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7394235 | O OLHAR DOCENTE À INSERÇÃO DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM NA PRÁTICA PROFISSIONAL: EXPERIÊNCIA PET GRADUASUS | Autores: Daniela Sarreta Inacio ; Nara dos Santos Costa ; Judete Silva Nunes ; Mariana Silva Freitas Guimarães ; Camila Cristina Neves Romanato Ribeiro |
Resumo: Introdução: Desde a década 70, o Brasil vem experimentando transformações,
políticas, institucionais e até mesmo de paradigmas no que diz respeito ao
campo da saúde e da educação, objetivando a integração ensino-serviço. De um
lado temos os docentes responsáveis pela identificação, propostas e superação
da problemática vivenciada na assistência, enquanto profissionais da
assistência criam oportunidades de demonstrarem sua realidade de trabalho
(BREHMER; RAMOS, 2014). A instituição de formação deve ofertar uma
aprendizagem coerente com o espaço e o tempo em questão, reforçando a prática
do trabalho coletivo onde todos os envolvidos sejam proativos no processo
ensino-aprendizagem (CECAGNO et al., 2016). A primeira grande mudança ocorre
em 2001 com as novas Diretriz Curricular Nacional (DCN), propondo uma formação
voltada para o desenvolvimento de competências, o que extrapola a ideia de uma
formação teórico-prática (NUNES et al., 2016). Os Ministérios da Saúde e da
Educação, tem se unido em debates com o intuito de uma construção efetiva na
formação dos profissionais de saúde. Esse novo olhar demonstra a necessidade
de uma interação íntima entre a tríade profissionais da saúde, instituições de
ensino e comunidade, visando um atendimento integral e humanizado prestado com
excelência (FERREIRA et al., 2012). Mediante essa nova perspectiva surge em 29
de setembro de 2015 o Programa de Educação pelo Trabalho - PET-
Saúde/GraduaSUS. O programa visa mudanças junto as DCN, objetivando a
qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade de forma
articulada entre o SUS e as instituições de ensino. Tal proposta se dá por
meio de parcerias entre Ministério da Saúde e da Educação. As ações precisam
envolver atores do SUS e da comunidade acadêmica como professores, estudantes,
usuários, gestores e profissionais da saúde (BRASIL, 2015). A instituição de
formação deve ofertar uma aprendizagem coerente com o espaço e tempo em
questão, reforçando a prática do trabalho coletivo onde todos os envolvidos
sejam proativos no processo ensino-aprendizagem. As DCN pedem o
desenvolvimento de um projeto político pedagógico, com base na formação
acadêmica, deve se pautar na intenção de estimular o senso crítico, reflexivo,
inovador, dando ao aluno autonomia sobre os desafios vivenciados, sendo estes
capazes de se adaptarem as mudanças nos diversos ambientes de trabalho
(CECAGNO et al., 2016). Objetivo: Descrever a percepção do docentes a acerca
dos anseios dos discentes em relação à prática profissional. Metodologia:
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a
partir da vivencia dos docentes do curso de graduação em enfermagem da
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), por meio de reuniões e
visitas a unidade de saúde no período de maio de 2016 a agosto de 2017 onde os
alunos foram subdivido em grupos, orientados por tutores e preceptores
participantes do projeto PET- Saúde GraduaSUS. As visitas técnicas e reuniões
aconteceram semanalmente a fim de discutir a problemática evidenciada, bem
como sugestões de melhorias. Para este relato de experiência buscou-se
referências nas bases de dados PubMed Central, SCOPUS Elserver, WEB OF
SCIENCE, Scientific Electronic Library Online (ScIELO). Para tal, foram usados
os descritores: Educação; Diretrizes Curriculares; Sistema Único de Saúde;
Enfermagem; Ensino. Resultado: Mediante as visitas realizadas nas unidades de
saúde e posterior discussão com os acadêmicos integrantes do PET GraduaSUS
Enfermagem, observou-se o quanto os discente se sentem despreparados e
inseguros em relação a realidade a ser vivenciada após sua formação. O
discente não demonstra reconhecimento entre o que foi visto durante as visitas
com os conteúdos ministrados em sala e aula. Esse despreparo dos discentes
pode ser atribuído a inserção de uma maior carga horária em atividades de
imersão no contexto assistencial somente nos últimos períodos do curso, o que
gera insegurança por parte dos mesmos, e preocupação para aqueles que os
instruirão, nos levando a reflexão da metodologia utilizada para o binômio
ensino-aprendizado. Faz-se notória a eficácia do PET em inserir o discente na
rede de saúde e propiciar uma experiência de excelência, interligando a teoria
com a prática de forma que o aluno se sinta motivado a aprender e a atuar no
SUS, desconstruindo a formação baseada no modelo biomédico e contribuindo para
as mudanças necessárias no currículo pedagógico, preparando os futuros
profissionais com mais qualidade pautado na ética e no respeito ao próximo. O
confrontar de olhares entre graduandos e docentes permitiu corroborar-se a
necessidade de reestruturação interna nas instituições de ensino, voltada
também a capacitar os docentes para o emprego de metodologias ativas de
ensino, modificando seu agir e seu olhar sobre o processo ensino-aprendizagem,
direcionado a autonomia e emancipação intelectual do graduando, e o docente,
inserido e principal responsável por esta construção, em atitudes que o tornam
o ponto de partida e também facilitador do processo (NUNES et al., 2016).
Conclusão: Mediante as mudanças ocorridas no panorama educacional, se faz
necessário uma releitura das formas de ensino por parte dos docentes no que
tange as práticas na área da enfermagem. Compete ao professor ensinar,
capacitar e permitir que os alunos associem os saberes teóricos aos
vivenciados nos campos de práticas fazendo que estes se tornem profissionais
humanistas, crítico, reflexivos, capazes de questionar, discutir, analisar e
construir o conhecimento, valorizando suas percepções, sensibilidades,
intuição, imaginação, criatividade com responsabilidade social. É necessário
inserir o serviço nas discussões quanto ao que se espera na formação do futuro
enfermeiro, compartilhando necessidades e objetivos para uma construção
coletiva deste profissional de olhar ampliado às necessidades de saúde da
população. Implicações para a Enfermagem: As instituições de ensino superior
vêm sendo desafiadas a quebrar paradigmas no que concerne a formação
profissional de seus alunos, necessitando assim de uma reconstrução de seus
projetos pedagógicos para que estes estejam de acordo com os princípios do
SUS. Para que tais mudanças ocorram, se faz necessário, adaptações ao Plano
Político Pedagógico das da Instituição de Ensino Superior (IES) tendo como
ator principal o discente e suas necessidades (CECAGNO et al., 2016). Aliado a
necessidade de maior integração entre o binômio ensino-serviço, para que sejam
desenvolvidas ações de formação em serviço em conformidade com o aprendizado
realizado em sala de aula, garantindo imersões produtivas para a formação
acadêmica em saúde em conformidade com as ferramentas emancipatórias
oferecidas aos graduandos. Recomenda-se a realização de novos estudos sobre
esta temática, a fim de estabelecer melhor as relações ensino-serviço-
comunidade, estabelecendo também o que a comunidade espera/necessita neste
processo de interação.
Referências: 1 - Brehmer LCF, Ramos FRS. Experiências de integração ensino-serviço no processo de formação profissional em saúde: revisão integrativa.Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2014;16(1):228-37. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v16i1.20132. 2 - Cecagno D et al. Diretrizes Curriculares Nacionais, um fio condutor na formação acadêmica do enfermeiro. J Nurs Health. 2016;6(suppl.):224-31. 3 - Nunes NJS et al. Educação baseada em competências na enfermagem. J Nurs Health. 2016; 6(3):447-63. 4 - Ferreira VS et al. PET-Saúde: uma Experiência Prática de Integração Ensino-serviço-comunidade. Revista brasileira de educação médica. 2012; 36 (1 Supl. 2): 147 – 151. 5 - Brasil, Secretaria de gestão do trabalho e da educação na saúde edital no - 13, de 28 de setembro de 2015 seleção para o programa de educação pelo trabalho para a saúde pet-saúde/graduasus - 2016/2017. ISSN 1677-7069 Nº 186, DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. terça-feira, 29 de setembro de 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/sgtes/sgtes-gestao-da-educacao/pet-saude/noticias-petsaude/19925-inscricoes-abertas-para-o-edital-pet-saude-graduasus-2. |