel social. **Descritores: **Educação em Enfermagem; Educação em saúde; Enfermagem. **Referências: **1. Freire P. **Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa**. 43ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 2011. 2. Meirelles MEML, Cunha VNF. Educação em saúde a partir de círculos de cultura. **Rev. bras. enferm**. [Internet]. 2010 June [cited 2018 Mar 23]; 63(3):397-403. 3. Silva KL, Sena RR, Grillo MJC, Horta NC, Prado PMC. Educação em enfermagem e os desafios para a promoção de saúde. **Rev Bras Enferm** 2009; 62(1):86-91. **Área temática: **TEMA 1: Diretrizes Curriculares Nacionais e desafios contemporâneos da formação profissional em Enfermagem.
Referências: 1 - Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Plano de Educação de Pacientes e Familiares. Porto Alegre; GEO, PLA-AC-027. 2013. 10 p.
2 - Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Política de Educação de Pacientes e Familiares. Porto Alegre; GEO, POL-AC-010. 2013. 2 p.
3 - Bulechek GM, Butcher HK, Dochterman JM. Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC). 6ªed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
4 - Lopes FSL, coordenador. Educação de Pacientes e Familiares no Hospital de Clínicas de Porto Alegre: estratégias para diferentes cenários. Projeto de Pesquisa, Porto Alegre, 2016. |