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7262564 | PRÁTICA DE ENFERMAGEM NA REABILITAÇÃO: ANÁLISE DE CONCEITO NA PERSPECTIVA EVOLUCIONISTA DE RODGERS | Autores: Marcela Paulino Moreira da Silva ; Anne Karoline Candido Araújo ; Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira ; Bertha Cruz Enders ; Dândara Nayara Azevêdo Dantas |
Resumo: **INTRODUÇÃO: **O enfermeiro se insere no contexto da reabilitação a partir dos cuidados de Florence Nightingale, em 1859, aos lesionados de guerra. Entretanto, foi no início da década de 1960 que a atuação do enfermeiro de reabilitação começou a ser reconhecida, em decorrência da formação e atuação das primeiras especialistas em Enfermagem de Reabilitação, em _Warm Springs_, nos Estados Unidos1. Assim, verifica-se que nessa conjuntura de desenvolvimento da prática de enfermagem na reabilitação, o perfil dos pacientes com incapacidades mudou de feridos de guerras para pessoas idosas, destacando-se as doenças crônicas incapacitantes2. Nesse contexto, visualiza-se uma expansão da necessidade de cuidados de reabilitação. Embora os enfermeiros sejam o maior grupo profissional que trabalha com pessoas com limitações decorrentes de doenças crônicas, constata-se que existe uma compreensão limitada acerca da sua prática na reabilitação dessa clientela3-4. Acredita-se que algumas mudanças contextuais ao longo do tempo contribuíram para a mudança conceitual das práticas de enfermagem de reabilitação que, por sua vez, implicou no seu uso e aplicação pela comunidade cientifica, e assim, na ocorrência desse fenômeno.Na ciência da enfermagem, vários métodos têm sido utilizados para analisar conceitos relevantes da disciplina. O método de Rodgers aborda uma perspectiva evolucionista do conceito. Segundo esse autor, três aspectos são importantes para o desenvolvimento do conceito: o significado, o uso e a aplicação. O significado muda ao longo do tempo de acordo com o contexto e uma diversidade de fatores; o uso se trata da forma como o conceito é empregado; e a aplicação representa a compreensão desse uso e a sua aplicação em uma sucessão de situações novas5. **OBJETIVO**: Analisar o conceito de prática de enfermagem na reabilitação, na perspectiva evolucionista de Rodgers. **MÉTODO: **Análise de conceito, fundamentada nos pensamentos de Rodgers, desenvolvida por meio de revisão integrativa da literatura, com busca nos meses de dezembro de 2016 e janeiro de 2017, nas seguintes bases de dados, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Public Medline (PubMed), [ Scientific Electronic Library Online](http://www.scielo.org/) (SciELO), Science Direct e Web of Science, através da utilização dos descritores controlados: “_Rehabilitation_” e “_Nursing” e Rehabilitation Nursing”._ Foram incluídos artigos com resumos disponíveis, disponíveis na íntegra e gratuitamente nas bases de dados selecionadas. Excluíram- se os artigos que não abordassem diretamente aspectos relacionados à prática de enfermagem na reabilitação. Nesta etapa foram encontrados 376 artigos com resumos disponíveis, disponibilizados na íntegra e gratuitamente nas bases de dados selecionadas (CINAHL = 250; LILACS = 40; Pubmed = 41; Scielo = 23; Scopus = 10; Web of Science = 12). Destes, 26 foram incluídos para amostra final do estudo.A coleta e a análise dos dados foi realizada de forma concomitante. A análise foi concluída por saturação dos dados, quando em cinco artigos subsequentes não foram encontrados nenhum novo _atributo_, _antecedente_, _consequente,_ _termos substitutos_ ou _conceitos relacionados. _**RESULTADOS: **A análise da literatura permitiu identificar que o conceito da prática de enfermagem na reabilitação é utilizado em diferentes contextos de atuação profissional, especialmente no âmbito hospitalar, em serviços de reabilitação, domicílio, instituições de longa permanência, centros específicos de reabilitação em instalações de enfermagem especializada, dentre outros. Ademais, é empregado no cuidado de pessoas com diferentes exigências de reabilitação, idosos, pessoas com deficiência, lesão medular, acidente vascular encefálico, Parkinson, câncer, doenças cardiovasculares, paralisia cerebral, queimados, dentre outros. Verificou-se 10 atributos, (ensino/educação, Família, Paciente, Cuidado, Capacidades funcionais, Embasamento teórico, Reconhecimento de potencialidades e habilidades, Sistematização da assistência de enfermagem), cinco antecedentes (Comprometimento da capacidade funcional, Doença crônica, Incapacidades, Deficiência e Dependência) e nove consequentes (Independência, Desenvolvimento de atividades de vida diária, Promoção da qualidade de vida, Promoção do Autocuidado, Prevenção de complicações, Inclusão social, Autonomia, Recuperação de mobilidade e força muscular, Diminuição no tempo de internação) para o conceito estudado. Os termos substitutos identificados foram cuidados de enfermagem de reabilitação, comportamentos de enfermagem de reabilitação e papel dos enfermeiros na reabilitação. Outrossim, os conceitos relacionados atribuídos ao conceito foram: cuidado, equipe de enfermagem, pacientes com limitações, família, atividades de vida diária, inclusão, autonomia, centro de reabilitação, uma vez que, esses conceitos ajudam a dar significação ao conceito de interesse. ** CONCLUSÃO: **A análise do conceito prática de enfermagem na reabilitação, baseada no modelo evolucionista de Rodgers, tornou mais compreensível seu significado, seus atributos, seus antecedentes e suas consequências, assim como possibilitou que se elaborasse a seguinte definição para o fenômeno: _prática de enfermagem na reabilitação é um processo educativo e de cuidado, desenvolvido a partir de um embasamento teórico e de uma assistência sistematizada, que envolve o paciente e a família e visa à prevenção de complicações, reconhecimento de potencialidades e habilidades, desenvolvimento de capacidades funcionais e promoção do autocuidado. _**CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **Acredita-se que o desenvolvimento desse estudo contribuiu para clarificação do uso e desenvolvimento do conceito do longo do tempo nos diferentes contextos de atuação profissional e, assim colabora para o avanço do estado da arte do fenômeno estudado. Por esse conceito se modificar em decorrência de diversos contextos: hospitalar, domiciliar, centros especializados, assim como as características e necessidades do paciente a ser reabilitado, esses elementos conceituais podem vir a mudar. Por isso, torna-se imperativo o desenvolvimento de outros estudos que venham a elucidar o conceito da prática de enfermagem na reabilitação na diversidade desses contextos.
**Descritores: **Reabilitação; Enfermagem; Enfermagem em Reabilitação.
**TEMA 1: ****Diretrizes Curriculares Nacionais e desafios contemporâneos da formação profissional em Enfermagem**
**REFERÊNCIA**
1. Regulamento n.º 350/2015 de 22 de junho de 2015 (POR): Dispõe sobre o regulamento dos Padrões de qualidade dos cuidados especializados em enfermagem de reabilitação. Diário da República: Ordem dos enfermeiros. Lisboa (POR), 22 jun de 2015: série 2: 119
2. Martin LG, Schoeni RF. Trends in disability and related chronic conditions among the forty-and-over population: 1997–2010. Disability and health journal [Internet].2014; [cited 2017 out 12]; 7(1): S4-S14. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4151570/
3. Andrade, LT, Araújo, EG, Pimenta Andrade, KR, Soares, DM, Machado Chianca, TC. Papel da enfermagem na reabilitação física. Revista Brasileira de Enfermagem [Internet]. 2010;63(6):1056-1060. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=267019463029
4. Clarke, DJ. Nursing practice in stroke rehabilitation: systematic review and meta-ethnography. Journal of clinical nursing. 2014; 23(9-10):1201-1226.
5. Rodgers BL, Knafl KA. Concept developmente in nursing: foundations, techniques, and applications. 2th ed. USA: Second Edition; 2000.
Referências: 1 Mafra IF, Souza NV, Fernandes MC, Correia LM, Penna LG. Projeto político pedagógico: fragilidades e potencialidades vividas por docentes universitários de enfermagem. Rev Enferm UERJ. 2013; 21(3):361-5.
2 Souza MC de, Otoni A, Santos LL dos, Campos LG, Oliveira V J de. Oficina sobre projeto pedagógico de curso de enfermagem: re?etindo sobre inovações, desafios e potencialidades. Rev Enf Ref. 2012; serIII(8): 67-73.
3 Magalhães SMF, Gabrielloni MC, Sanna MC, Barbieri M. Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores. Acta Paul Enferm. 2017; 30(3):247-53. |