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7586274 | AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA. | Autores: Gabriela Thome da Cruz de Oliveira ; Daniela Cristina Ratico ; Thais Fávero Alves ; Jennifer Hostins ; Quézia Meldola Prado |
Resumo: **Introdução:** A pediculose capilar é uma doença acometida por uma ectoparasitose causada pelo artrópode parasita _Pediculushumanus_ capitis, popularmente conhecido como o piolho da cabeça, que remete o couro cabeludo humano, atingindo predominantemente crianças em idade escolar. O piolho é um pequeno inseto sem asas que sobrevive exclusivamente de sangue, ‘’preferem ambientes quentes, escuros e úmidos, e depositam seus ovos nos fios de cabelo’’1. Pela incapacidade de voar e a ausência de pernas para o salto, o principal meio de transmissão da Pediculose é através do contato direto de pessoa para pessoa, como por exemplo, o uso compartilhado de vestuário pessoal, sendo esses os chapéus, bonés, escovas de cabelo, pentes ou roupas de pessoas contaminadas.2 Com isso, é visível a presença do parasita e de seus ovos (lêndeas) no cabelo da criança, pois quando instalado no fio do cabelo, tem a característica de se apresentar através de pequenos pontos esbranquiçados, e também principalmente manifestar na criança um intenso prurido no couro cabeludo, e na parte posterior da cabeça.O prurido acontece devido à necessidade de alimentação do piolho, utilizando para isso duas substancias da sua saliva. Quando o piolho encontra um vaso sanguíneo no couro cabeludo, ele injeta saliva no local. A primeira delas é uma enzima com propriedades anestésicas, que fazem com que o homem não sinta a dor no momento da picada. Em seguida, uma segunda enzima atua no local como um anticoagulante, evitando que o sangue coagule no intestino do piolho. A combinação destas duas substâncias promove uma reação no corpo humano, manifestando-se na forma de coceira intensa, um incômodo que geralmente começa atrás da orelha ou na região da nuca. Dependendo da quantidade de piolhos no couro cabeludo da criança, outro sintoma pode acontecer, como é o caso do desenvolvimento da anemia.1 A anemia pode se manifestar em crianças infestadas pela Pediculose, dependendo da quantidade de piolhos presentes na cabeça, e também quando associada às condições sociais precárias de higiene corporal, e as dietas inadequadas, podem fazer com que elas obtenham a anemia. Isso é justificado devido à deficiência de ferro subtraída pela hematofagia exercida pelos piolhos Além disso, as crianças podem apresentar ‘’baixo desempenho escolar por dificuldade de concentração, consequência do prurido contínuo e distúrbios do sono’’. 3 Diante disto, as ações educativas em saúde que contribuem para as políticas de prevenção de doenças, da educação e da coleta de informações da comunidade. Portanto, uma população bem informada, educada e qualificada possibilita formar uma maior quantidade de pessoas capacitadas a combater e/ ou prevenir as parasitoses.3 Nesta perspectiva, a Política Nacional de Atenção Básica preconiza como atribuições de que todos os profissionais da saúde devem garantir a atenção à saúde, fundamentado pelos princípios do Sistema Único de Saúde SUS, por meio da realização de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde e prevenção de agravos, garantindo o atendimento da demanda espontânea, e das ações programáticas, coletivas e de vigilância à saúde, através de ações de educação em saúde a população adstrita conforme o planejamento de cada equipe.4 Neste contexto, o presente trabalho visa relatar ações de educação em saúde sobre a Pediculose e a importância da higiene corporal das crianças, por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, apresentando os principais aspectos para o controle da doença, relacionados ao bem-estar social evitando a proliferação dos artrópodes na comunidade.**Objetivos:** Relatar a experiência vivenciada no estágio básico da disciplina de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente através de Educação em Saúde com crianças de 9 à 10 anos de idade, sobre Pediculose e higiene corporal, discutindo a importância das ações de Educação em Saúde na formação do acadêmico de Graduação em Enfermagem. **Descrição metodológica:** Trata-se de um relato de experiência, sobre a realização de uma Educação em Saúde em parceria com profissionais de uma UBS do município, junto a uma escola de ensino fundamental. A atividade foi desenvolvida pelas acadêmicas e uma docente responsável da disciplina do curso de graduação em enfermagem do 6º período no estágio básico da disciplina de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente. **Resultados: **A partir da vivencia nas consultas de puericultura, observou-se a necessidade de abordar o tema sobre a Pediculose na infância associado a higiene corporal, tendo em vista o alto índice de crianças em idade escolar apresentando os principais sintomas, e a falta de informação para a prevenção da doença. Desta forma realizamos uma Educação em Saúde com crianças do 5 ano do ensino fundamental, tendo a participação aproximada de 60 alunos. A Educação em Saúde ocorreu através de uma encenação teatral com uma abordagem dinâmica e linguagem compreensível ao público jovem, abordando os assuntos relacionados à doença: principais sintomas, tratamento e as formas de prevenção. Após a encenação as crianças foram divididas em 2 grandes grupos, e convidadas a participar da segunda fase da atividade, um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas sobre a temática apresentada no teatro, com objetivo de avaliar o conhecimento adquirido na primeira etapa. Por fim, a dinâmica de encerramento finalizou com a entrega de um kit de higiene, contendo shampoo, pente fino, sabonete,escova de dente e pasta dental, para cada criança levar para casa, promovendo desta forma a prevenção de doenças. **Conclusão: **Assim, concluímos que os processos de educação em saúde contribuem para análise reflexiva, retroalimentando o processo ensino aprendizagem. Sensibilizados pela realidade local, em um processo recíproco de troca de experiências, capacitando o profissional de Enfermagem a ter um olhar integral ao ser humano, buscando conscientizá-lo sobre os cuidados necessários para promoção de sua saúde, tornando-se um instrumento fundamental na construção de saberes para o aluno e comunidade. **Contribuições/implicações para a Enfermagem:** A experiência busca o crescimento do profissional de enfermagem a desenvolver no seu processo de trabalho uma assistência mais ativa e humanizada. Conforme a Resolução COFEN-358/2009, o qual dispõe sobre a Sistematização da assistência de Enfermagem e a sua implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. A educação em saúde realizada com as crianças possibilitou a Sistematização da Assistência de Enfermagem, implementado no processo de trabalho profissional através das cinco etapas: coleta de dados nas consultas de puericultura; diagnóstico de enfermagem; planejamento das ações, implementação e avaliação de enfermagem, contribuindo para o fortalecimento da formação profissional através de atividades comunitárias e intersetoriais.
Referências: 1 Vieira et AL. Administração de medicamentos pela via intramuscular na região ventroglútea. Refaci, brasília, v.2, no 2, jan - jul 2017.
2 Fortes, AVS. Administração segura de medicamentos: proposta de protocolo de orientações para equipe de enfermagem [manuscrito]. - 2017. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Pró reitoria de Pós-graduação (PRPG), Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Profissional), Goiânia, 2017.
3 Silva, PS, Selma, VV. As relações anatômicas envolvidas na administração de medicamentos por via intramuscular: um campo de estudo do enfermeiro. Revista eletrônica trimestral de enfermagem. Abril 2013. N° 30, ISSN 1695-6141.
4 Lima BSS. Comparação dos estratos anatômicos das regiões ventroglútea e vasto lateral da coxa em recém-nascidos: análise da enfermagem para a prática de injeções. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas, 2014. 87 F.: IL. |