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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 7381197

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7381197

SUSTENTABILIDADE NA ACADEMIA: OPORTUNIDADE DE PONTE ENTRE ENFERMAGEM E ENGENHARIA

Autores:
Annibal Scavarda ; Roberto Carlos Lyra da Silva ; Gláucya Lima Daú ; Vivian Schutz

Resumo:
**Introdução: **Práticas sustentáveis são apresentadas por estudos desenvolvidos no Brasil (1,2,3), possibilitam meios de promoção do tema sustentabilidade na comunidade e reforçam o _Triple Bottom Line_ em seus diferentes níveis: social, econômico e ambiental. O Brasil, um país em desenvolvimento, apresenta vários desafios frente a uma crise que envolve diversos setores e sua população busca meios de superá-la com ideias criativas. Profissionais de Enfermagem e de Engenharia podem estar envolvidos em projetos e atividades interdisciplinares com o objetivo de levar à comunidade propostas sustentáveis. Desta forma, reforça-se o papel do Enfermeiro por meio das diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Enfermagem como um dos pontos de atenção às necessidades sociais, com ênfase ao Sistema Único de Saúde, bem como assegurar a integralidade da atenção, da qualidade e da humanização do atendimento. Um dos objetivos desta formação é a promoção “de estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus clientes/ pacientes quanto às da comunidade, atuando como agente de transformação social (4)”. Assim, trazer à discussão o tema sustentabilidade durante o período da graduação e propor um modelo de trabalho com Engenheiros possibilitam o despertar e a sensibilização do estudante de Enfermagem para o tema. Os objetivos propostos para o estudo e a descrição metodológica serão apresentados a seguir. Os resultados serão relatados e seguidos da conclusão e das contribuições/ implicações para a Enfermagem. **Objetivos: **O presente estudo tem como objetivos analisar a inserção do tema sustentabilidade na graduação em Enfermagem e propor um modelo de trabalho em conjunto com profissionais Engenheiros. **Descrição metodológica: **O período de outubro de 2017 a fevereiro de 2018 possibilitou o desenvolvimento de estudos do tipo revisões integrativas, resumos, resumos expandidos e estudos de caso a partir de um trabalho conjunto entre Enfermeiros e Engenheiros. Temas como sustentabilidade, responsabilidade social corporativa, economia compartilhada, lean e cadeia de suprimentos foram o foco destes estudos.  Este trabalho conjunto permanece ativo e levou os autores à reflexão e à análise da inserção do tema sustentabilidade, em suas diversas dimensões, na formação do Enfermeiro, por meio de um modelo interdisciplinar de trabalho. A união dos saberes e as experiências das duas carreiras possibilitaram ideias que estimulam e sensibilizam os graduandos de Enfermagem para propostas sustentáveis. Com isso, duas etapas compõem este estudo, sendo que a primeira foi denominada “introdução ao tema sustentabilidade” e a segunda “teoria aplicada à prática”. A primeira etapa compreende a apresentação dos conceitos e dos trabalhos que envolvem o tema por meio da apresentação teórica sobre sustentabilidade e de projetos extracurriculares em parceria com a Escola de Engenharia. A segunda, “teoria aplicada à prática”, será composta pela implementação do projeto estabelecido pelos acadêmicos de Enfermagem e professores das Escolas de Enfermagem e de Engenharia juntos à comunidade local e na própria universidade. **Resultados: **O tema sustentabilidade está sendo discutido e aplicado em alguns cursos de Enfermagem de universidades brasileiras, mas chama atenção a lacuna que ainda existe para ser preenchida. Desta forma, o estudo apresenta um modelo que contempla duas etapas. Para a etapa “introdução ao tema sustentabilidade”, os três primeiros períodos da base curricular seriam os propostos para a sensibilização do acadêmico e para o exercício da sua criatividade. Uma parceria entre a Escola de Enfermagem e a Escola de Engenharia buscaria a união de saberes desses profissionais objetivando ideias e o compartilhar de experiências para possíveis projetos dos acadêmicos de Enfermagem. Um grupo de alunos interessados nesta temática desenvolveria projetos sustentáveis nas áreas social, econômica e ambiental. A avaliação da cadeia de suprimentos realizada em conjunto pelos dois profissionais pode ser um caminho para gerar os projetos objetivando a economia circular (5). A etapa “teoria aplicada à prática” tem como proposta implementar as ideias discutidas na primeira etapa, na qual não somente as práticas de reciclagem de materiais são incorporadas, mas também a possibilidade de estabelecer um programa educacional para promover a saúde. Este programa educacional envolve temas como práticas de higiene das mãos e dos alimentos, e orientações para a manipulação correta dos materiais a serem reciclados. **Conclusão: **Espera-se contribuir para a formação do Enfermeiro fortalecendo seu papel como agente de mudança na sociedade e contribuindo com os aspectos econômico e ambiental. Parcerias com Engenheiros geram valor à formação acadêmica e possibilitam uma relação na qual a comunidade é beneficiada. Práticas sustentáveis auxiliam o crescimento contínuo da sociedade se observado o _Triple Bottom Line_. Aliada a essas práticas, a inserção da educação para saúde nas comunidades, como parte da implementação do projeto, conduz mais uma vez o acadêmico de Enfermagem ao despertar de sua função de educador. Ao final, acredita-se que estas atividades não somente podem valorizar o trabalho do Enfermeiro, mas, sobretudo, propiciar o olhar crítico para atitudes assertivas durante a tomada de decisão. **Contribuições/implicações para a Enfermagem: **A inserção do acadêmico de Enfermagem em novos temas, a troca de saberes com Engenheiros e o despertar para o seu papel de educador permitem sensibilizar o profissional como agente de mudança na sociedade. A compreensão sobre a cadeia de suprimentos e das responsabilidades social, ambiental e econômica são alguns exemplos de novos aprendizados. Após finalizada sua formação, acredita-se que as experiências vivenciadas com as práticas sustentáveis na academia podem facilitar o olhar observador do Enfermeiro no ambiente corporativo.  Práticas de redução de custos podem ser implementadas sem que ocorra perda da qualidade dos processos, bem como o fortalecimento da responsabilidade social da empresa.


Referências:
1. KLETEMBERG DF, SIQUEIRA MO, MANTOVANI MF. Uma historia do processo de enfermagem nas publicações da Revista Brasileira de Enfermagem no período 1960 – 1986. Rev. Esc. Anna Nery. 2006; [acesso em: 11 de mar 2016]; 10(3):478–86. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141481452006000300017&script=sci_abstract&tlng=p t. 2. MENEZES EG. Desenvolvimento de um software de Sistematização da Assistência de Enfermagem em doenças tropicais. 2013. 96 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. 3. MARCONI MA; LAKATOS EM. Fundamentos da metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2007. SAE.