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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 7421062

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7421062

REELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Andréa Noeremberg Guimarães ; Lucineia Ferraz ; Rosana Amora Ascari ; Silvana dos Santos Zanotelli ; Maria Luiza Bevilaqua Brum

Resumo:
Introdução: Discussões sobre o processo educativo no ensino superior de enfermagem apontam para a necessidade de se romper com a fragmentação de saberes e trabalhar com um conjunto de conhecimentos complementares, que permitam ao enfermeiro cuidar do ser humano com uma visão integral, problematizadora e ampla acerca do processo saúde-doença. Essa concepção favorece uma atuação crítica, reflexiva e interdisciplinar do enfermeiro, com maiores possibilidades de transformar a realidade em que está inserido(1-2). No entanto, para que esta modalidade de ensino seja aplicada na prática, é indispensável que o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) seja organizado e assumido coletivamente, tendo o envolvimento de todos no processo. A identidade do enfermeiro que será formado é decorrente do conjunto das re?exões coletivas, levando em consideração a essência da organização do trabalho pedagógico e a realidade em que a Escola de Enfermagem está inserida. A reorganização do ensino deve partir de dentro para fora, com empenho coletivo, a fim de romper com as divergências das necessidades atuais, para avançar. Deste modo, o Projeto Pedagógico passa a ser uma reflexão sobre o cotidiano e não somente um documento a ser seguido, pois este requer continuidade das ações, descentralização de poder, democratização na tomada de decisão e um processo de avaliação contínuo de cunho emancipatório(3). Foi nessa lógica, que no ano de 2016 se iniciou as primeiras discussões sobre o processo de reelaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e que está em andamento. Objetivo: Relatar a experiência da Comissão de Reelaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina, no período de 2017-2018. Descrição metodológica: No primeiro ano de trabalho - 2017, os membros da comissão se dedicaram a estudar o PPC atual do curso, o PPC de outras Escolas de Enfermagem que são referências no Brasil e a se aprofundar em reflexões envolvendo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9394/96, a Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, as Diretrizes Curriculares Nacionais da área da Saúde e as da Enfermagem, e as discussões levantadas pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). Após o aprofundamento teórico e em meio as discussões da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) a respeito da reformulação atual das Diretrizes Curriculares Nacionais da Enfermagem, foi feito um convite a diretora do Centro de Educação da ABEn Nacional 2016-2018 para a realização de um workshop no Departamento de Enfermagem da UDESC acerca do ensino de enfermagem nos cursos de graduação e a construção do PPC. O workshop ocorreu em abril de 2017 e foi dividido em dois momentos. No primeiro momento estiveram presentes os membros da Comissão de Reelaboração do PPC e foram esclarecidas dúvidas sobre questões práticas do processo coletivo de reestruturação de um PPC. No segundo momento todos os professores do Departamento de Enfermagem foram convidados a participar e a palestrante da ABEn proporcionou um encontro com discussão e reflexão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais da Enfermagem. Desde então, a Comissão de Reelaboração do PPC organizou três oficinas no segundo semestre de 2017: uma com os professores do Departamento de Enfermagem, uma com os representantes discentes de todas as fases do Curso de Graduação em Enfermagem e uma com os gestores e enfermeiros coordenadores de serviços de saúde conveniados com o Curso de Graduação em Enfermagem da UDESC. Nessas oficinas, os atores trabalharam as potencialidades e as fragilidades do atual PPC, repensaram sobre a grade curricular e apontaram possíveis estratégias de superação de desafios para a efetiva execução do Projeto Pedagógico Integrado. A comissão consolidou os achados e organizou um sumário que foi apresentado em reunião de colegiado do Departamento de Enfermagem da Udesc. Atualmente, estão sendo planejadas novas oficinas para dar continuidade no processo de reelaboração do PCC. E, na perspectiva de também ouvir os enfermeiros egressos, está sendo elaborado um projeto de pesquisa envolvendo esse público. Resultados: Durante a capacitação por meio dos workshops, os membros da Comissão de Reelaboração do PPC sentiram-se motivados assim como os demais professores do Departamento de Enfermagem (DEnf) e por proposição que emergiu no próprio workshop, a comissão planejou um encontro com cada segmento envolvido na formação acadêmica de enfermagem (professores, acadêmicos e serviços de saúde) a fim de eleger as potencialidades e fragilidades do curso para a reelaboração do PPC. A Oficina com os docentes foi produtiva, ocasião em que surgiu proposição de unir e/ou desmembrar disciplinas e reorganizar disciplinas por fases, seguindo uma complexidade crescente de conhecimentos no decorrer do curso e agregando conteúdos afins. Durante a oficina com os representantes discentes, emergiu a necessidade de novas disciplinas/conteúdos e a proposição de tornar disciplinas eletivas em obrigatórias, além da oferta frequente de algumas disciplinas eletivas. Com relação aos representantes dos serviços foi levantado a falta de preparo do profissional no serviço para receber os estudantes em campo. Ressaltaram que a discussão prévia do plano de trabalho entre o professor e o enfermeiro do serviço, atividade implementada pelos serviços adstritos à Secretaria Municipal de Saúde, vem enriquecendo o ensino da enfermagem por que define que competências se espera do acadêmico em determinado período, tornando mais tranquila a inserção dos estudantes em campos práticos e minimiza o estresse vivenciado pelos profissionais do serviço frente as demandas das unidades de atenção à saúde. Além disso, os profissionais sinalizaram a possibilidade de maior integração entre a academia e os serviços no que se refere à produção intelectual. Uma fragilidade percebida nesta última oficina foi à falta de representatividade dos serviços hospitalares, justificada por avaliação externa ao serviço no mesmo período. Conclusão: A reelaboração do PPC é um processo lento e gradual. Há um caminho sinuoso a ser percorrido na direção da apropriação dos conceitos pedagógicos, na operacionalização das ações envolvendo o coletivo e de saber lidar com a desmotivação, as resistências e os obstáculos que fazem parte da prática docente. Ainda, ressalta-se que em tempos de mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Enfermagem, é importante à espera da publicação das novas diretrizes para a finalização do PPC. Contribuições/implicações para a Enfermagem: Essa experiência pode contribuir para que os atores que estão inseridos no cenário das Escolas de Enfermagem reflitam sobre o ensino e suas necessidades atuais com vistas à qualidade da formação do enfermeiro. Além disso, pode servir de exemplo para que outras instituições de ensino superior norteiem os seus passos para a reelaboração do projeto pedagógico de curso.


Referências:
1. Barbas CSV et al. Recomendações brasileiras de ventilação mecânica 2013. Parte I. Rev. bras. ter. intensiva, 2014 Jun.; 26(2): 89-121. 2. Costa FMJ et al. Infecção hospitalar e a atuação da CCIH e Enfermagem. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC), 2015 Abr.; 1(1). 3. Meinberg MCA et al. Uso de clorexidina 2% gel e escovação mecânica na higiene bucal de pacientes sob ventilação mecânica: efeitos na pneumonia associada a ventilador. Rev Bras Ter Intensiva, 2012; 24(4): 369-74.