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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 7729927

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7729927

MOODLE NO PROCESSO EDUCACIONAL DE ENFERMAGEM: AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES

Autores:
Ronaldo de Sousa Moreira Baia ; Roseneide dos Santos Tavares ; Esleane Vilela Vasconcelos ; Lúcia Hisako Takase Gonçalves ; Silvio Éder Dias da Silva

Resumo:
**Introdução**: A plataforma MOODLE (_Modular Object-Oriented Dynamics Learning Environment) _foi homologada no Brasil pelo Ministério da Educação, como instrumento oficial para educação a distância. Tal tecnologia oferece ambiente de atividade social, que focaliza a aprendizagem que acontece enquanto se constroem artefatos para que sejam utilizados na propagação do conhecimento1,2; cada integrante do sistema tem papel a desenvolver. Ao professor tutor cabe orientar o processo de aprendizagem dos alunos, de forma a assegurar que objetivos do ensino sejam alcançados1. Um dos recursos facilitadores do MOODLE é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), mediado pela Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). Tal _software _aplica o paradigma pautado na filosofia pedagógica construtivista3. O uso de Tecnologias Educacionais (TE) contribui não só para aprendizagem dos estudantes, mas para troca de experiências entre os atores envolvidos, de forma a produzir pertinência científica e social, gerar novos conhecimentos e contribuir para o avanço do ensinar uma disciplina implicada.4,5 A incorporação na docência da enfermagem dessa TE pode contribuir para maior eficiência da formação profissional em enfermagem, por se tratar de instrumento facilitador aplicável em quaisquer disciplinas do curso de graduação, desde que atendidos os requerimentos legais. Este trabalho é proveniente da Dissertação de Mestrado MOODLE - Estratégia de Aprendizagem na Atividade Curricular Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva. **Objetivo**: Adotar o MOODLE como estratégia educacional da disciplina de Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva (ECTI), do curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública, em Belém-Pará e, avaliar seu desempenho, na perspectiva do estudante. **Metodologia**: pesquisa ação, desenvolvida na disciplina ECTI, utilizando 20% da carga horária na modalidade de ensino a distância, com a participação de 52 estudantes do 6º semestre do Curso de Enfermagem da UFPA. O estudo se desenvolveu durante o semestre letivo de 2014, implementando-se o programa de ensino previamente organizado pelo corpo docente, incluindo o pesquisador, segundo os cânones da plataforma. O desenvolvimento do MOODLE limitou-se ao ensino de conteúdos selecionados, em 20% da carga horária total da disciplina, permitido por lei como ensino a distância. **Resultados**: O perfil era de jovens com idade entre 20 e 37 anos, sexo feminino (78,3%), sem atividade remunerada, com renda familiar de até quatro salários mínimos. A avaliação quantiqualitativa resultou em significativa adequação do MOODLE no processo de ensino de enfermagem. Os resultados foram agrupados em unidades temáticas: Categoria **1. MOODLE - Ferramenta Transformadora do Processo** **Ensino-Aprendizagem: **Essa plataforma, diferente do modelo tradicional de ensino, permite construção coletiva do conhecimento e promove autonomia e responsabilização dos estudantes pela sua aprendizagem. Tal forma de levar o conhecimento para além da sala de aula é evidenciada de forma positiva: _“Foi bastante válida e inovadora, mostrou meio_ _para dividirmos conhecimentos fora da sala. Lá tínhamos_ _mais tempo para discutir assuntos da atividade curricular”_ _(R4); “Foi uma experiência diferenciada. Como a ECTI é pouco“pesada”, a plataforma contribuiu disponibilizando materiais_ _para estudo e esclarecendo dúvidas” __(R8)_. O MOODLE permitiu que dificuldades de vários alunos em compreender determinados assuntos fossem sanadas, pela possibilidade de criação de fóruns de discussão, adicionando material técnico-científico como artigos e vídeos. Categoria **2. O Aluno - Coautor da Aprendizagem Colaborativa. **Os estudantes (36,9%) identificaram no MOODLE um ambiente cujo aprendizado é construído e compartilhado continuamente, quando observavam que a comunicação fluía de maneira mais flexível e dinâmica. Contudo, dificuldades e pensamentos negativos permearam a busca de conhecimentos, o que pôde ser minimizado mediante adaptação e apoio: _“Inicialmente tive medo de não conseguir_ _alcançar as metas. Fiquei parcialmente tranquila quando_ _professores/tutores me garantiram poder estudar, por_ _disponibilizar prazos para interagir e apoio nas atividades”_ (R35). Os desafios de nova estratégia educacional podem levar os alunos a temer o desconhecido, considerando-o como intransponível. Nas suas falas, destacaram-se o medo do desconhecido, substituído pela autoconfiança ao se familiarizarem com as ferramentas da plataforma. Categoria **3. Entraves Possíveis na Utilização da Plataforma MOODLE**. O processo ensino-aprendizagem é uma construção constante do estudante em buscar formas de relacionar e somar saberes; os professores auxiliam, elaborando estratégias pedagógicas para facilitar a interação em ambiente virtual. Contudo, vários estudantes (47,8%) encontravam dificuldades relacionadas ao não aproveitamento pleno de recursos do sistema por falta de tempo. _“O excesso de atividades de outras disciplinas do semestre nos limitava muito ao uso da plataforma, atividades que também mereciam dedicação” _(R12). Observou-se que estudantes necessitam de melhor planejamento na organização do tempo de estudo das disciplinas que compõem o bloco curricular do semestre, pois a plataforma MOODLE permite o acesso, a qualquer momento, de materiais para estudo e permanente interação com colegas, alunos e professores. Categoria **4. Avaliação do MOODLE: O Alunado Como Principal Avaliador. **As reações dos estudantes, aos procedimentos realizados e disponibilizados pelos tutores da atividade curricular se resumem na avaliação dos procedimentos da estratégia MOODLE baseada em 17 itens, cuja pontuação em cada item variava de 1 a 10. As médias foram, em sua maioria, iguais ou superiores a 8, demonstrando desempenho semelhante entre os alunos. Ficou demonstrada a facilidade de manuseio da plataforma e semelhança de opiniões em torno da média, com valores próximos de excelência. Observou-se, ainda, que respostas revelaram qualidade no ambiente de estudo, com exceção nos procedimentos de conexão com a Internet, cuja avaliação foi de 6,7. Tal desempenho, fruto de familiarização com o ambiente virtual de exploração de ferramentas, como Fórum, Biblioteca, Tira-dúvidas, Bibliografia, Arquivos para _download_, Mural de avisos, _Links _e Fotos, propiciaram participação nas diversas funcionalidades do MOODLE. **Conclusão**: Da avaliação da perspectiva do alunado, infere-se que a adoção da plataforma MOODLE, como parte do ensino da enfermagem, representa prática inovada e benéfica, propondo-se seu uso nas disciplinas, em 20% da carga horária de educação à distância. **Contribuições/implicações para a Enfermagem**: A utilização da modalidade semipresencial e/ou a distância é uma estratégia que pode ser utilizada nos cursos de graduação em enfermagem em disciplinas de conteúdo teórico, segundo as novas diretrizes curriculares, o que contribuirá para a formação do profissional em enfermagem. Assim sendo, a Plataforma Moodle se torna uma ferramenta estratégica como complementação do processo ensino-aprendizagem.


Referências:
1- IASP International Association for the Study of Pain 2- Diagnósticos de Enfermagem da Nanda: Definições e Classificação – 2015-2017. Nanda Internacional. Porto Alegre: Artmed, 2015. 3- Mata, Matheus de Sousa et al. Dor e funcionalidade na atenção básica à saúde. Ciênc. saúde coletiva. 2011, vol.16, n.1, pp.221-2303.4- Sociedade Brasileira para Estudo da Dor. Ano Mundial Contra a Dor nas articulações. Declarações. 2015. São Paulo.