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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 7335155

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7335155

A APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM E DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: INCOPORAÇÃO NO ENSINO EM UM CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

Autores:
Angelina Lettiere ; Munira Penha Domingues ; Silvia Matumoto

Resumo:
**Introdução**: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma metodologia de trabalho implantada na prática profissional por meio do Processo de Enfermagem (PE) atrelada a teorias de enfermagem, que orienta o cuidado e a documentação(1), e que proporciona autonomia, cientificidade e valorização do profissional enfermeiro(2,3). Para que o PE e a SAE sejam implementados nos serviços de saúde centrado nas necessidades individuais dos usuários e no cuidado integral, ultrapassando as rotinas mecanicistas do modelo biomédico(1), é preciso ter vivenciado tal método de forma ativa e participativa no ensino de graduação em enfermagem(3). Quando não incorporadas ao ensino a insuficiência teórica implica na fragilidade para as atividades acadêmicas práticas em campos de estágio nas instituições de saúde(3). Frente ao exposto questiona-se: o PE e a SAE estão incorporadas ao ensino e contempladas nas ementas das disciplinas relacionadas à assistência de enfermagem? Ao refletir sobre o PE/SAE no ensino de graduação, especificamente nas disciplinas de assistência à saúde pode-se contribuir para a melhoria do ensino e consequentemente da qualidade do cuidado de enfermagem(3), bem como atendendo às exigências do exercício profissional em enfermagem. **Objetivo**: Estudo realizado com objetivo de identificar se as disciplinas de assistência à saúde, obrigatórias do curso de bacharelado em enfermagem, abordam o conteúdo do PE e da SAE.  **Método: **Estudo documental, descritivo e analítico com coleta de dados realizada por meio da leitura das ementas das disciplinas relacionadas com a assistência à saúde e obrigatórias do curso de bacharelado em enfermagem de uma faculdade privada do interior do Estado de São Paulo. As disciplinas elencadas relacionadas à assistência de enfermagem foram: Fundamentos de Enfermagem: Semiologia e Semiotécnica; Introdução à Saúde Mental; Práticas do Cuidar I; Enfermagem na Saúde da Mulher; Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente; Enfermagem na Saúde do Adulto; Práticas do Cuidar II; Assistência Clinica; Assistência Cirúrgica; Práticas do Cuidar III;  Enfermagem em Urgências e Emergências; Enfermagem Obstétrica e Ginecológica; Enfermagem Pediátrica e Neonatal; Práticas do Cuidar IV; Práticas do Cuidar V e Estágio Curricular Supervisionado I e II. As ementas das disciplinas constam no Projeto Pedagógico do Curso e estão disponibilizadas no site da faculdade, portanto, por se tratar de informações de domínio público, e não envolver seres humanos diretamente na coleta dos dados, não houve necessidade de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. A análise das ementas ocorreu no mês de março de 2018. **Resultados**: Nessa faculdade o curso de bacharelado em enfermagem tem seu ensino teórico-prático no período noturno e no período diurno os estágios de prática e o estágio curricular supervisionado, com duração total do curso de cinco anos ou dez semestres. A partir análise da matriz curricular identificou-se 47 disciplinas obrigatórias, totalizando 4000 horas. As disciplinas estão assim distribuídas: 11 disciplinas são oferecidas no primeiro ano do curso; 14 disciplinas são oferecidas no segundo ano; 10 disciplinas são oferecidas no terceiro ano; 10 disciplinas são oferecidas no quarto ano e 02 disciplinas são oferecidas no quinto ano. Na análise das ementas das disciplinas do segundo ano do curso a disciplina de Fundamentos de Enfermagem: Semiologia e Semiotécnica aborda a sistematização da assistência de enfermagem com enfoque na inspeção, avaliação e registro de enfermagem e as disciplinas de Introdução à Saúde Mental e Práticas do Cuidar I não mencionam na sua ementa, direta ou indiretamente, o PE/SAE. No terceiro ano a disciplina de Enfermagem na Saúde da Mulher menciona a SAE nas diferentes etapas do seu ciclo vital com a utilização dos princípios técnico-científicos apreendidos, no que se refere à proteção, promoção, prevenção na atenção básica para sua construção; a disciplina Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente trabalha com a identificação das necessidades de saúde para planejar ações de enfermagem; a disciplina de Enfermagem na Saúde do Adulto não especifica a PE/SAE, mas aborda de um modo genérico a assistência de enfermagem ao adulto com hanseníase, tuberculose, HA, DM, HIV-AIDS e, finalmente a disciplina de Prática do Cuidar II menciona as necessidades humanas básicas.  As disciplinas Assistência Cirúrgica menciona a SAE aos pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos: histórico de enfermagem, identificação de problemas, plano de cuidados, intervenção de enfermagem, evolução e avaliação e também o PE na assistência de enfermagem perioperatória; a disciplina de Assistência Clínica descreve a organização do trabalho do enfermeiro junto do paciente clínico com a SAE: histórico de enfermagem, exame físico, diagnóstico de enfermagem, prescrição de enfermagem e evolução e a disciplina de Prática do cuidar III menciona a elaboração da SAE e o PE com o uso da NANDA. Nas disciplinas do quarto ano Enfermagem Pediátrica e Neonatal desenvolve a atitude investigativa para o processo assistencial e educativo; Enfermagem em Urgências e Emergências aborda os procedimentos e condutas na prevenção de acidentes e habilidades para o reconhecimento de situações de emergência e implementação de medidas para o cuidado, a disciplina e Enfermagem Obstétrica e Ginecológica busca desenvolver a assistência de enfermagem à mulher utilizando o processo de enfermagem, no ciclo gravídico-puerperal e nas afecções ginecológicas, a disciplina de Enfermagem Psiquiátric**a **oferece subsídios teóricos e práticos para a identificação das necessidades do paciente para implementar a SAE e Práticas do Cuidar IV e V não menciona PE e SAE. Nas disciplinas do quinto ano o Estágio Curricular Supervisionado I e II refere-se aos processos de trabalho relacionados à assistência de enfermagem com análise crítica, reflexiva e diagnóstica das situações observadas e/ ou vivenciadas. Vale ressaltar que todas as ementas das disciplinas foram analisadas, e deu-se o enfoque para as disciplinas de abordagem clínica, no entanto, observou-se que as ementas de Política de Saúde e Saúde da Família do 4º semestre e as disciplinas do 8ª semestre Administração na Rede Básica e Administração Rede Hospitalar não contemplam a SAE/PE o que evidencia uma lacuna a ser trabalhada na construção do projeto pedagógico. **Conclusão**: A análise das ementas permitiu a avaliação da construção das ementas e observou-se que algumas disciplinas centradas diretamente na assistência clínica não abordam a SAE/PE (Introdução a Saúde Mental, Práticas I, IV, V e Enfermagem na Saúde do Adulto) o que intenciona a reflexão para sua reconstrução. Além disso, nas disciplinas que mencionam a SAE/PE existe uma predominância da teoria das necessidades humanas e da utilização da NANDA. Desta forma, faz-se necessário refletir sobre as diversas teorias que podem subsidiar a sua construção bem como as classificações para sua implementação como NANDA, NIC, NOC, CIPE, CIPESC a fim de instrumentalizar melhor o ensino e o alinhamento das perceptivas teóricas com campo de atuação.  Verificou-se a não incorporação da SAE/PE nas disciplinas de Política de Saúde e Saúde da Família e de Administração na Rede Básica, o que nos remete à discussão sobre a SAE/PE na atenção básica, sendo necessário sua incorporação no ensino e melhor articulado ao ensino prático, com implicações na qualificação dos recursos humanos e valorização do trabalho do enfermeiro. **Contribuições/implicações para a enfermagem**: Análise possibilitou uma reflexão sobre a abordagem da SAE/PE nas disciplinas do curso de graduação relacionadas diretamente e não diretamente à assistência à saúde. Da mesma forma, apontou a importância da discussão e reflexão sobre esta temática com o corpo docente, bem como refletir sobre as lacunas nas disciplinas teóricas e práticas, o que leva a propor modificações nas ementas e na conformação da disciplina a fim de qualificar o ensino de enfermagem e da assistência de enfermagem prestada pelos discentes nas instituições de saúde.


Referências:
1. Brasil. Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº3, de 7 de novembro de 2001: institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em enfermagem. Brasília (DF); 2001. 2. Nunes JGP. Julgamento clínico e raciocínio diagnóstico de estudantes de enfermagem em simulação clínica de alta-fidelidade [tese]. Riberão Preto: Curso de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2016. 3. Diesel A,Baldez A, Martins S. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. R. Thema. 2017 fev; 14 (1):268-288. 4. Gimenes FR, Cassiani SHB. A simulação no ensino de enfermagem. 10 ed. [s.l]: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde; 2014.