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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 7551429

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7551429

CONSTRUÇÃO DE UMA SISTEMÁTICA EDUCATIVA E ASSISTENCIAL: PREPARAÇÃO PARA O CAMPO CLÍNICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Fátima Helena do Espírito Santo ; Cristhian Antônio Brezolin ; Luiz dos Santos

Resumo:
CONSTRUÇÃO DE UMA SISTEMÁTICA EDUCATIVA E ASSISTENCIAL: PREPARAÇÃO PARA O CAMPO CLÍNICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA Cristhian Antônio Brezolin Fátima Helena do Espírito Santo _Luiz dos Santos_ Introdução: Ao analisar o processo de formação do enfermeiro deve-se considerar a necessidade de introduzir e sistematizar metodologias que proporcionem conhecimentos técnicos e impulsionem a capacidade reflexiva e crítica.¹ Assim, compreender a metodologia da assistência em enfermagem como um caminho para se conduzir o trabalho é crucial para o estudante de graduação, já que sua aplicação requer uma articulação teórico-prática² para proporcionar um cuidado articulado a autonomia profissional, do paciente e suas necessidades biológicas.³ A graduação constitui um momento oportuno para o desenvolvimento da sistematização da assistência em enfermagem a fim de ajudar os acadêmicos a ampliarem a percepção da necessidade de sua implementação e assim lançar mão desta importante ferramenta no cotidiano profissional.4 Objetivos: aplicar uma estratégia de ensino aos alunos na disciplina Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso I do curso de graduação em enfermagem que contemple a participação coletiva dos mesmos na construção de uma sistematização na assistência em enfermagem para pacientes com quadros clínicos em uso de terapias medicamentosas no contexto da hospitalização. Descrição metodológica: A primeira etapa do estudo abrangeu a análise de dados em 37 estudos de caso desenvolvidos pelos acadêmicos de enfermagem do primeiro semestre de 2017 nos setores de Clínica Médica e Hematologia do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) da UFF, setores estes que constitutem o campo de atuação prático da disciplina, na qual o projeto estava vinculado. Realizada a leitura na íntegra dos estudos de caso, levantou-se os quadros clínicos e medicamentos mais prevalentes nos referidos trabalhos, sendo os mesmos tabulados em um instrumento de investigação desenvolvido para este fim. Posteriormente, foram eleitos 45 fármacos e 25 quadros clínicos e, para cada um deles, foi estabelecido um formulário contendo os eixos que diretamente integram a SAE: coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, planejamento, implementação da assistência e avaliação. Extraclasse os 21acadêmicos que aceitaram participar do projeto foram divididos em duplas ou trios e receberam um formulário contendo uma temática extraída dos estudos de caso analisados, sendo esta uma classe farmacológica ou um quadro clíníco.Posteriormente, era realizada breve explicação sobre a sistematização da assistencia em enfermagem e suas etapas, e os estudantes eram orientados a elencar pontos relevantes para cada eixo, baseado nos conhecimentos biomédicos e de enfermagem adquiridos até o momento, devendo justificar o porquê de cada resposta. Em grupo efetuava-se a leitura das respostas e o monitor mediava a discussão adicionando, corrigindo e explicando as informações. Por fim realizou-se a última etapa do estudo, com base nas respostas e discussão com os acadêmicos, foi criado um banco de dados online contendo, atualmente, 50 quadros clínicos e grupos farmacológicos. Acessando os mesmos é possível ter uma visão global das etapas da assistência em enfermagem, em que cada item apresenta uma justificativa construída a partir da discussão com os acadêmicos e embasada em uma detalhada consulta realizada pelo monitor na literatura científica das áreas de fisiologia, farmacologia e enfermagem médico-cirúrgica, tendo em vista o caráter integrativo da disciplina. Como instrumento de avaliação do estudo aplicou-se uma pesquisa de opinião anônima composta de cinco questões objetivas com alternativas de respostas, organizadas em quatro níveis de satisfação, e também uma questão aberta de livre opinião, todos os dados da pesquisa de opinião foram tabulados para posterior análise. Os resultados demonstraram que a aplicação do estudo melhorou a capacidade dos estudantes em articular a teoria com a prática da enfermagem diante de situações clínicas. Dos 21 alunos avaliados, 100% classificaram que antes do projeto consideravam sua capacidade de articulação teórico-prática pouco satisfatória, contudo após o projeto 66,6% avaliaram como satisfatório, e 33,4% como extremamente satisfatório. Sobre a confiança em desenvolver a sistematização da assistência em enfermagem na área hospitalar 52,5% afirmaram estar extremamente confiantes e 47,5% confiantes após o desenvolvimento do projeto. Quando questionados sobre a capacidade do projeto favorecer a compreensão da atuação e competências do enfermeiro no ambiente hospitalar 75,3% responderam que se consideram satisfeitos, enquanto 24,7% extremamente satisfeitos. Ao analisar a questão aberta de livre opinião sobre o projeto evidenciou-se que as respostas relacionaram a aplicação do mesmo com um melhor desempenho no estágio teórico- prático, além de sugestões como aplicar a atividade para as tumas seguintes. Dessa forma, o projeto favoreceu maior autonomia e confiança na realização de cuidados aos pacientes durante o ensino teórico prático da disciplina e forneceu subsídios para a aplicação de uma sistematização mais aprofundada para pacientes hospitalizados. Conclui-se que o envolvimento dos alunos na construção de uma sistematização na assistência valendo-se de metodologias ativas, agregando novas ideias ao saber já consolidado, favorece a compreensão da atuação enquanto futuro enfermeiro, na medida em que promove, através da reflexão crítica de suas ações, uma preparação sólida e científica para atuação no campo clínico,resultando em uma assistência de melhor qualidade e eficácia ao paciente, bem como representa um material didático a ser disponibilizado para os demais discentes, além de fornecer melhor preparação para o mercado de trabalho. Contribuições para a Enfermagem: A abordagem da Sistematização da Assistência em Enfermagem na graduação proporciona ao estudante compreender o trabalho do enfermeiro de modo mais científico e com visão ampla das etapas do processo de cuidar. Esta estratégia aliada a aproximação com situações clínicas a serem vivenciadas e a participação direta do estudante, possibilita que diante da prática seja esta na graduação ou enquanto profissional, a tomada de decisões seja pautada no conhecimento científico e na compreensão do processo de enfermagem como guia para uma assistência de qualidade. Para o corpo profissional, esta abordagem garante enfermeiros com maior efetividade laboral, raciocínio clínico, e capacidade de analisar as situações de forma global, agregando visibilidade e cientificidade à profissão e qualificando o cuidado prestado. REFERÊNCIAS 1. Barba AV, Urien EL. La satisfacción del alumnado em la implementación de metodologías colaborativas de aprendizaje. Index Enferm, Granada 2009; 18(2): 142-146. 2. Fuly PSC, Leite JL, Lima SBS. Correntes de pensamento nacionais sobre sistematização da assistência de enfermagem. Rev Bras Enferm 2008; 61: 883-887. 3. Barros DG, Chiesa AM. Autonomia e necessidades de saúde na Sistematização da Assistência de Enfermagem no olhar da saúde coletiva. Rev Enferm USP 2007; 41: 793-798. 4. Silva, JP, Garanhani ML, Peres AM. Sistematização da Assistência de Enfermagem na graduação: um olhar sob o Pensamento Complexo. Revista Latino- Americana de Enfermagem. 2015;23(1):59-66. DESCRITORES: Processos de Enfermagem, Ensino Superior, Enfermagem. ÁREA TEMÁTICA DO EVENTO NA QUAL O TRABALHO SE VINCULA: **TEMA 3: Processo de Enfermagem: referenciais teórico-metodológicos, raciocínio clínico e sistemas de linguagem padronizada.**


Referências:
1. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Área de saúde do adolescente e do Jovem. Marco legal: saúde, um direito de adolescentes. Brasília: Ministério da Saúde; 2007 [acesso em: 16 fev 2017] Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/07_0400_M.pdf. 2. Bock A, Bahia M. A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. ABRAPEE [periódicos na Internet]. 2007 [ acesso em 11 fev 2017]; 11(1):63-76. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000100007 3. Brasil. Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação-FNDE. Sobre o livro didático. [acesso em: 11 fev 2017]. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-funcionamento. 4. Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1977.