Imprimir Resumo


SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 7295701

E-Pôster


7295701

SIMULAÇÃO CLÍNICA: USO DE “ATORES” NO ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Autores:
Cristiany Vieira Alves ; Camila do Couto Maia

Resumo:
Introdução: As práticas curriculares em Unidades de Saúde são fundamentais para a formação do profissional enfermeiro. No entanto, um dos principais problemas da graduação em Enfermagem consiste na ansiedade e angústia dos acadêmicos frente à necessidade da prestação de cuidados e realização de procedimentos, uma vez que possuem nenhuma ou pouca experiência em ambientes de cuidado à saúde, como na atenção primária e terciária(1). A realização de simulações clínicas é uma estratégia que proporciona verdadeira experiência clínica, fazendo com que os acadêmicos experimentem sua atuação perante situações simuladas antes da necessidade de realizar intervenções em situações clínicas verdadeiras, o que acaba contribuindo para o desenvolvimento de habilidades práticas, consolidação do conhecimento e desenvolvimento do raciocínio clínico(2). Sendo assim, Laboratórios de Práticas Simuladas foram construídos no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e as simulações inseridas nos planos de ensino. O departamento possui três Laboratórios de Práticas Simuladas (LPS): Laboratório de Práticas Simuladas de Habilidades, Laboratório de Práticas Simuladas Ambulatoriais e Laboratório de Práticas Simuladas de Cuidados Hospitalares. Os LPS permitem o desenvolvimento e o treinamento de habilidades práticas e também, da postura acadêmica/profissional no contexto da atenção à saúde, contribuindo com questões psicomotoras, cognitivas e afetivas e possibilitando, ainda, um contato prévio com as atividades desenvolvidas dentro das instituições de saúde(3). Os LPS do Departamento de Enfermagem da UFSC contam com manequins de baixa, média e alta fidelidade. Além dos manequins e de todo o material disponibilizado, o departamento de Enfermagem conta, ainda, com a parceria do projeto de extensão “Núcleo de Humanização Arte e Saúde - NUHAS”, que contribui com as aulas de simulações clínicas, disponibilizando integrantes que atuam em cenas simuladas, onde desenvolvem os papéis de pacientes. O NUHAS utiliza a arte como forma de transformação de hábitos e comportamentos, utilizando como intermédio, intervenções sociais e culturais que buscam a promoção da saúde, o bem-estar e a qualidade de vida(4). No curso de graduação em Enfermagem da UFSC as práticas-simuladas ocorrem em diversas fases. Na terceira fase do curso na disciplina “Fundamentos de Enfermagem” é utilizado apenas o Laboratório de Práticas Simuladas de Habilidades; enquanto que, na quinta fase nas disciplinas “O Cuidado no Processo de Viver Humano II - Condição Cirúrgica de Saúde” e “O Cuidado no Processo de Viver Humano III - Condição Crítica de Saúde” e, na sétima fase na disciplina “O Cuidado no Processo de Viver Humano V - Atenção Básica e Saúde Mental” são utilizados também os outros tipos de LPS. Entretanto, a prática-simulada com o uso de atores ocorre na quinta e sétima fase do curso, nas disciplinas de Cirúrgica e Atenção Básica/ Saúde Mental. Objetivos: Demonstrar a importância das práticas-simuladas no desenvolvimento do estudante de graduação em Enfermagem e a consequente melhora de desempenho na realização de atividades teórico- práticas exercidas em ambientes específicos de atenção à saúde. Descrição metodológica: Tendo em vista o exposto, este resumo trata-se de um relato de experiência referente às aulas prática-simuladas, abrangendo a experiência vivida por acadêmicas do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, frente à realização de simulações em Clínica Cirúrgica, quanto a cuidados pré-operatórios, com o uso de atores do NUHAS como pacientes. Estas simulações ocorreram durante a quinta fase da graduação na disciplina “O Cuidado no Processo de Viver Humano II - Condição Cirúrgica de Saúde”, compreendendo neste resumo as experiências vivenciadas nos semestres 2017-1 e 2017-2. A partir das aulas prática-simuladas, as acadêmicas autoras deste relato puderam prestar cuidados e realizar orientações em dois ambientes de realização de atividades teórico-práticas: a Unidade de Internação Cirúrgica I (UIC1) do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago - UFSC e a Clínica Cirúrgica do Hospital Celso Ramos, ambos localizados na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. Resultados: Na disciplina citada, ocorreram práticas-simuladas de período pré-operatório e pós-operatório, além do treinamento de habilidades e técnicas. A primeira simulação clínica em que se participa na fase compreende os cuidados de Enfermagem no período pré-operatório (explicações quanto às cirurgias realizadas, técnica, anestesia, possíveis complicações, cuidados com higiene e retirada de roupas e orientações acerca do pós-operatório), contando com a participação de integrantes do NUHAS atuando como pacientes internados. As simulações buscam serem os mais realistas possíveis, para que o estudante consiga ter confiança, apontar suas próprias necessidades de aprendizagem, assim como pontos positivos e negativos frente à sua atuação como enfermeiro, buscando maior conhecimento a partir da situação vivida para obter uma melhor realização das atividades teórico-práticas feitas em hospitais da Grande Florianópolis. Ao conseguir executar melhor os cuidados de Enfermagem, sabendo realizar corretas orientações aos pacientes internados, o acadêmico consegue desenvolver o seu lado profissional e também, o raciocínio clínico como futuro enfermeiro. Nos dois semestres em que foram realizadas as aulas prática- simuladas, mesmo com realização de atividades em diferentes hospitais em cada semestre, foi perceptível para as acadêmicas a importância de ter uma preparação como esta antes de estar no campo prático de atuação, frente aos pacientes. Realizar o contato com o paciente e abordá-lo, assim como realizar as orientações foram situações que ocorreram com maior facilidade, pois a simulação propiciou uma experiência que possibilitou estudar àquilo em que não nos sentíamos tão confiantes, gerando maior capacidade de resolutividade. Conclusão: Dessa forma, a atuação dos acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem nas aulas prática-simuladas, principalmente com o uso de atores, prepara-os para um melhor atendimento em Unidades de Saúde, proporcionando aperfeiçoamentos tanto em relação à habilidades técnicas, quanto em relação ao contato com o público/comunidade. Contribuições/ implicações para a Enfermagem: O enfermeiro é um profissional que necessita demasiado conhecimento acerca de diversas áreas da saúde. A formação como enfermeiro generalista traz isso como demanda e, o conhecimento acerca de cuidados cirúrgicos para atuação em Clínicas Cirúrgicas e Centros Cirúrgicos é de fundamental importância. O enfermeiro é responsável por uma equipe, tendo como função supervisioná-la e ensiná-la, além de também prestar cuidados de assistência. As aulas prática-simuladas possibilitam uma didática melhor para adquirir conhecimentos, experiências e para melhorar, consequentemente, a prestação de cuidados nas atividades teórico-práticas, possibilitando, assim, uma formação mais rica e contribuindo para a formação de Enfermeiros com melhores habilidades técnicas, maior embasamento teórico-prático e melhor desenvolvimento de raciocínio clínico.


Referências:
1. Lopes MJ, Mendes FRP, Silva AO, organizadores. Envelhecimento: estudos e perspectivas. São Paulo: Martinari; 2014. 2. Pina, OCA. Envelhecimento Ativo em relação ao Género no Concelho de Viseu [Dissertação]. Viseu: Universidade Católica Portuguesa; 2013. 3. Mendes F et al. As Representações Sociais do Envelhecimento Ativo de Idosos e Profissionais. São Paulo: Martinari, 2014. 4. Santos J. Conceções de cidadania na idade dos cabelos grisalhos: envelhecimento ativo e participação social das pessoas idosas [Dissertação]. Coimbra: Universidade de Coimbra; 2016. 5. Moliterno ACM, Faller JW, Borghi AC, Marcon SS, Carreira L. Living with the family and the elderly’s quality of life at the senior citizens’ open university. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 2012 [cited 2015 nov 05]; 20(2):179-84. Available from: http://www.facenf.uerj.br/v20n2/v20n2a07.pdf