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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 7504833

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7504833

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.

Autores:
Fernanda Eloy Schmeider

Resumo:
A formação na área de saúde é complexa, por conter diversas e distintas variáveis envolvidas para o alcance de competências, de acordo com cada perfil profissional. Exige a reflexão e uso de instrumentos de avaliação que demonstrem a integração entre o ensino-serviço como componente curricular pertinente e necessário à formação. Essa integração tem grande relevância para a formação do estudante, pois o mesmo terá oportunidade de vivenciar na prática, a assistência a ser prestada aos usuários do SUS, além de articular conhecimento, atitudes e habilidades em vários contextos, proporcionando-lhes um olhar crítico-reflexivo para a sua futura atuação como profissional da área de saúde.1 Tanto os docentes quanto os profissionais da assistência, precisam participar conjuntamente nas discussões do currículo, nos critérios de avaliação e na organização das unidades de saúde.2 Dessa forma, com a necessidade de mudanças dos paradigmas do ensino, os Ministérios da Saúde e da Educação conduzem movimentos para novas ações visando a centralização dos estudantes como responsáveis pelo aprendizado durante a sua formação, porém levando essa iniciativa por toda a vida. O docente passa a atuar como facilitador do processo de ensino-aprendizagem, fortalecendo esse papel ancorado pelo uso de metodologias ativas.3 Esse estudo justifica-se pela relevância: _teórico-prática_ diante do aprofundamento do conhecimento sobre os princípios que auxiliam na articulação entre ensino-serviço;_ investigativa_ na construção e validação de instrumento para avaliação da integração ensino-serviço na Atenção Básica em Saúde; _interdisciplinar_ ao envolver docentes, equipe de saúde, gestores, estudantes; _reflexiva_, crítica, criativa e solidária do processo de ensino-aprendizagem na formação dos futuros profissionais de saúde; _contributiva_ pela visibilidade do trabalho colaborativo ao entrelaçar as ações desenvolvidas pelos profissionais da docência e assistência com reorientação do processo de trabalho destes profissionais. **Objetivo:** construir e validar um instrumento de avaliação do processo de integração ensino-serviço na atenção básica em saúde durante a formação no ensino superior da área de saúde. **Método:** trata-se de um estudo metodológico, com abordagem quantitativa realizado em instituição filantrópica de ensino superior do Estado do Paraná e em Unidades Básicas de Saúde da cidade de Curitiba. A validação implicou na realização de avaliações de: validade de conteúdo, semântica e de constructo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Instituição com o parecer nº 2.063.679/2017 e pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba como instituição Coparticipante, com o parecer nº 2.143.070/2017. **Resultados:** A primeira etapa foi caracterizada pela elaboração de um instrumento denominado ‘_instrumento de avaliação do processo de integração ensino-serviço para a formação de profissionais da saúde na atenção básica em saúde_’. Os itens incluídos no instrumento foram determinados, a partir da revisão integrativa da literatura em que se obteve 42 artigos para a análise, dando origem ao instrumento _Alfa_ composto por 50 questões. A segunda etapa consistiu na avaliação por especialistas, como fase teórico-empírica para validação aparente e de conteúdo do instrumento, análise semântica e compreensão dos itens. Foi utilizado o índice de validade de conteúdo (IVC) sendo considerado adequado > 0,78 e a porcentagem de concordância, considerando-se como aceitável, a taxa igual ou maior do que 90% entre os especialistas. Dessa forma, 8 questões foram excluídas e as demais foram reavaliadas de acordo com as orientações e sugestões dos _experts_, composto por docentes e profissionais de saúde dos cursos de enfermagem, farmácia, medicina e psicologia, totalizando 23 especialistas. Após a avaliação dos especialistas resultou no instrumento _Beta_ com 42 questões. A terceira etapa, fase empírica, em que o instrumento foi submetido à avaliação da clareza pelos docentes, estudantes e profissionais de saúde. A quarta etapa corresponde à fase analítica, onde através da análise fatorial exploratória determinou-se o número de dimensões necessárias e a carga fatorial de cada questão dentro das dimensões, indicando quando as mesmas deveriam mudar de dimensão de acordo com a proposta original. Posteriormente, utilizou-se da análise fatorial confirmatória, que confirma o número de dimensões que deve ser apresentada, bem como apresenta índices de qualidade de ajuste para o modelo que proporcionam escolher o melhor modelo. Demonstrou que dos seis modelos propostos, o modelo 3, foi considerado como ideal, tanto em relação ao conceito que apresenta como em relação aos indicadores dentro do aceitável tais como: valor do Índice de Qualidade de Ajuste (GFI), foi de 0,935, a Raiz do Erro Quadrático Médio de Aproximação (RMSEA) foi 0,03, a raiz padronizada do resíduo médio (SRMR) obteve-se um valor < 0,08. Ao serem analisadas as medidas de ajuste incremental, verificou- se que quanto ao Índice de Ajuste Comparativo (CFI), obteve-se um valor de 0,971. Para a medida do índice de Tucker Lewis (TLI) verificou-se que a mesma se insere dentro dos limites aceitáveis, > 0,96. Com esses índices observa-se ajuste adequado para o modelo. Dessa forma dividiu-se em três dimensões D1 - Ensino-aprendizagem na integração ensino-serviço na atenção básica em saúde; D2 – Integração ensino-serviço na atenção básica em saúde e D3 - Organização (gestão) na integração ensino-serviço na atenção básica em saúde, com 20 questões em sua totalidade. Observou-se que todas as dimensões exercem correlação de moderada a forte, indicando a relação que existe entre os conceitos, portanto, sendo ambas interligadas e com o mesmo propósito. Em relação a confiabilidade interna de cada dimensão, utilizou-se do _alfa_ de _Cronbach_ onde foi possível identificar em todos os modelos apresentados e nas três populações estudadas uma consistência interna considerada alta ou muito alta. **Conclusão:** Conclui-se que esse estudo possibilitou a validação do instrumento para estudantes de saúde, com amostra adequada para essa população totalizando 341 estudantes. Para os docentes e profissionais de saúde a amostra atingida foi insuficiente para realizar a construção de um modelo através de equações estruturais. Sugerindo que novos estudos sejam realizados para validar esse instrumento para as três populações apresentadas. A finalidade desse instrumento visa avaliar a integração ensino-serviço, com suas variáveis dentro dos parâmetros educacionais e organizacionais, verificando-se a sua importância no processo de ensino-aprendizagem em consonância com os princípios do SUS, no âmbito da Atenção Básica em Saúde, para todos os cursos de saúde inclusive para a enfermagem, uma vez que essa está inserida de forma ativa nos serviços de saúde. Permite também, verificar os vieses existentes, bem como a necessidade de melhorias em quesitos, que não estejam sendo contemplados nas mais diversas regiões do país.


Referências:
Silva MG, Fernandes JD, Teixeira GAS, Silva R MO. Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas, Texto contexto - enferm. [Internet]. 2010 Mar [cited 2018 Feb 14]; 19(1):176-184. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v71n2/ pt_0034-7167-reben-71-02-0236.pdf.