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7373383 | CARACTERIZAÇÃO DE ADOLESCENTES QUE ACESSAM À INTERNET PARA EXPRESSAR SUA SEXUALIDADE | Autores: Gabriela Silva dos Santos ; Cosme Sueli de Faria Pereira ; Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Rosas ; Dirlei Domingues dos Santos |
Resumo: **Introdução:** A adolescência é um tema que vem ganhando grande valorização e relevância no contexto das problemáticas levantadas em estudos, tanto no campo da educação quanto da saúde. Considerando o universo virtual, este tem sido um espaço de maior interação entre as pessoas e, a cada dia no Brasil, o número de computadores pessoais tem aumentado, com isso novos problemas sociais e comportamentais surgem diante dessa nova realidade. As comunidades virtuais são o resultado de uma nova forma de organização social que surgiu na contemporaneidade: a sociedade em rede1. Hoje, a entrada na puberdade e o estímulo sexual expresso na mídia por meio de ferramentas de comunicação propiciam, precocemente, adolescentes adotem novos padrões de comportamento frente à sexualidade. A mídia virtual tem facilitado, por meio das redes sociais virtuais, a disseminação de diversos conteúdos incluindo os relacionados à sexualidade, o que tem gerado inquietações, conversações e diversas opiniões quanto ao seu uso pelos adolescentes. **Objetivo:** descrever características do uso da internet entre os adolescentes para atividades relacionadas à sexualidade. **Descrição metodológica**: Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem quantitativa. Os participantes foram adolescentes entre 15 a 19 anos de idade. Os campos de produção de dados foram dois colégios públicos do município do Rio de Janeiro- RJ. Como instrumento, utilizou-se um questionário sociodemográfico _online_ durante o período de junho a novembro de 2017 . O questionário contém dados sobre: Perfil socioeconômico demográfico contendo dados de identificação como: iniciais do nome, idade, sexo, raça/cor autodeclarada, religião, situação conjugal, tempo de relacionamento, série do ensino médio, ocupação, renda pessoal e renda familiar e composição familiar. Dados referentes a fontes de informação e uso das mídias sociais virtuais, inclusive para a sexualidade, como: tipos de mídias sociais virtuais, local de acesso à informação virtual, dispositivo de acesso às mídias sociais virtuais, frequência semanal de utilização das mídias sociais virtuais, duração diária de utilização das mídias sociais virtuais e atividades Online. Foram realizadas análises descritivas de frequência dos dados levantados. O projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery respeitando os princípios da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde por meio da Plataforma Brasil, e aprovado sob o número 1.920.489. **Resultados**: Foram respondidos 90 questionários. 71 % corresponde ao sexo feminino, média de idade 18 anos. (46%) se autodeclaram de cor branca. Quanto à religião, (29%) responderam que não pertencem a nenhum grupo religioso, ou não adotam nenhum posicionamento religioso, (29%) se autodeclaram evangélicos, (25%) católicos Predominou o número de alunos do 1º ano do ensino médio (46%). (60%) corresponde ao número de solteiros. (30%) estão em um namoro e (10%) declararam estar em um relacionamento aberto, ou seja, ficando. Todos são usuários da internet. Acendem à internet sobretudo no domicílio, pelo celular (92%). Rotineiramente, o tempo online pelos adolescentes é superior a duas horas diárias, durante todos os dias da semana. Os sites mais frequentemente visitados foram _Facebook_ (90%), _Youtube_ (81%) e _Instagram_ (70%). Quando se trata de buscas e compartilhamentos de conteúdo sexuais, esses valores têm grande redução. O acesso permanece a ser feito do domicílio e a preferência de dispositivo é o celular do adolescente (49%). As atividades desenvolvidas nesse sentido são, buscas por informações sobre Infecções Sexualmente transmissíveis (36%), compartilhamento de fotos, vídeo e textos pessoais, ou seja, o _sexting_ (22%) e, visitas a sites pornográficos (19%). O tempo de utilização para as atividades relacionadas à sexualidade dos adolescentes é de 10 minutos a uma hora de duração, pelo menos duas vezes na semana.
Os adolescentes ficam na internet um período superior a 1 hora diária, o que
faz do computador uma parte importante do cotidiano dessa população
específica2. A construção da sexualidade é individual e coletiva, porque ela é
expressada e influenciada pelo contexto em que o sujeito vive. É uma
característica essencial do ser humano, presente em todas as etapas da vida,
sendo manifestada de diversas formas. Envolve um conjunto de valores pessoais
e sociais, além de práticas corporais, sendo uma forma de expressão que
reflete o contexto sociocultural no qual o sujeito está inserido e se
desenvolve, além de estar associada à atividade sexual, à dimensão biológica,
íntima, relacional e subjetiva de cada indivíduo3. Nos últimos anos,
pesquisadores têm-se debruçado sobre as mudanças que a internet introduz no
cotidiano dos indivíduos e sobre as consequências psicológicas e sociais
decorrentes dessas mudanças2.O crescente uso da internet tem de fato dado
origem a um intenso debate acerca do seu impacto no ajustamento social e
sexual, para os adolescentes pois, é tida como uma ferramenta de enorme
importância na vida atual, estando presente em várias tarefas diárias4.
**Conclusão**: Os adolescentes se voltam para a mídia para obtenção de
informações relacionada com a identidade, intimidade e sexualidade. A internet
proporciona o acesso às mídias sociais virtuais e a criação de redes sociais
virtuais. Esse espaço constitui um palco para experimentação da identidade
dos adolescentes por apresentarem grande flexibilidade em assumir novas
identidades em múltiplos contexto sociais e psicológicos, sendo diversas as
motivações por trás destas representações. Além disso, a internet tornou-se
parte integrante da vida do adolescente. Suas características, em particular o
anonimato e o acesso à conteúdo sexual, tornam a internet um local para a
exploração da sexualidade de adolescente. **Contribuições/implicações para a
Enfermagem:** É notória a influência das mídias sociais da internet nas
relações cotidianas de bilhões de pessoas, de empresas e de instituições de
diferentes partes do mundo. Uma vez, interpretadas, analisadas e compreendidas
tais comportamentos a Enfermagem poderá articular os resultados em novas
estratégias, que considerem seu contexto, pois as ações serão focadas em
processos motivacionais e simbólicos inerentes ao imaginário adolescente
Referências: 1. KLETEMBERG DF, SIQUEIRA MO, MANTOVANI MF. Uma historia do processo de enfermagem nas publicações da Revista Brasileira de Enfermagem no período 1960 – 1986. Rev. Esc. Anna Nery. 2006; [acesso em: 11 de mar 2016]; 10(3):478–86. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141481452006000300017&script=sci_abstract&tlng=t.
2. MENEZES EG. Desenvolvimento de um software de Sistematização da Assistência de Enfermagem em doenças tropicais. 2013. 96 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
3. MARCONI MA; LAKATOS EM. Fundamentos da metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2007. |