Imprimir Resumo


SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 7406171

E-Pôster


7406171

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS CONTEMPORÂNEAS IDENTIFICADAS JUNTO A GRADUANDOS DE ENFERMAGEM

Autores:
Maria Helena Barbosa ; Suzel Regina Ribeiro Chavaglia ; Álvaro da Silva Santos ; Rosali Isabel Barduchi Ohl ; Divanice Contim

Resumo:
**RESUMO** **Introdução**: O processo ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem tem sido fonte de questionamentos motivadores à investigação das estratégias, recursos e tecnologias da informação e comunicação utilizadas no processo de formação do profissional enfermeiro. Os meios pelos quais o professor utiliza para facilitar o processo ensino-aprendizagem definem-se como conceito de estratégia de ensino. Nesta definição, inclui-se a organização do espaço de aula, materiais necessários, recursos audiovisuais, visitas técnicas, estudos de casos, discussões em grupos, o uso da Internet e de programas educacionais para computadores, dentre outras inúmeras opções(1). Estudos relacionados à educação em enfermagem evidenciam a necessidade de constante aprimoramento do docente em relação aos conhecimentos sobre a temática, bem como a utilização de novas estratégias, recursos e tecnologias de ensino necessárias à prática docente(2,3). O desenvolvimento tecnológico e o fácil acesso à informação atualmente têm permitido o contato do estudante com a realidade e o conhecimento além das fronteiras tradicionais da escola e família, visto que, estes grupos sociais não se constituem nos únicos responsáveis pela administração da informação. A enfermagem é considerada como pioneira na utilização de tecnologias educacionais, porém ainda enfrenta grandes desafios, como o preparo dos profissionais para a prática de saúde em ambientes informatizados. Torna-se imperativo aos educadores dessa área a compreensão e utilização dos recursos tecnológicos para a prática docente(4). A adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Enfermagem procura acompanhar o desenvolvimento tecnológico no ensino na graduação, pós-graduação e educação em saúde(5). Neste cenário observa-se a necessidade de explorar e desenvolver as estratégias de ensino, os recursos didáticos e as ferramentas digitais vinculados às TIC para que novos métodos sejam empregados no processo ensino-aprendizagem na enfermagem. **Objetivos:** Identificar as estratégias, recursos e Tecnologias de Informação e Comunicação utilizadas no ensino de graduação em enfermagem segundo a opinião do estudante. **Método:** Este é um estudo quantitativo e transversal, realizado com 149 estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública. Caracterizou-se o perfil sociodemográfico dos estudantes de graduação em enfermagem e foram identificadas as estratégias de ensino, os recursos didáticos e ferramentas digitais utilizadas de acordo com a vivência dos estudantes. Participaram da pesquisa os estudantes que atenderam os seguintes critérios de inclusão: ser regularmente matriculados do 2º ao 8º período do curso que concordaram em participar da pesquisa e assinar o termo de consentimento livre e esclarecido. O estudo foi realizado respeitando-se os princípios éticos, tendo sido aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da universidade, sob nº 2746/13. O instrumento de coleta de dados foi estruturado em duas partes, a parte I com dados sociodemográficos e a parte II com questões fechadas acerca das estratégias de ensino, recursos didáticos e as ferramentas digitais inseridas no processo ensino-aprendizagem. Os dados foram registrados em planilha eletrônica do programa Microsoft Excel® e analisados por programa _Statistical Package for the Social Sciences_ (SPSS) versão 20.0. Realizou-se análise estatística descritiva simples e cálculo de medidas de tendência central, média, mediana e moda. **Resultados**: Predominou o sexo feminino 132 (88,6%), idade entre 19-24 anos, 129 (73,2%) e bom conhecimento de informática, 65 (43,4%). A estratégia de ensino predominante indicada pelos estudantes foi Aula dialogada 147 (98,7%) e aquelas relacionadas às Tecnologias de Informação e Comunicação foram Seminários 134 (89,9%) e Aulas expositivas, 133 (89,3%). Os recursos de ensino relacionados às Tecnologias de Informação e Comunicação identificados foram: Data show 148 (99,3%) e Leitura de artigos e projetor de slides, 146 (98%). As ferramentas digitais mais citadas foram: Apresentação Digital 147 (98,7%) e E-mail 145 (97,3%). **Conclusão**: Os resultados demonstram a necessidade de uma maior utilização e diversificação de estratégias inovadoras que empreguem as Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de graduação em enfermagem. **Contribuições para a Enfermagem: **Os dados encontrados nesta pesquisa identificaram a necessidade de maior conhecimento sobre a diversidade de estratégias de ensino e recursos didáticos para o incremento do uso das ferramentas digitais pelos docentes deste curso, a fim de promover maior interação entre professores e estudantes em ambientes presenciais e virtuais de aprendizagem. Este estudo tem como limitação a impossibilidade de grandes generalizações, no entanto, é possível que esta seja realidade encontrada no cenário nacional do ensino superior em enfermagem.


Referências:
1.Horta WA. Processo de enfermagem. 1ed. São Paulo: EPU, 1979. 2.NANDA. Nursing diagnoses: definitions & classification 2003-2004. Porto Alegre: Artmed,2005. 3. Werneck MAF, Faria HP, Campos KFC. Protocolos de cuidado à saúde e de organização do serviço. Belo Horizonte: Nescon/ufmg,Coopmed,2009. 4. Fram D, Marim CM, Barbosa D. Avaliação da necessidade da revisão sistemática e a pergunta do estudo. In: Barbosa D, Taminato M; Fram D, Belasco A. Enfermagem baseada em evidências. 1 ed São Paulo: Atheneu, 2014: 21-28 5. Eldib RP. How to practice evidence-based medicine. J Vasc Bras, . [Internet]. 2007 [cited 2015 nov 20]; 6(1): 1-4. Available from: http://www.scielo.br/pdf/jvb/v6n1/v6n1a01.pdf