E-Pôster
7533873 | IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Lena Maria Barros Fonseca ; Elza Lima da Silva ; Líscia Divana Carvalho Silva ; Andréa Cristina Oliveira Silva ; Patrícia Ribeiro Azevedo |
Resumo: O Núcleo Docente Estruturante (NDE) foi um conceito criado pelo Ministério da
Educação sob a Portaria Nº 147, de 2 de fevereiro de 2007, com o intuito de
qualificar o envolvimento docente no processo de concepção e consolidação de
um curso de graduação. A concepção do NDE deveu-se à constatação de que o
Projeto Pedagógico de Curso deve ser objeto de criação coletiva por educadores
que representem o perfil esperado do projeto a ser desenvolvido, realçando a
característica pluralista na formação das atividades principais do curso1. O
NDE de um curso de graduação constitui-se de um grupo de docentes, com
atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção,
consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso2. A
concepção do NDE deveu-se à constatação de que o Projeto Pedagógico de Curso
deve ser objeto de criação coletiva por educadores que representem o perfil
esperado do projeto a ser desenvolvido, realçando a característica pluralista
na formação das atividades principais e que ajudam a construir a identidade do
curso. A participação dos professores integrantes dos NDE ocorre em três
dimensões: política, pedagógica e técnica, de forma interdependente. Pela
dimensão política, os professores participantes colaboram na construção da
história pessoal e da história da instituição, buscando torná-las mais
significativas; pela dimensão pedagógica, na discussão dos temas e problemas
relativos ao curso de que fazem parte, analisam, discutem e colaboram com seus
conhecimentos, habilidades e competências para a melhoria da qualidade do
curso; pela dimensão técnica, possibilitam o alcance dos resultados almejados
pelas outras duas dimensões3. Esse processo participativo, no entanto, pode
ser aperfeiçoado por meio da capacitação profissional e do desenvolvimento de
experiências pedagógicas caracterizadas pela ação-reflexão-ação. É necessário
que os docentes pensem sobre o que fazem, enquanto o fazem, portanto, que
tenham consciência do tipo de participação que desenvolvem. **Objetivo:**
Descrever sobre a implantação e implementação do Núcleo Docente Estruturante
de uma Universidade Pública. **Metodologia:** Trata-se de um estudo descritivo
do tipo relato de experiência realizado por integrantes do Núcleo Docente
Estruturante do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão,
instituído pela Resolução n. 856 do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão em
São Luís- Maranhão, de 30 de agosto de 2011. A coleta de dados baseou-se nas
atividades realizadas pelos integrantes do NDE disponíveis em atas de reuniões
ordinárias e extraordinárias e no Seminário de identidade universitária e
formação do enfermeiro. **Resultados: **A organização curricular do Curso de
Enfermagem Bacharelado está organizada em torno de conteúdos essenciais com
estrutura curricular em sistema de crédito, regime semestral, turno diurno,
com vagas ofertadas anualmente em processos seletivos, com entrada semestral.
No ano de 2012 a 2014 as principais atividades do NDE foram análise, discussão
e revisão do Projeto Político Pedagógico com alterações na matriz curricular
como remanejamento de disciplinas, mudanças na nomenclatura e carga horária de
disciplinas, inserção de estágio curricular obrigatório no 10º período,
elaboração de trabalho de conclusão de curso sob a forma de monografia ou
artigo científico. Em 2015 houve aumento da carga horária e desmembramento de
algumas disciplinas e estágios, a carga horária que era de 4. 545h passou para
5. 130 horas, migração curricular dos alunos de acordo com a equivalência de
aproveitamento de pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) do conteúdo e
carga horária. Em 2016 foram realizadas mudanças nas propostas de disciplina
com alterações de ementa, discussão junto aos alunos das questões da prova do
Exame Nacional de Desempenho, análise e composição do NDE em outros
departamentos, proposta de alteração da disciplina Metodologia para a prática
da Assistência de Enfermagem de optativa para obrigatória, análise do
relatório-síntese do Seminário de identidade universitária e formação do
enfermeiro na perspectiva das demandas apresentadas pelos discentes, reunião
com professores de outros departamentos para apresentação das fragilidades e
potencialidades das disciplinas. Em 2017 houve a indicação e posse de novos
membros, atualização das referências bibliográficas nos planos de disciplinas
e no Projeto Político Pedagógico para aquisição de material bibliográfico,
aprovação das ementas e referências do Projeto Político Pedagógico,
atualização técnico-científica e artística dos professores, apresentação e
discussão das sugestões para o planejamento da visita _in lóco_ do Curso de
Enfermagem por avaliadoras do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira e Ministério da Educação e Cultura- INEP/MEC,
operacionalização da visita de avaliação INEP/MEC. Atualmente o Curso de
Enfermagem possui carga horária 5.085 horas com conteúdos essenciais que
incluem Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas Sociais, Ciências da
Enfermagem, Seminários Temáticos Integradores, Disciplinas Optativas,
Atividades Complementares e Trabalho de Conclusão de Curso. **Conclusão**: O
desenvolvimento dos trabalhos realizados por professores integrantes do NDE
permitiu constatar que a consolidação de um Projeto Pedagógico de Curso não é
um processo fácil e espontâneo, é uma atividade de natureza democrática e
político-pedagógica, permanente de (des) construir concepções, saberes e
práticas sob a ótica coletiva e ética. Reconhece-se que para a implantação e
implementação do NDE faz-se necessário um conjunto de professores
comprometidos para a elaboração, o acompanhamento e avaliação do Projeto
Político Pedagógico do Curso de forma consciente e crítica, imbricados no
cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais, nas legislações e
resoluções específicas da educação e da instituição superior vinculada. As
constantes alterações realizadas na matriz curricular do curso requerem
análises minuciosas, discussões, planejamento e envolvimento para alcançarem
algum benefício, não subestimando as diversas limitações e resistências
inerentes ao processo educacional. **Implicações para a enfermagem**: Para a
formação dos enfermeiros oriundos do curso em questão o NDE tem possibilitado
o envolvimento de alguns professores no desenvolvimento pedagógico e na gestão
do curso com vistas a fortalecer a interação entre ensino, pesquisa e extensão
e ampliar a inter e transdisciplinaridade no curso, solidificando o perfil dos
egressos.
Referências: 1. Alanazi AA. Reducing anxiety in preoperative patients: a systematic review. Br J Nurs [internet]. 2014 [cited 2018 Jan 25]; 23 (7): 387-94. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24732993
2. Jackson T, Tian P, Wang Y, Iezzi T, Xie W. Toward Identifying Moderators of Associations Between Presurgery Emotional Distress and Postoperative Pain Outcomes: A Meta-Analysis of Longitudinal Studies. J Pain [internet]. 2016; 17 (8): 874–88. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27163836
3. Lindberg MF, Miaskowski C, Rustøen T, Rosseland LA, Paul SM, Lerdal A (2016) Preoperative Pain, Symptoms, and Psychological Factors related to Higher Acute Pain Trajectories during Hospitalization for Total Knee Arthroplasty. PLoS ONE [internet]. 2016; 11(9): e0161681. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27583551
4. Marcolino JAM, Suzuki FM, Alli LAC, Gozzani JL, Mathias LAST. Medida da Ansiedade e da Depressão em Pacientes no Pré-Operatório. Estudo Comparativo. Rev Bras Anestesiol [internet]. 2007; 57 (2): 157-66. http://www.scielo.br/pdf/rba/v57n2/en_04.pdf
5. Pereira LV, Sousa FAEF. Mensuração e avaliação da dor pós-operatória: uma breve revisão. Rev Latinoam Enferm. 1998; 6(3):77-84. |