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7618954 | EDUCAÇÃO CORPORATIVA: PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA PARA A FORMAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE | Autores: Jussara Gue Martini ; Murielk Motta Lino ; Monica Motta Lino |
Resumo: **Introdução:** a área de saúde do trabalhador é abrangente e multifacetada, compreendendo a prevenção dos problemas de saúde provocados pelo emprego, acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, e todos os aspectos que conectam o trabalho e a saúde. As equipes de saúde e segurança no trabalho - SST precisam discutir mecanismos de ação para o melhor manejo desta área sob sua responsabilidade. Além disso, tem que estar continuamente atenta e preparada para as necessidades que emergem e até mesmo se anteciparem as situações de modo a intervir com resolutividade e rapidez.(1) Nesse contexto, é necessário trabalhar em uma dinâmica na qual cada profissional contribui com o seu conhecimento específico, e intermediados pelo diálogo, a equipe pode realizar uma contínua troca de saberes, de modo a encontrar a melhor forma de atuar, tornando fundamental que os conhecimentos estejam sempre atualizados. A qualificação da equipe de SST para mudança nos processos de trabalho a partir de uma lógica da integralidade das ações, quando proporcionada por uma educação problematizadora, pode proporcionar espaços para o diálogo e resolução de situações-problemas. Para formar este novo perfil de trabalhadores, os programas de educação corporativa vêm empregando modelos que não mais preconizam a simples transmissão de conteúdo, mas sim processos de ensino-aprendizagem significativos, contextualizados, críticos e participativos.(2) **Objetivo:** a partir desta perspectiva, o objetivo desse estudo consiste em analisar o desenvolvimento de uma ação de educação corporativa problematizadora junto a uma equipe de saúde e segurança do trabalho de uma empresa de energia elétrica brasileira. **Metodologia:** trata-se de uma pesquisa do tipo descritivo-exploratória, de abordagem qualitativa, pautada no referencial teórico de Paulo Freire e desenvolvida por meio do Arco de Charles Maguerez. Tal pesquisa ocorreu a partir do desenvolvimento de uma ação de educação corporativa problematizadora ocorrida em cinco encontros com a equipe de SST da Eletrosul, inseridos em seu contexto de trabalho, com 12 participantes. As falas e diálogos dos participantes foram as fontes primária de dados, e a análise qualitativa dos dados se deu a partir da análise de conteúdo. **Resultados:** os resultados foram apresentados em dois manuscritos – o primeiro trata do desenvolvimento de uma ação de educação corporativa problematizadora com uma equipe de saúde e segurança do trabalho(3), e o segundo trata de temática emergida nos diálogos, que diz respeito a importância do trabalho em equipe para uma equipe de SST. Foi possível confirmar que o processo de educação corporativa problematizadora traz soluções contextualizadas aos problemas encontrados, valoriza os profissionais envolvidos, responde às necessidades da empresa em que atuam, é efetivo e de baixo custo. Além disso, constatou-se que, apesar dos problemas relacionados ao trabalho de equipe relatados pelo grupo, o diálogo franco e a troca de conhecimentos são ferramentas que podem ser utilizadas no dia a dia para a construção de relações interpessoais mais sólidas. Os participantes realmente se entregaram a atividade e a forma como o método de trabalho problematizador levou a um aprendizado aprofundado na temática escolhida pelo grupo foi compensadora. **Contribuições para a enfermagem: **os resultados do estudo coadunam-se aos preceitos estabelecidos na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) visto que a mesma representa uma importante mudança na concepção e nas práticas de capacitação dos trabalhadores dos serviços e encontra-se alicerçada na necessária responsabilização dos serviços com a transformação das práticas dos trabalhadores, configurando-se como esforços de construção de conhecimento comprometido com a realidade dos profissionais. A partir do disposto remete-se às atribuições do enfermeiro, que além de atuar nas funções de assistência e administração, atua também como educador, tendo como protagonistas ora os usuários, ora a equipe de trabalho. **Conclusão:** constatou-se a viabilidade da implementação de uma educação corporativa problematizadora, cujos resultados demonstraram a valorização dos trabalhadores, o fortalecimento do diálogo e da troca de conhecimentos, a busca de soluções contextualizadas e a transformação da realidade, com baixo custo e atendendo às necessidades tanto da empresa quanto dos trabalhadores da equipe.
Referências: 1. Ministério da Saúde (Brasil). Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União 22 set; Seção 1. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/161636273/dou-secao-1-22-09-2017-pg-68. Acesso em 01 mar. 2017.
2. Ferreira SRS, Périco LAD, Dias VRFG. Atuação do Enfermeiro na Atenção Primária à Saúde. 1. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2017.
3. Ministério da Saúde (Brasil). Portaria nº 154, de 24 de janeiro de 2008. Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família. Diário Oficial da União 04 mar; Seção 1. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt0154_24_01_2008.html. Acesso em 01 mar. 2018. |