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7642242 | PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO E SUA IMPLICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO | Autores: Hedi Crecencia Heckler de Siqueira ; Vanessa de Araujo Marques ; Juliana Marques Weykamp ; Susana Cecagno ; Diana Cecagno |
Resumo: **PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO E SUA IMPLICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO **
_Diana Cecagno_[1]_, _Juliana Marques Weykamp[2], Vanessa de Araujo
Marques[3], Susana Cecagno[4], Hedi Crecencia Heckler de Siqueira[5]
**INTRODUÇÃO**: O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é entendido como sendo um guia norteador, que visa direcionar as ações pedagógicas do curso no processo de ensino aprendizagem no contexto da formação acadêmica do enfermeiro. Dentre os elementos constituintes deste processo estão, os recursos humanos, físicos, materiais e financeiros, a infra-estrutura, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Enfermagem (DCN/ENF)1 o PPC, os cenários de aprendizagem e as tecnologias de informação2. Esse conjunto, quando articulado, pode ser um diferencial capaz de conduzir a formação preconizada pelas diretrizes e potencializar uma atuação profissional direcionada às necessidades sociais de saúde da população. No entendimento deste estudo, a referida formação necessita interconectar conteúdos, objetivos, metodologias e o espaço no qual é realizado, num movimento constante, dinâmico e flexível, assumindo caráter permanente em espiral, que permite inserções em relação às necessidades do ser humano na sua multidimensionalidade e das políticas públicas. Isto porque a formação acadêmica do enfermeiro necessita oportunizar um aprendizado que seja inovador, flexível e possibilite adequações constantes. Ao assumir essas caracteristicas, o processo de ensino aprendizagem poderá ser conduzido no intuito de (re)construir constructos que possibilitem potencializar uma atuação profissional de enfermagem com competências, habilidades, atitudes e comportamentos direcionadas às especificidades regionais e locais da saúde. **OBJETIVO:** investigar os princípios que nortearam a construção do PPC do curso e seu impacto no processo de ensino aprendizagem. **METODOLOGIA: **estudo qualitativo exploratório, descritivo3 realizado em 05 Instituições de ensino, que oferecem cursos de Enfermagem na Região Sul do Rio Grande do Sul. Participaram dois docentes de cada uma das Instituições, totalizando dez profissionais. A coleta de dados, por meio de entrevista semiestruturada, aconteceu no período de novembro de 2013 à julho de 2014, com parecer ético de aprovação nº 166/2013. Cada participante foi identificado com a letra D seguida de números arábicos, atribuídos aos participante conforme ordem de realização da entrevista. A entrevista foi escrita/digital, pois cada entrevistado digitou, pessoalmente, suas respostas num _Leptop_, disponibilizado pela pesquisadora, juntamente com o roteiro das questões e assistida/dialogada, porque o entrevistador permaneceu junto ao entrevistado para esclarecer possíveis dúvidas, além de assegurar a emissão das respostas. Posteriormente a cada entrevista, os dados foram transferidos para um arquivo do _word_ a fim de dar seqüência na organização, análise e interpretação dos dados que seguiu o recomendado pelo método de análise de conteúdo3 . **RESULTADOS: **Os principios norteadores da construção do PPC na formação acadêmica do enfermeiro, nas Instituições pesquisadas foram, a formação generalista prevista nas DCN/ENF, o perfil do egresso e as políticas públicas. Acredita-se que, para consolidar a convergência estrutural, organizativa e filosófica entre as DCN/ENF, os princípios e diretrizes do SUS e as políticas públicas, é necessário a mudança de paradigma educacional cartesiano, ainda vigente na maioria das IES em estudo, para o paradigma sistêmico que abandona o estudo do objeto em si e se dedica a analisar as relações que se estabelecem entre os componentes do PPC e o meio ambiente onde está inserido. Ainda, neste paradigma estão embutidas diversas características, dentre elas, a inovação, a integralidade, interdisciplinaridade, flexibilidade e a interconexão à realidade vivida. Percebe-se que o desenvolvimento das competências e habilidades, preconizadas pelas DCN/ENF, para contemplar o perfil do egresso, requerem a adoção de estratégias fundamentadas nas diretrizes do SUS, o que significa um desafio para as Instituições, visto que necessitam aproximar a formação teórica-prática e a práxis profissional4.. Para dar conta da proposta de formação recomendada pelas DCN/ENF e atingir o objetivo do perfil do egresso é necessário um preparo e abertura para novos paradigmas que permitam a construção do conhecimento, de forma participativa e a busca por alternativas metodológicas que possibilitem concretizar a formação preconizada5. Como impacto positivo, foram destacadas questões inerentes à formação acadêmica e institucionais. As relativas à formação acadêmica incluíram a inserção precoce dos acadêmicos nos cenários da prática, a escrita do portfólio, a formação do enfermeiro generalista, o desenvolvimento do senso crítico do discente, o compromisso social, participação ativa do aluno no processo de ensino aprendizagem. Referente as institucionais, mencionaram a composição macro da Instituição, a existência de um PPC estruturado, a possibilidade de intercâmbio interinstitucional nacional e internacional. Como impactos negativos na formação acadêmica salientaram questões práticas do saber fazer e agir distante do pensar, a necessidade de integração do conhecimento e a avaliação. Dentre os relativos à Instituição foram apontadas: a política Institucional, a desvalorização da graduação em relação a pós-graduação, a necessidade de mudança de mentalidade, bem como, a quantidade de docentes e sua formação. **Conclusão:** Os resultados dessa pesquisa possibilitam apontar que a elaboração dos PPC tiveram como âncora as DCN/ENF, com ênfase no perfil do egresso. Os impactos positivos no processo ensino aprendizagem permitem direcionar o olhar para um caminho capaz de conduzir uma formação acadêmica criativa e transformadora, capaz de potencializar a reflexão acerca do ser, pensar e agir que, interligados com o contexto no qual estão inseridos, incitem uma atuação profissional que englobe as dimensões de arte, ciência e técnica da disciplina da enfermagem. Os impactos negativos mencionados, possíveis de serem superados, podem ser percebidos como uma dificuldade das Instituições em produzirem mudanças e transformações. **Contribuições para a enfermagem: **O estudo indica possibilidades para a sensibilização, reflexão e a inovação rumo a transformação do processo de ensino aprendizagem na formação acadêmica do enfermeiro. **Referencias:** 1.Ministério da Educação (BR). Resolução nº 03/2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Diário Oficial da União. Brasília: Ministério da Educação; 2001. 2. Cecagno, D. **Formação acadêmica do enfermeiro na perspectiva ecossistêmica. **2015. 273p. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal do Rio Grande. Escola de Enfermagem. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Rio Grande, RS. 3.Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2011. 4.Corbellini, V.L.; Santos, B.R.L.D.; OJEDA, B.S.; Erhart, L.M.; Eidt, O.R.; Stein, S.C.; Mello, D.T.D. Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro. **Rev Bras de Enferm**, v.63, n.4, p.555-60, 2010. 5. Dias OV, Leite MTS, Vieira MA, Mendonça JMG, Figueiredo MFS. Transformando o processo curricular: A experiência do curso de graduação em enfermagem da Unimontes Motricidade. 2012; 8(2): 832-841.
Descritores: Enfermeiro, projeto, pedagógico
**TEMA 1: Diretrizes Curriculares Nacionais e desafios contemporâneos da formação profissional em Enfermagem**
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[1] Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da Faculdade de
Enfermagem FEn/UFPEL, cecagnod@yahoo.com.br
[2] Enfermeira. Doutoranda do PPGENF/FURG.
[3] Psicóloga. Mestranda do PPGENF/UFPEL.
[4] Enfermeira. Doutoranda do PPGENF/UFPEL.
[5] Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Eméricto da FURG. Docente do
PPGENF/FURG
Referências: 1 Freire, P. Pedagogia do Oprimido. 11a.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
2 Freire, P. Extensão ou comunicação? 15a. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. |