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7308319 | INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA SAE AO PACIENTE IDOSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Polyanna Freitas Albuquerque Castro ; Luana Karonine Cordeiro Castro ; Messias Lemos ; Rafael de Abreu Lima |
Resumo: **INTRODUÇÃO:** O rápido envelhecimento da população brasileira, seguindo uma tendência mundial, mostra-se uma demanda desafiadora ao Sistema Único de Saúde que deve responder eficazmente a crescente demanda deste estrato populacional¹. As instituições formadoras, a exemplo das Universidades Federais tem grande responsabilidade na formação de Recursos Humanos aptos ao cuidado integral do idoso no SUS. A integração ensino-serviço neste contexto, insere-se não só como uma importante estratégia de aprendizagem significativa e pautada nos princípios e diretrizes do SUS, mas também como uma possibilidade instituinte, uma vez que permite o compartilhamento de saberes e a construção de novas possibilidades de práticas e serviços². Nesta perspectiva, as demandas dos serviços de saúde também devem ser consideradas na integração com a formação profissional ali realizada. Como uma via de mão dupla, a Universidade colabora com o serviço e vice-versa. No que tange o processo de trabalho da Enfermagem, a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), representa o principal instrumento metodológico para o desempenho sistemático da prática profissional³. É através desta que o profissional de Enfermagem consegue realizar uma assistência organizada, evidenciada em práticas cientificamente validadas em busca da prestação das melhores intervenções baseadas nas boas práticas. Assim, mediante uma demanda de um serviço municipal de referência à Saúde do Idoso no município de São Luis - MA que não tinha a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) implementada, e recebeu um grupo de alunos para a realização de um estágio curricular em Enfermagem, houve a elaboração de um “Instrumento para Consulta de Enfermagem ao paciente Idoso” com o objetivo de auxiliar a implementação da SAE na referida Unidade e qualificar a assistência de Enfermagem ao idoso neste serviço de referência. **OBJETIVO:** Relatar a vivência dos alunos do oitavo período de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão no estágio curricular obrigatório de Saúde do Adulto e Idoso em um serviço de Centro Dia de Assistência Integral à Saúde do Idoso da Rede Municipal de Saúde de São Luis – MA. **MÉTODO:** Relato de experiência oriundo do estágio curricular obrigatório do oitavo período do curso de Enfermagem da disciplina de Saúde do Adulto e Idoso da Universidade Federal do Maranhão no período de março a julho de 2017, realizado em um Centro Dia de Assistência Integral à Saúde do Idoso. **RESULTADOS:** Os alunos vivenciaram o estágio de Saúde do Adulto e Idoso no Centro de Assistência Integral à Saúde do Idoso (CAISI) que é um ponto de atenção municipal que oferece serviços especializados nas áreas de Enfermagem, Geriatria, Educação Física, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Serviço Social, além de assistência prestada através de grupos de convivência, exercícios cognitivos, artes manuais, Pilates, coral, dança e Terapia Familiar. Logo no início do Estágio, foi realizado uma reunião de alinhamento de expectativas e planejamento das atividades pedagógicas realizadas em parceria com o serviço. Na ocasião a Enfermeira responsável Técnica da Unidade, informou a demanda urgente da Unidade em sistematizar a Assistência de Enfermagem, realizar fluxos de atendimento e protocolos assistenciais. O grupo de estágio logo inseriu nas atividades acadêmicas, a elaboração de um “Instrumento para Consulta de Enfermagem ao paciente Idoso” a ser elaborado pelos estudantes, professores e profissionais da Unidade. Dividiu-se a atividade em etapas onde Inicialmente realizou-se a imersão nas normas e rotinas da Instituição, onde todos os alunos vivenciaram a prática multiprofissional do Centro, realizando admissões, consultas de Enfermagem, Avaliações Geriátricas Amplas (AGAs) através de um instrumento multiprofissional elaborado pelos próprios profissionais da Unidade e práticas educativas, sendo esta a primeira etapa com duração de uma semana. Na segunda etapa, iniciou-se o movimentos das escolhas metodológicas para a construção do Instrumento. Escolheu-se utilizar o processo de Enfermagem de Wanda Horta e a taxonomia de diagnóstico de Enfermagem da North American Nursing Diagnosis Association - _International_ (NANDA - I) por ser de maior acúmulo dos alunos e dos profissionais do serviço. Nesta fase, ao final das atividades práticas diárias do Estágio, os alunos se reuniam com os profissionais e professores para debater sobre o processo de Enfermagem e sobre os diagnósticos de Enfermagem mais frequentes da Unidade. Nesta fase, todos os componentes do grupo estudaram as bases teóricas da SAE com compartilhamento de saberes e referenciais bibliográficos. Iniciou-se então a construção do Instrumento propriamente dito, onde os alunos com a participação ativa dos profissionais da Unidade elencaram dezoito Diagnósticos de Enfermagem a saber: Risco de Quedas, Tristeza Crônica, Insônia, Risco de Solidão, Mobilidade Física Prejudicada, Deglutição Prejudicada, Risco de Glicemia Instável, Eliminação Urinária Prejudicada, Risco de Intolerância à Atividade, Comunicação Verbal Prejudicada, Memória Prejudicada, Dor Crônica, Integridade Tissular Prejudicada, Nutrição desequilibrada: menor que as necessidades corporais, Obesidade, Risco de Síndrome do Idoso Frágil Incontinência Intestinal e Risco de Desequilíbrio Eletrolítico. Para cada Diagnóstico foram mapeadas características definidoras, metas de Enfermagem através do NOC e Intervenções de Enfermagem (NIC). Na terceira fase, os profissionais da Unidade submeteram o construto à Coordenação de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde que aprovou o Instrumento e encaminhou ao Conselho Regional de Enfermagem para devida validação. **CONCLUSÃO**: Acredita-se que a experiência de elaboração de um instrumento que facilitasse a Sistematização da Assistência de Enfermagem em um ponto de atenção da linha de cuidados de saúde do idoso no município de São Luis, em parceria com a Academia, contribuiu não só com a formação sócio referenciada de trabalhadores de Enfermagem para o SUS, mas deu uma resposta adequada à demanda social que a Universidade deve responder que é democratizar, mobilizar e publicizar o capital intelectual que detém em favor da população. **CONTRIBUIÇÃO/ IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM**: O processo democrático de construção coletiva do Instrumento, contribuiu para a qualificação do processo de Enfermagem da Unidade de Saúde, dos profissionais de Enfermagem, do atendimento ao Idoso no município de São Luis, o que engrandece a profissão e referencia positivamente o exercício da Enfermagem junto a sociedade. A participação dos estudantes renderá bons frutos quando estes adentrarem o mundo do trabalho de maneira mais qualificada, referenciada pelo Sistema Único de Saúde, valorizando a SAE como instrumento essencial à prática da Enfermagem. A aplicação futura do Instrumento viabilizará as boas práticas de Enfermagem ao usuário idoso no município de São Luis. **REFERÊNCIAS**: **1.** Moraes EN. Atenção à Saúde do Idoso: Aspectos Conceituais. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; 2012; **2.** Brehmer LCF, Ramos FRS. Experiências de integração ensino-serviço no processo de formação profissional em saúde: revisão integrativa. Rev Eletrônica Enferm 2014; 16(1):228-37.; **3.** de Souza Rodrigues dos Santos, A, Alfradique de Souza, P, Marques Dutra do Valle, A, Dantas Cavalcanti, AC, Chaves Sá, SP, Ferreira Santana, R. Caracterização dos diagnósticos de enfermagem identificados em prontuários de idosos: um estudo retrospectivo. Texto & Contexto Enfermagem [Internet]. 2008;17(1):141-149. **DESCRITORES:** Atenção Integral à Saúde do Idoso; Enfermagem Geriátrica; Processo de Enfermagem.
Referências: 1. Palmeira IP, Queiroz ABA, Ferreira MA. Marcas em si: Vivenciando a dor do (auto) preconceito. Ver. bras. enferm. 2013; 66(6): 893-900. Acesso em 17 Mar 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672013000600013.
2. Silveira RCD, Robazzi MLCC. Avaliação de Enfermagem ao adulto e idoso e Teoria das Necessidades Humanas Básicas: Uma reflexão. Rev Enferm UFPE. 2014; online v 8 (10): 32-3525. Acesso em 17 Mar 2018. DOI: 10.5205/reuol.6039-55477-1-ED.0810201432
3. Palmeira IP, Ferreira MA. O corpo que eu fui e o corpo que eu sou: Concepções de mulheres com alterações causadas pela Hanseníase. Texto Contexto Enfer. [periódicos da Internet]. 2012. 21(2):86-397. Acesso em 17 Mar 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000200016.
4. Ministério da saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância em saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2016. |