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7504833 | CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE. | Autores: Fernanda Eloy Schmeider |
Resumo: A formação na área de saúde é complexa, por conter diversas e distintas
variáveis envolvidas para o alcance de competências, de acordo com cada perfil
profissional. Exige a reflexão e uso de instrumentos de avaliação que
demonstrem a integração entre o ensino-serviço como componente curricular
pertinente e necessário à formação. Essa integração tem grande relevância para
a formação do estudante, pois o mesmo terá oportunidade de vivenciar na
prática, a assistência a ser prestada aos usuários do SUS, além de articular
conhecimento, atitudes e habilidades em vários contextos, proporcionando-lhes
um olhar crítico-reflexivo para a sua futura atuação como profissional da área
de saúde.1 Tanto os docentes quanto os profissionais da assistência, precisam
participar conjuntamente nas discussões do currículo, nos critérios de
avaliação e na organização das unidades de saúde.2 Dessa forma, com a
necessidade de mudanças dos paradigmas do ensino, os Ministérios da Saúde e da
Educação conduzem movimentos para novas ações visando a centralização dos
estudantes como responsáveis pelo aprendizado durante a sua formação, porém
levando essa iniciativa por toda a vida. O docente passa a atuar como
facilitador do processo de ensino-aprendizagem, fortalecendo esse papel
ancorado pelo uso de metodologias ativas.3 Esse estudo justifica-se pela
relevância: _teórico-prática_ diante do aprofundamento do conhecimento sobre
os princípios que auxiliam na articulação entre ensino-serviço;_
investigativa_ na construção e validação de instrumento para avaliação da
integração ensino-serviço na Atenção Básica em Saúde; _interdisciplinar_ ao
envolver docentes, equipe de saúde, gestores, estudantes; _reflexiva_,
crítica, criativa e solidária do processo de ensino-aprendizagem na formação
dos futuros profissionais de saúde; _contributiva_ pela visibilidade do
trabalho colaborativo ao entrelaçar as ações desenvolvidas pelos profissionais
da docência e assistência com reorientação do processo de trabalho destes
profissionais. **Objetivo:** construir e validar um instrumento de avaliação
do processo de integração ensino-serviço na atenção básica em saúde durante a
formação no ensino superior da área de saúde. **Método:** trata-se de um
estudo metodológico, com abordagem quantitativa realizado em instituição
filantrópica de ensino superior do Estado do Paraná e em Unidades Básicas de
Saúde da cidade de Curitiba. A validação implicou na realização de avaliações
de: validade de conteúdo, semântica e de constructo. O estudo foi aprovado
pelo Comitê de Ética da Instituição com o parecer nº 2.063.679/2017 e pela
Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba como instituição Coparticipante, com
o parecer nº 2.143.070/2017. **Resultados:** A primeira etapa foi
caracterizada pela elaboração de um instrumento denominado ‘_instrumento de
avaliação do processo de integração ensino-serviço para a formação de
profissionais da saúde na atenção básica em saúde_’. Os itens incluídos no
instrumento foram determinados, a partir da revisão integrativa da literatura
em que se obteve 42 artigos para a análise, dando origem ao instrumento _Alfa_
composto por 50 questões. A segunda etapa consistiu na avaliação por
especialistas, como fase teórico-empírica para validação aparente e de
conteúdo do instrumento, análise semântica e compreensão dos itens. Foi
utilizado o índice de validade de conteúdo (IVC) sendo considerado adequado >
0,78 e a porcentagem de concordância, considerando-se como aceitável, a taxa
igual ou maior do que 90% entre os especialistas. Dessa forma, 8 questões
foram excluídas e as demais foram reavaliadas de acordo com as orientações e
sugestões dos _experts_, composto por docentes e profissionais de saúde dos
cursos de enfermagem, farmácia, medicina e psicologia, totalizando 23
especialistas. Após a avaliação dos especialistas resultou no instrumento
_Beta_ com 42 questões. A terceira etapa, fase empírica, em que o instrumento
foi submetido à avaliação da clareza pelos docentes, estudantes e
profissionais de saúde. A quarta etapa corresponde à fase analítica, onde
através da análise fatorial exploratória determinou-se o número de dimensões
necessárias e a carga fatorial de cada questão dentro das dimensões, indicando
quando as mesmas deveriam mudar de dimensão de acordo com a proposta original.
Posteriormente, utilizou-se da análise fatorial confirmatória, que confirma o
número de dimensões que deve ser apresentada, bem como apresenta índices de
qualidade de ajuste para o modelo que proporcionam escolher o melhor modelo.
Demonstrou que dos seis modelos propostos, o modelo 3, foi considerado como
ideal, tanto em relação ao conceito que apresenta como em relação aos
indicadores dentro do aceitável tais como: valor do Índice de Qualidade de
Ajuste (GFI), foi de 0,935, a Raiz do Erro Quadrático Médio de Aproximação
(RMSEA) foi 0,03, a raiz padronizada do resíduo médio (SRMR) obteve-se um
valor < 0,08. Ao serem analisadas as medidas de ajuste incremental, verificou-
se que quanto ao Índice de Ajuste Comparativo (CFI), obteve-se um valor de
0,971. Para a medida do índice de Tucker Lewis (TLI) verificou-se que a mesma
se insere dentro dos limites aceitáveis, > 0,96. Com esses índices observa-se
ajuste adequado para o modelo. Dessa forma dividiu-se em três dimensões D1 -
Ensino-aprendizagem na integração ensino-serviço na atenção básica em saúde;
D2 – Integração ensino-serviço na atenção básica em saúde e D3 - Organização
(gestão) na integração ensino-serviço na atenção básica em saúde, com 20
questões em sua totalidade. Observou-se que todas as dimensões exercem
correlação de moderada a forte, indicando a relação que existe entre os
conceitos, portanto, sendo ambas interligadas e com o mesmo propósito. Em
relação a confiabilidade interna de cada dimensão, utilizou-se do _alfa_ de
_Cronbach_ onde foi possível identificar em todos os modelos apresentados e
nas três populações estudadas uma consistência interna considerada alta ou
muito alta. **Conclusão:** Conclui-se que esse estudo possibilitou a validação
do instrumento para estudantes de saúde, com amostra adequada para essa
população totalizando 341 estudantes. Para os docentes e profissionais de
saúde a amostra atingida foi insuficiente para realizar a construção de um
modelo através de equações estruturais. Sugerindo que novos estudos sejam
realizados para validar esse instrumento para as três populações apresentadas.
A finalidade desse instrumento visa avaliar a integração ensino-serviço, com
suas variáveis dentro dos parâmetros educacionais e organizacionais,
verificando-se a sua importância no processo de ensino-aprendizagem em
consonância com os princípios do SUS, no âmbito da Atenção Básica em Saúde,
para todos os cursos de saúde inclusive para a enfermagem, uma vez que essa
está inserida de forma ativa nos serviços de saúde. Permite também, verificar
os vieses existentes, bem como a necessidade de melhorias em quesitos, que não
estejam sendo contemplados nas mais diversas regiões do país.
Referências: Silva MG, Fernandes JD, Teixeira GAS, Silva R MO. Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas, Texto contexto - enferm. [Internet]. 2010 Mar [cited 2018 Feb 14]; 19(1):176-184. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v71n2/ pt_0034-7167-reben-71-02-0236.pdf. |