Imprimir Resumo


SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 7362284

E-Pôster


7362284

USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PROCESSO DE ENFERMAGEM

Autores:
Gleice Adriana Araújo Gonçalves ; Renan Alves Silva ; Maria Eugênia Alves Almeida Coelho ; Simone Soares Damasceno ; Kely Vanessa Leite Gomes da Silva

Resumo:
**Introdução**: O processo ensino-aprendizagem vem sofrendo mudanças significativas nas últimas décadas, em que as experiências pedagógicas “sólidas” e conteudistas apresentam-se pouco significativas frente a mudanças sociais e culturais, as quais apontam uma nova relação entre o ser docente, discente e o conhecimento. Nessa perspectiva, os envolvidos no processo são desafiados a novas aprendizagens, ao desenvolvimento de novas competências na construção de um novo ensino-aprendizagem(1). Com base nos pressupostos da pedagogia dialética, um conceito importante é o da aprendizagem significativa, definida como um processo pelo qual uma nova informação ou conhecimento se relaciona à estrutura cognitiva prévia do sujeito de modo não arbitrário, portanto para que a aprendizagem seja significativa é essencial que seja considerado o conhecimento prévio do aprendiz, para que novos conceitos sejam incorporados a ele de modo a construir significados consistentes(2). Para essa finalidade o uso de metodologias ativas de ensino, isto é, aquelas que ativam o raciocínio, a curiosidade, focada no protagonismo dos discentes, devem ser empregadas. O ensino do processo de enfermagem insere-se nesse contexto, como conteúdo essencial à prática de enfermagem, considerado um modo de pensar e fazer à enfermagem, um método para à sistematização da assistência de enfermagem(3). Experiências exitosas para o ensino do processo de enfermagem devem ser compartilhadas tendo em vista sua replicação em diferentes cenários. **Objetivo**: relatar a utilização de metodologias ativas no ensino-aprendizagem do processo de enfermagem na formação de enfermeiros. **Metodologia**: trata-se de um relato de experiência que surgiu a partir da utilização de metodologias ativas de ensino na construção de um workshop a respeito do tema processo de enfermagem aplicado a uma turma de alunos da disciplina estágio curricular supervisionado II do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri. O workshop baseou-se no arcabouço teórico e prático para subsidiar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes relativas à aplicação do processo de enfermagem em situações de cuidado. O workshop realizou-se em fevereiro de 2018 com o apoio de dois docentes aqui compreendidos como facilitadores do ensino-aprendizagem e 26 discentes colaboradores e aprendizes do processo. A atividade foi dividida em três momentos assim dispostos: 1) abordagem conceitual do processo de enfermagem; 2) raciocínio diagnóstico; 3) planejamento da assistência. As estratégias ativas utilizadas foram à “_tempestade cerebral de ideias”_ para aferir e considerar o conhecimento prévio dos discentes, a construção de “_mapas conceituais_” para o desenvolvimento do raciocínio diagnóstico e finalmente o “_estudo de caso-problema_” com vistas à simulação prática de situações relativas ao cuidado de enfermagem a partir da utilização do processo de enfermagem. **Resultados**: O workshop iniciou com a proposta de uma dinâmica grupal denominada “dinâmica das estações” momento em que se trabalhou em três estações denominadas “processo de enfermagem”, “sistematização da assistência de enfermagem” e “metodologia da assistência de enfermagem”. A turma de discentes foi dividida em três grupos, os quais deveriam usar 5 minutos em cada uma das estações propostas realizando o método da tempestade cerebral de ideias, ou seja, colocando em um cartaz todas as ideias que possuíam relativas ao tema da estação. O objetivo da dinâmica inicial foi acessar o conhecimento prévio da turma a respeito do tema. Após esse momento houve o momento de síntese, situação em que cada grupo apresentou uma das estações e os facilitadores discutiram a abordagem conceitual relativa ao processo de enfermagem, realizando o ajuste de linguagem, momento em que se destacaram as principais diferenças quanto ao uso dos termos desfazendo ideais equivocadas porventura constantes nos cartazes e solidificando os conceitos fundamentais relativos à temática. Imediatamente após essa atividade iniciou-se o momento denominado raciocínio diagnóstico, situação em que se aplicou a “dinâmica da ordenação de palavras”. Os três grupos receberam um envelope e dentro deles uma série de palavras que precisavam de ordenação. Cada grupo ordenou as palavras do modo que considerou pertinente. Finda a dinâmica cada grupo apresenta sua produção e explica o método usado para ordenação. Evidenciou-se que cada grupo adotou um método distinto de ordenar os termos. Em seguida os facilitadores propuseram um novo momento de síntese, discussão do método utilizado para alcançar a finalidade da atividade. Por meio da discussão dialogada verificou-se a necessidade de um método único, um sistema padronizado para ordenação dos termos, de modo a facilitar o processo de trabalho dos grupos. Essa constatação, a partir da dinâmica, possibilitou realizar um paralelo com os sistemas de classificação de enfermagem e a importância de eleger um sistema de classificação para denominar as principais necessidades de cuidados, diagnósticos de enfermagem e, compreender a forma como o sistema adotado está organizado visando o alcance dos melhores resultados quanto à sistematização da assistência. O terceiro momento consistiu na apresentação de três estudos de caso problema, em que os discentes foram convidados à leitura do caso em grupos e construção de um mapa conceitual que consiste na representação gráfica que estimula a organização de conceitos e união entre teoria e prática(4). O mapa deveria conter os dados do caso problema que conduziram a conclusão de terminado diagnóstico utilizando a NANDA-I, portanto o mapa continha o raciocínio diagnóstico do caso, com características definidoras e/ou fatores relacionados. Por meio da utilização dos mapas conceituais os estudantes desenvolvem o pensamento crítico e o raciocínio diagnóstico, habilidades essenciais à correta utilização do processo de enfermagem e aspectos necessários ao adequado planejamento da assistência. Após a etapa do diagnóstico solicitou-se a elaboração do plano de cuidados contento os resultados esperados e as intervenções de enfermagem frente aos casos. O workshop foi encerrado com a síntese de cada caso problema e a avaliação das estratégias utilizadas para o ensino-aprendizagem da temática proposta. **Conclusão**: o relato dos discentes associado à capacidade de raciocínio e resolução dos casos propostos evidenciou que as estratégias ativas utilizadas mostraram-se adequadas ao ensino do processo de enfermagem. Destaca-se a possibilidade de problematização com a apresentação dos casos, compartilhamento de conhecimentos e experiências e a simulação da prática. **Contribuição para Enfermagem**: Conforme as diretrizes curriculares nacionais para enfermagem, a atenção à saúde, tomada de decisão e liderança são competências necessárias à formação do enfermeiro. Esses aspectos requerem que o ensino-aprendizagem do processo de enfermagem seja voltado à aprendizagem significativa e as metodologias ativas apresentam-se como estratégias potentes para essa finalidade.


Referências:
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. 112 p.:il. Cadernos de Atenção Básica, n. 23 Brasília: Ministério da Saúde, 2009 2. CUNHA AJ; LEITE AJ; ALMEIDA IS. The pediatrician´s role in the first Thousand days of the child: the pursuit of healthy nutrition and development. J Pediatr (Rio J). 91:S44-51.2015 3. VICTORA, Cesar G. Nutrition in early life: a global priority. The Lancet. Vol 374 October 3. 2009