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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 7794494

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7794494

INOVAÇÃO E METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE: ATUALIZAÇÃO DOCENTE DA ESCOLA PROFISSIONAL DO CARDIOLOGIA

Autores:
Cybele Chemale Kessler ; Jacqueline Vaz Alencar ; Rafaela Costa Silva ; Bruna Squeff ; Rita Timmers

Resumo:
**Introdução:** Nos últimos anos, o Brasil vem implementando políticas na área da educação, com programas de fortalecimento na educação profissional, com metas nas diretrizes curriculares, que favorece os estudantes de nível técnico profissionalizante¹. Metodologias tradicionais de ensino nem sempre favorece este aluno na sua prática profissional, pois não trabalham habilidades e competências no contexto real². São necessárias estratégias educacionais centradas no estudante, possibilitando o desenvolvimento de habilidades processuais como o raciocínio e comunicação, colocando o aluno no centro do processo de construção do conhecimento³. Neste aspecto, no ensino na área da saúde, o desafio é a interdependência e a transdisciplinaridade, numa crescente busca de métodos inovadores, em práticas pedagógicas éticas, críticas, reflexivas e transformadoras4. Nesse contexto, de educação em saúde, podemos entender Metodologias Ativas (MA) como formas de desenvolver o ensino do professor com o processo do aprender do aluno, ambos buscando uma formação crítica focada no futuro profissional favorecendo a autonomia do aprendizado compatível com um agente curioso e estimulado. Para isso necessita-se de capacitações para que este professor entenda o processo e os objetivos das MA, assim como a sua importância no contexto educacional do aluno na sua busca profissional na área da saúde. **Objetivos:** Descrever a capacitação docente dos professores de uma Escola Profissional de Saúde, voltada para o curso técnico em enfermagem, e a aprendizagem prática de inovações em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. **Descrição metodológica: **A Escola Profissional da Fundação Universitária de Cardiologia entende a importância das MA e vem inovando na atualização/capacitação dos seus professores e na sua formação continuada.  Realizada a cada início de semestre letivo, no ano de 2017 ocorreu no segundo sábado de março, das 8h30 às 18h. A programação de Atualização Docente teve como tema “Inovação e Metodologias Ativas na Formação dos Profissionais da Saúde”. A matriz de capacitação dos professores da Escola do Cardiologia, que é realizada duas vezes ao ano, neste primeiro encontro foram abordados temas e competências no desenvolvimento dos professores com foco no aprendizado do aluno e consequentemente a valorização do quadro funcional direcionando o professor a interagir com as MA. A abordagem das diferentes metodologias se deu pela Professora Giana Sebastiany, que tem trabalhado e desenvolvido com expertise característica para aplicação desta prática de ensino na MA de aprendizagens nos cursos da área da saúde. A capacitação contou com a participação do corpo docente da escola, os professores receberam o treinamento das diferentes MA e discutiram as diversas abordagens do tema. **Resultados: **A Capacitação Docente em MA contou com a participação do corpo docente da Escola do Cardiologia, coordenação e direção totalizando 18 membros da equipe da escola. Os professores foram divididos em trios e cada trio recebeu duas MA para discutirem e escolherem uma para apresentação final com o tema focado na educação em saúde. As MA abordadas na capacitação foram: 1. Debate Público; 2. Telejornal; 3. Sabatinados; 4. Uso de filmes; 5. _Quizz show_; 6. Aula expositiva e dialogada; 7. Tempestade cerebral; 8. Mapa Conceitual; 9. Solução de problemas; 10. Estudo de caso; 11. _Peer instruction_ (Aprendizagem entre pares); 12. ABP (Aprendizagem Baseadas em Problemas). A apresentação da MA pelo trio se deu pelo manejo metodológico e a forma da abordagem do tema dentro da sala de aula, que compõe: A) A descrição da MA; B) A situação a ser aplicada; C) A técnica a ser exercitada pelo aluno; D) O comportamento do aluno esperado pelo professor; E) A gestão do professor durante a abordagem; F) O tempo para aplicação do método; G) O número mínimo e máximo de alunos; H) Os recursos necessários; I) O desenvolvimento do método (passo-a-passo);  J) As observações finais a ser esperada e K) Os fatores críticos de sucesso para o método. Ao término da capacitação, ficou organizado que a devolutiva do trabalho desenvolvido, na capacitação docente, em sala de aula na formação dos nossos alunos, comporiam a primeira mostra pedagógica: Desafios da Sala de Aula, a ser apresentado pelos professores ao final do ano letivo. **Conclusão: **A capacitação docente norteadas pelas MA cumpriu com os objetivos da proposta considerando a preparação do professor a cumprir sua missão dentro da organização educacional em saúde. Buscando não apenas o seu desenvolvimento pessoal, mas a socialização do conhecimento adquirido e o aprendizado contínuo. Neste processo o aluno deixa de ser um simples receptor de conteúdo e assumi o protagonismo de sua própria aprendizagem, a partir de atividades que visam a desenvolver reflexões em busca de soluções de problemas, nos desafios, nos treinamentos e habilidades e assim exercitando suas atitudes profissionais. Esta estratégia foi de fundamental importância para a atualização profissional dos professores e o preparo tecnológico necessário para o aprendizado, proporciona a formação capaz de estimular o estudante a compor uma formação crítica e reflexiva com nível alto de desempenho, comprometimento e focado na missão da Escola do Cardiologia. **Contribuições/implicações para a Enfermagem: **As MA como recurso didático na formação crítica do estudante do curso técnico em enfermagem, buscando o aluno como provedor do seu conhecimento e discutindo a importância da didática na sua prática assistencial. As MA auxiliam aos futuros profissionais da enfermagem nas suas observações e atuações mais críticas e reflexivas, uma evolução na sua construção profissional. O tema para a enfermagem é de suma importância e relevância tanto para os professores quanto para os alunos da área da enfermagem contemporânea. As MA para o ensino na enfermagem exige do professor o desenvolvimento de competências especiais. As competências são necessárias para o exercício docente na enfermagem, tanto no ensino profissionalizante, ensino superior e cursos livres de atualizações. Essas inovações em CD e MA são estratégias de ensino-aprendizagem que renovam as praticas em saúde. Com isso surgem novos profissionais da enfermagem descontruindo paradigmas e inovando a ciência.


Referências:
1-World Health Organization Global Tuberculosis Report [Internet]. Geneva: World Health Organization, 2013. 2-Chaimowicz F, Miranda SS. Tuberculose pulmonar. In: Freitas EV (et. al.). Tratado de geriatria e gerontologia. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan; 2013. p. 938. 3-Chaves, LD, Solai, CA. Sistematização da assistência de enfermagem: considerações teóricas e aplicabilidade. 2ª ed. São Paulo: Martinari; 2015. 4-Lepak, SG; Fundamentos do diagnostico de enfermagem. In: Herdman, TH, Kamitsuru, S, org. North