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7438168 | A DIMENSÃO ESPIRITUAL NO ENSINO DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Florencio Reverendo Anton Neto ; Tânia Maria de Oliva Menezes |
Resumo: **Introdução: **A dimensão espiritual se refere a uma busca pessoal de respostas compreensíveis às perguntas finais sobre a vida, seu significado e o seu relacionamento com o sagrado ou transcendental, que pode ou não conduzir ou levar ao desenvolvimento de rituais religiosos e ~~da~~ formação de uma comunidade religiosa.(1) Essa dimensão tem sido estudada por importantes teoristas da Enfermagem como parte necessária de um programa de assistência ao ser humano na sua multidimensionalidade, e em cujo processo repousa a ideia de que o cuidado espiritual pode e deve ser influenciada por enfermeiros através de ações prescritivas, a partir de construções de diagnósticos naturalmente seguidos de um planejamento de intervenções.(2) Muito embora essa modalidade de assistência faça parte das ações do Enfermeiro, Autor indica que o ensino desse profissional no tocante ao desenvolvimento de competências para prestação do cuidado à dimensão espiritual apresenta uma abordagem fragmentada, com muitos educadores ainda inseguros na temática, o que converge para o fato de que este ensino se apresente pouco eficaz no desenvolvimento de habilidades e competências para o cuidado espiritual.(3) .Há uma lacuna na formação profissional, gerando despreparo para lidar com a temática.(4) Revela-se, todavia, que o sucesso da aplicação de conceitos sobre a espiritualidade na prática clínica do enfermeiro está diretamente vinculado à construção do conhecimento, que fundamente a assistência e que sua abordagem não tem sido tarefa fácil por conta de uma educação ineficiente(5) **.Objetivos: **Relatar a experiência de alunos do programa de pós-graduação strictu sensu em Enfermagem nos processos que viabilizaram espaços de discussão e aprendizagem em torno da disciplina Espiritualidade e Saúde. **Descrição metodológica**: Trata de um relato de experiência da disciplina Espiritualidade e Saúde, realizada em uma Universidade Pública Federal, na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. A disciplina foi desenvolvida no período maio a agosto de 2017. O relato foi baseado na experiência de enfermeiros, alunos especial e regular, do programa.** Resultados: **A disciplina apresentou 10 artigos publicados entre os anos de 2001 a 2016, além de um livro referência, que embora escrito para o profissional médico, pode suscitar importantes reflexões sobre a temática, tendo em vista a experiência do autor com ensino e pesquisa na área da espiritualidade. Como metodologia para fundamentar o processo de ensino, foram utilizados recursos variados como discussões através de debates, dinâmicas, seminários, aplicação de instrumentos para avaliação da dimensão espiritual, além de elaboração de resenhas e plano de cuidado de Enfermagem com foco no cuidado espiritual. No tocante a questão que o exercício da Enfermagem esteve desde a sua constituição como Ciência conectada a dimensão espiritual/religiosa, e que os Enfermeiros se apresentam sensíveis a essa dimensão, percebeu-se a partir desse estudo que a postura tecnicista/biomédica ainda é forte paradigma na prestação do cuidado, o que gera uma visão fragmentada do cliente/doente/paciente. Notou-se ausência de conceituação do que vem a ser cuidado espiritual de enfermagem, e que as pesquisas em torno da dimensão espiritual têm sido abordadas, na maioria das vezes, no seu impacto junto ao paciente ou estudantes, no entanto, pouca atenção foi dada à investigação da espiritualidade do docente que, segundo argumentações apresentadas no transcurso da disciplina, , merece ter retratado o seu saber, o seu sentir e os significados que atribuí à temática, fato que pode promover abertura de espaços para a compreensão dos desafios no ensino da abordagem do cuidado à dimensão espiritual no processo de formação de enfermeiros. Alguns alunos especiais, ao término da disciplina, demonstraram interesse em desenvolver projetos de pesquisa para ingresso como aluno regular do programa com a temática da Espiritualidade. **Considerações Finais**: Aprendeu-se com a disciplina que a Espiritualidade é caracterizada como fenômeno de mobilização interna, essencial e, portanto, subjetiva na direção de conectividade com algo ou alguma coisa vista como maior e transcendente ao humano, que confere um sentido para a existência a partir da ressignificação da afetividade e, por consequência, dos comportamentos, promovendo conforto e capacidade de superação dos desafios da existência. Dessa forma, apresenta-se como importante recurso de enfrentamento das adversidades do ciclo vital como doença/morte, perda/luto e, por isso, como parte integrante da vida deve despertar nos Enfermeiros a necessidade da implementação de um cuidado integral, fato que aponta para a necessidade de oferta de processos educacionais que visem o desenvolvimento de habilidades, nesta categoria profissional, que o ajude a identificar, avaliar e promover o Cuidado Espiritual. **Contribuições para a Enfermagem: **A compreensão da Espiritualidade como parte da multideterminação humana pode promover ruptura dos limites de um processo de racionalização exclusivamente técnica, compartimentalização hierárquica dos saberes e ou supostos saberes e responder de forma eficaz às demandas relacionadas a uma realidade total do ser cuidado que subtende construção de um paradigma integrativo de homem a partir da formação do profissional Enfermeiro. A apreensão e reflexão sobre os significados de Espiritualidade para quem ensina enfermagem pode contribuir para a inserção desta temática enquanto elemento que integre o currículo de formação dos profissionais enfermeiros para o desenvolvimento de competências e consequente mudança dos modelos de ação no cuidado por parte dos estudantes.
Referências: 1. Santos JOF, Montezeli JH, Peres AM. Autonomia profissional e sistematização da assistência de enfermagem: percepção de enfermeiros. Rev. Min. Enferm. 2012;16(2):251-7.
2. CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (RJ). Resolução COFEN N. 358/2009, de 15 de outubro de 2009: Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. Brasília: COFEN; 2009. |