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7745320 | PREPARAÇÃO PARA ATENÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVA DE DISCENTES DE ENFERMAGEM | Autores: Fátima Maria de Melo Brito ; Janaína Paula Calheiros Pereira Sobral ; Priscila de Oliveira Cabral Melo ; Célia Alves Rozendo |
Resumo: **Introdução: **Muitos são os desafios para a qualificação do Sistema Único de Saúde, a exemplo da formação e capacitação dos profissionais que integram ou irão integrar a rede pública de assistência à saúde. Dentre esses profissionais, no Brasil, a enfermagem desempenha um importante papel na defesa e na oferta de serviços do Sistema Único de Saúde1, responsável pela assistência à saúde de milhões de brasileiros, ofertando a esses serviços nos três níveis de atenção à saúde (Atenção Primária, Média e Alta Complexidade). A Atenção Primária à Saúde, ou como conhecido no Brasil, Atenção Básica, caracteriza-se por ações de saúde, que contemplam a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde, sendo o contato principal e preferencial dos usuários com os sistemas de saúde. Os atendimentos na média e alta complexidade ou especializados visam atender aos principais problemas de saúde e tem a resolução dos envolvendo alta tecnologia e alto custo2. Neste sentido, a formação e preparação do estudante de enfermagem para Atenção Básica se torna relevante por ser esse o modelo de assistência que compreende ações de saúde com menor custo, de forma universal e integrado1. Nesse nível de atenção à saúde, cerca de 80% a 85% dos problemas de saúde da população podem ser resolvidos, evitando uma parte das internações em hospitais3, o que demonstra a relevância para a preparação dos discentes de enfermagem com ênfase na Atenção Básica. Ademais, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem orientam que as Instituições de Ensino Superior realizem a construção dos seus Projetos Pedagógicos com a definição de princípios, fundamentos, condições e procedimentos para a formação de enfermeiros, além de perspectivas para o exercício das competências gerais e específicas, buscando aproximar o futuro profissional à realidade do serviço público de saúde com vistas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde4. Considerando que o Sistema Único de Saúde comporta grande parte dos trabalhadores em saúde, a formação dos profissionais de Enfermagem deve ser discutida, com o objetivo de oportunizar uma formação crítica e reflexiva, fundamentando-se nos problemas/realidades sociais para a elaboração de propostas transformadoras das práticas profissionais e consequentemente a oferta de uma assistência resolutiva.** Objetivo**: Analisar na perspectiva de discentes de enfermagem a preparação para Atenção Básica. **Descrição metodológica: **Estudo descritivo com abordagem qualitativa. Teve como cenário o curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas, pioneira no ensino de graduação em enfermagem, em Maceió, Alagoas. Participaram do estudo 14 discentes que estavam no último período (décimo) e realizando estágio curricular obrigatório em Unidades Básicas de Saúde. A coleta de dados foi iniciada após a autorização da instituição e a consequente aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas, sendo realizada no período de setembro a outubro de 2017, após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes. O instrumento de coleta de dados continha duas partes, a primeira com dados de caracterização e a segunda parte com roteiro semiestruturado de entrevista. As entrevistas foram agendadas, de forma prévia, de acordo com a disponibilidade de cada participante, e realizadas de maneira individual pela pesquisadora, no local onde o curso é desenvolvido, em uma sala reservada. As entrevistas foram gravadas, mediante anuência dos participantes, para posterior transcrição na íntegra e análise. A análise dos dados ocorreu por análise de conteúdo na modalidade análise temática, que possibilitou a formação de sete temas, sendo o tema “Preparação para Atenção Básica”, escolhido para a abordagem nesse estudo. Os aspectos éticos da pesquisa foram atendidos, conforme Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. **Resultados: **Os participantes do estudo encontravam-se na faixa etária entre 22 e 31 anos, sendo 13 (92,9%) do sexo feminino e um (7,1%) do masculino. Houve a prevalência de solteiros (85,7%) correspondendo a 12 participantes. As entrevistas realizadas com os discentes do curso de graduação em enfermagem evidenciaram uma inclinação satisfatória quanto a preparação dos mesmos para a Atenção Básica. Constatou-se por meio dos depoimentos, que o Estágio obrigatório na Atenção Básica foi um acontecimento importante para que os discentes se sentissem preparados para a Atenção Básica, visto que eles nesse estágio ficam imersos no campo, vivenciando ao lado do Enfermeiro do serviço as ações primárias em saúde. Observou-se em muitos relatos a sensação de que o curso prepara de forma parcial para a Atenção Básica, pois os estudantes poderiam vivenciar esse nível de atenção à saúde, também, nos períodos letivos anteriores ao décimo período. Sendo apontada a necessidade do aumento da oferta de práticas na Atenção Básica, ressaltando que esta ampliação poderia proporcionar maior segurança/preparação para futuramente, enquanto profissional, atuar na Atenção Básica. **Conclusão:** De modo geral, considerou-se que o curso de graduação em enfermagem oferece ao acadêmico uma preparação satisfatória para a Atenção Básica, necessitando na perspectiva dos discentes ampliar as práticas nesse nível de atenção para se ter mais segurança na atuação. **Contribuições/implicações para a Enfermagem: **O estudo traz contribuições relevantes para a enfermagem, pois aponta a importância de uma formação com foco na preparação dos discentes para atuar na Atenção Básica, sendo esta a principal e preferencial porta de entrada do sistema de saúde. Oportuniza ainda a ampliação de debates sobre a temática, gerando propostas de melhorias para o ensino e para o preparo dos discentes de Enfermagem para a Atenção Básica.
Referências: 1- CYRINO, E.G.; TORALLES-PEREIRA, M.L. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 780-788, June 2004. Available from . access on 1 Mar. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000300015..
2- BORGES, R.F.Cuidado educativo: relações e possibilidades de uma práxis transformadora no ensino superior . Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2015.
3- BOFF, L. O cuidado necessário: na vida, na saúde, na educação, na ecologia, na ética e na espiritualidade. Petrópolis: RJ: Vozes, 2012.
4- DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir relatório para a unesco da comissão internacional sobre educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 2003.
5- BORUCHOVITCH, E.;BZUNECK, J.A.; GUIMARÃES, S.E. R. (Orgs.). Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. Petrópolis:Vozes, 2010. |