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7577166 | APLICAÇÃO PRÁTICA DO REFERENCIAL TEÓRICO DE ENFERMAGEM DA TEORIA DE FAYE ABDELLAH EM GERONTOLOGIA | Autores: Rafaela Vivian Valcarenghi ; Vanessa de Sousa Silva ; Jackeline de Oliveira Castro ; Simony Fabiola Lopes Nunes ; Rafaela Baptista |
Resumo: **Introdução**: Abordar as necessidades do paciente é crucial para fornecer cuidados de qualidade em todo o mundo. Nesta linha, pode-se afirmar que a aplicação de teorias de enfermagem na prática clínica varia de contexto para contexto. Faye Glenn Abdellah sendo pioneira na pesquisa de enfermagem, se concentrou na avaliação do cuidado centrado do paciente, considerando os seguintes aspectos: 1. Melhor atendimento de enfermagem após pesquisas baseadas em evidências; 2. A enfermagem é centrada no paciente, que se concentra nas necessidades de saúde do indivíduo; 3. 21 Problemas de enfermagem como diretrizes em cuidados de enfermagem; 4. Para incluir a família do paciente no plano de cuidados de enfermagem.¹ **Objetivo**: relatar a experiencia na utilização do processo de prática de enfermagem baseada em teoria na avaliação de um enfermeiro clínico na assistência de um idoso com diagnóstico de hiperplasia benigna da próstata e insuficiência venosa a luz do referencial teórico de Faye Abdellah. **Descrição Metodológica:** O presente estudo trata-se de um relato de experiência desenvolvido entre abril e maio de 2017, com idoso residente de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos localizada em Imperatriz/MA. Foram realizadas 03 (três) consultas e avaliações pelos acadêmicos de enfermagem com aferição de sinais vitais, exames físicos, aplicação da AGA e realização de atividades lúdicas. _A avaliação foi guiada utilizando-se a_s seguintes escalas: Teste do sussurro: avaliação da acuidade auditiva; Mini Exame do estado Mental (MEEM); Avaliação e verificação de quadro depressivo: Escala de depressão Geriátrica Abreviada (GDS); Avaliação de equilíbrio e marcha do idoso: Escala de avaliação do Equilíbrio e da Marcha de Tinneti. A análise e tratamento dos dados foram realizados a partir dos pressupostos dos 21 Problemas de Enfermagem da _Teoria de Faye Abdellah e da linguagem de enfermagem padronizada, NANDA, NIC (Classificação de Intervenções de Enfermagem) e NOC (Classificação de Resultados de Enfermagem), avaliação guiada e identificação de resultados e intervenções relacionadas ao manejo o paciente idoso. _**Resultados**: Utilizou-se a Sistematização da Assistência de Enfermagem seguindo as etapas de Coleta de dados, Diagnósticos de Enfermagem, Planejamento, Implementação e Avaliação das ações implementadas. Sendo assim, analisando o caso do paciente, observa-se que a Teoria dos 21 problemas de enfermagem de Faye Abdellah é a que melhor contempla o caso, visto que, respondem bem as necessidades do idoso em resposta aos déficits que foram levantados durante a observação direta, comunicação e interação com o mesmo. Os principais resultados da AGA: Teste do sussurro, o idoso obteve resposta positiva para acuidade auditiva; Avaliação cognitiva do idoso através do Mini Exame do estado Mental (MEEM) obtendo o idoso resultado 15/30 que sugere déficit na função cognitiva; Escala de depressão Geriátrica Abreviada (GDS) o resultado foi 10/15 identificando depressão leve; Escala de avaliação do Equilíbrio e da Marcha de Tinneti, pontuação do equilíbrio: 07/16, pontuação da marcha: 03/12 com um total de: 10/28, nessa escala avalia-se que quanto menor o resultado maior é o problema do paciente. Partindo das três categorias principais de problemas de enfermagem (Necessidades físicas, sociológicas e emocionais dos clientes) levantados por Faye Abdellah, os principais Diagnósticos de Enfermagem encontrados foram: Deambulação prejudicada, relacionada à dor e equilíbrio prejudicado, caracterizada pela capacidade de andar sobre superfícies; Déficit no autocuidado para banho caracterizado pela capacidade de realizar ou completar as atividades de banho por si mesmo; Memória prejudicada, caracterizada pela incapacidade de recordar informações ou habilidades comportamentais; Integridade da pele prejudicada, caracterizada pela derme e/ou epiderme alterada. Como intervenções: Prevenir contra quedas; Promover a mecânica corporal; Promover exercício: treino para fortalecimento, controle muscular, equilíbrio, mobilidade articular; Monitorar as extremidades inferiores; Realizar assistência no autocuidado; Prevenir quedas; Promover exercício; Realizar terapia com exercício: deambulação, equilíbrio, mobilidade articular; Controlar demência; Realizar controle hídrico; Estimular o cognitivo; Realizar terapia de recordações; Administrar medicamentos: tópica; Realizar banho; Controlar prurido; Realizar cuidado perineal; Manter cuidados com lesões; Manter precauções circulatório; Controlar infecção. Os resultados de enfermagem relacionados a Teoria: 2. Promover atividades adequadas: Exercício, repouso e sono; 3. Promover a segurança por meio de prevenção de acidentes, lesões e outros traumas e evitar a propagação de enfermidades; Manter a higiene e bem-estar físicos corretos; 4. Manter uma mecânica corporal correta, prevenindo as deformações; 12. Identificar e aceitar as expressões, sentimentos e raciocínios positivos e negativos; 13. Identificar e aceitar a inter-relação entre emoções e enfermidades orgânicas; 10. Facilitar a manutenção da mecânica e as funções de regulação. Observou-se algumas limitações ao aplicar o processo de enfermagem com o referencial descrito, a destacar que a estrutura de Abdellah é inconsistente com o conceito de holismo. A natureza dos 21 problemas de enfermagem atesta isso. Como resultado, o paciente pode ser diagnosticado como tendo numerosos problemas que levariam a esforços de cuidados fraccionados, e os problemas potenciais podem ser negligenciados porque o cliente não é considerado em uma determinada fase da doença. **Conclusão. **O presente estudo foi uma ferramenta fundamental para conhecimento prático acerca das alterações que acometem os idosos no processo de senescência e senilidade, possibilitando assim um olhar crítico para a importância da equipe de enfermagem nos cuidados e acompanhamento do idoso e abrindo espaço para uma análise sobre as patologias ligadas ao processo de envelhecimento. _A teoria de enfermagem e a linguagem de enfermagem padronizada melhoram a comunicação entre enfermeiros e apoiam a capacidade do paciente auto gerenciar uma doença crônica. Além disso, _O quadro parece concentrar-se bastante na prática de enfermagem e nos indivíduos. Isso limita um pouco a capacidade de generalizar, embora a abordagem de resolução de problemas seja prontamente generalizável para clientes com necessidades específicas de saúde e enfermagem específica. **Contribuições/Implicações para a enfermagem:** A assistência em enfermagem é essencial na medida em que está diretamente associada ao tratamento do paciente e influencia diretamente na adaptação no processo saúde doença do mesmo, contribuindo para uma melhora na qualidade de vida deste. Dessa forma, entende-se que o enfermeiro deve estar apto a realizar a assistência em enfermagem da melhor forma possível. A teoria de Abdellah fornece uma base para determinar e organizar cuidados de enfermagem. Os problemas também fornecem uma base para a organização de estratégias adequadas de enfermagem.
Referências: 1 Brasil. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Censo Demográfico 2000: características gerais da população. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: < https://ww2.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/20122002censo.shtm>. Acesso em: setembro de 2017.
2 Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção à saúde da pessoa com deficiência no Sistema Único de Saúde – SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_saude_pessoa_deficiencia_sus.pdf> . Acesso em: setembro e 2017.
3 Othero MB, Ayres JRCM. Necessidades de saúde da pessoa com deficiência: a perspectiva dos sujeitos por meio de histórias de vida. Interface - Comunic., Saude, Educ., v.16, n.40, p.219-33, jan./mar. 2012. Disponível em: . Acesso em: setembro de 2017. |