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7758053 | AÇÃO EDUCATIVA NA ATENÇÃO PRÉ-NATAL ACERCA DOS CUIDADOS IMEDIATOS REALIZADOS PELA ENFERMAGEM NA SALA DE PARTO – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Priscila Keyse Duarte da Silva ; Thalyta Mariany Rego Lopes ; Wanderson Renan Araújo Pinheiro ; Talyta Kelly Barata Santos Neves ; Taissa Gomes Teixeira |
Resumo: **Introdução**: No Brasil, nascem cerca de 3 milhões de crianças ao ano, das quais 98% em hospitais, nestes ambientes uma assistência primária efetiva vem sendo realizada ao longo dos anos, denominada de cuidados imediatos, o que vem diminuindo a mortalidade dos recém-nascidos ¹,². Falando sobre o assunto, dentro do contexto da enfermagem, a educação permanente dos profissionais enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem para a assistência adequada ao recém-nascido (RN), implica prepará-los para que sejam capazes de reconhecer desvios da normalidade na hora do nascimento, atendendo suas necessidades mínimas de ambiente físico, prestando os cuidados imediatos necessários, utilizando de forma estruturada e organizada as técnicas adequadas, além de sensibilizá-los sobre a importância de um cuidado simples e eficiente ao recém-nascido ³. Os cuidados prestados ao RN imediatamente após o parto são essenciais para sua adaptação diminuindo a morbimortalidade neonatal. O delicado momento de transição do meio intra para o extrauterino é marcado por inúmeras mudanças para a criança. O meio intrauterino proporciona um ambiente de aconchego, não necessitando de esforço para realizar as funções vitais. Com o nascimento o neonato vai se adaptando gradualmente ao meio extrauterino superando as dificuldades inerentes ao seu desenvolvimento ¹. A presença de profissionais qualificados para o atendimento do recém-nascido na sala de parto e no período neonatal imediato é vital para a redução das taxas de mortalidade neonatal e infantil. Dessa forma há uma necessidade de uma assistência eficaz, exigindo do enfermeiro e sua equipe um conhecimento e habilidades para a realização destas práticas ³. O enfermeiro tem grande relevância na assistência, pois ele desempenha um papel de educador. Para que este papel seja efetuado de maneira satisfatória, o profissional utiliza-se de recursos tecnológicos para alcançar o seu objetivo, porém para que a ação seja eficaz, dependerá exclusivamente da criatividade de cada profissional 4. As ações de promoção, prevenção e assistência à saúde dirigidas à gestante e ao RN têm grande importância, pois influenciam a condição de saúde dos indivíduos, desde o período neonatal até a vida adulta ². **Objetivo: **Percebendo-se toda a relevância que abrange este assunto, a pesquisa teve como objetivo, orientar mulheres no período gravídico, familiares e/ou acompanhantes que estarão no dia do parto, sobre os procedimentos realizados ao recém-nascido na sala de parto, gerando assim empoderamento, conhecimento e possíveis questionamentos que possam surgir. A aquisição desses conhecimentos por parte das mães, poderá auxiliar na adoção de uma atenção mais humanizada, eficaz e de qualidade ao neonato. **Metodologia**: Optou-se por uma abordagem qualitativa, através de um relato de experiência, que gerou informações para compreender e interpretar determinados comportamentos, a opinião e expectativas dos indivíduos de uma população 5. A ação foi realizada na Estratégia Saúde da Família (ESF) Cristo Redentor, localizada no bairro da Cabanagem – Belém/PA. Houve reconhecimento prévio do local, onde conversamos com o enfermeiro responsável pela ESF a respeito da ação educativa que seria realizada no dia 31 de outubro de 2017. O local escolhido surge como ponto principal dentro da localidade para a realização de Pré-Natal, além de apresentar-se como área carente, com aspectos sociais que o caracterizam como ponto de atenção a ações de caráter educativo. A população alvo desta pesquisa foi constituída por todas as mulheres no período gravídico, familiares e/ou possíveis acompanhantes do dia do parto que compareceram a Estratégia Saúde da Família Cristo Redentor, localizado no bairro da Cabanagem. A atividade foi conduzida pelas seguintes etapas: Roda de conversa sobre o tema proposto; explanação sobre “Cuidados imediatos”; realização do jogo educativo (Jogo da Memória) e roda de conversa sobre a assimilação do conteúdo. **Resultados e discussão: **Pôde-se observar que através da ação educativa, houve uma aproximação, interação e dinamismo, entre os pesquisadores e os participantes, o que refletiu no maior entendimento do assunto, e até mesmo na busca por novos conhecimentos. Desta maneira, ter o enfermeiro no papel de educador, utilizando-se de práticas educativas para a apresentação de informações, motiva as pessoas a aprender e colocar em prática o aprendizado, estimulando um cuidado mais eficaz de sua saúde e de sua família. Avaliando o resultado do final da ação educativa, foi observado que a maioria adquiriu as informações de forma adequada, pois durante as explicações, sempre havia alguma dúvida por parte dos participantes, que foi prontamente respondida. De acordo com a estratégia utilizada verificou-se que a ação educativa desperta no indivíduo a consciência da importância do cuidado e atenção a sua saúde e daqueles que o cercam, trazendo também conhecimento e entendimento sobre o processo que leva a saúde plena, principalmente do que diz respeito ao neonato e os procedimentos que o auxiliam a adaptação a vida extrauterina. Ao final da ação foi novamente realizada uma roda de conversar e questionado se todos haviam absorvido as informações repassadas e durante essa conversa pôde-se obter um resultado positivo. **Conclusão: **Com esta ação, foi percebido a importância da realização de estratégias educativas que possam promover a saúde do recém-nascido, envolvendo a gestante e seus familiares, e incentivando assim o empoderamento, conhecimento e resposta a possíveis questionamentos que possam surgir, sendo avaliado neste sentido, que o objetivo foi alcançado. A proposta metodológica de ensino adotada, refletiu um forte desejo de promover a aprendizagem, transcendendo a relação enfermeiro-paciente, e resultando na relação educador-educando, o que amplia o fortalecimento do vínculo e uma melhor promoção da saúde.
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