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7218181 | METODOLOGIAS ATIVAS (MA) COMO ESTRATEGIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Juliana Conceição Dias Garcez ; Adriana Leticia Barbosa Santos Oliveira ; Shirley Aviz de Miranda ; Nahima Castelo de Albuquerque ; Max José de Aviz Miranda |
Resumo: **INTRODUÇÃO**
A formação profissional tem exigido transformações na maneira de conduzir o
processo de aprender a aprender, e pedido mudanças também na execução da
formação do profissional de saúde sobre suas práticas desenvolvidas no âmbito
do Sistema Único de Saúde (SUS). Processos de ensinagens fundamentados em
novas abordagens, propiciam formações mais complexas e que estimulam a
discussão, critica e a reflexão, possibilitando problematizar a realidade.
Outrossim, tais abordagens propõe romper com o modelo normatizador, permitindo
um movimento de continuidade no processo de troca de experiências, e
articulação das dimensões individuais e coletivas do processo educativo1. A
busca por inovações pedagógicas dos profissionais, em seus respectivos espaços
de formação, por meio de metodologias ativas e inserções contextuais, pode ser
um caminho para o redimensionamento de ações profissionais realmente
emancipatórias e transformadoras2. Para atuar nos diversos cenários do SUS, as
instituições de ensino têm como desafio formar profissionais capazes de
compreender as diferentes demandas dos usuários, famílias e comunidades, bem
como de intervir nos determinantes sociais que interferem na qualidade de vida
da população3**. **Nesse contexto, é preciso pensar num processo de ensino-
aprendizagem que possibilite a formação de profissionais como sujeitos
sociais, com competência técnica, política e ética.** OBJETIVO: **relatar a
experiência docente na utilização de metodologias ativas por meio da
utilização do Arco de Charles Maguerez com discentes do curso de graduação em
enfermagem.** DESCRIÇÃO METODOLOGICA: **Relato de experiência com a utilização
de Metodologias Ativas de Ensino, desenvolvida na disciplina “Tópicos
integradores I” do curso de graduação em enfermagem pela Faculdade
Metropolitana da Amazônia (FAMAZ), que ocorreu no período letivo de agosto a
dezembro de 2017. A disciplina abordou temas relacionados a educação em saúde,
educação popular em saúde, tecnologias educacionais e metodologia da
problematização, com ênfase no Arco de Charles Maguerez4. A disciplina está
organizada em atividades teóricas que culminam com a realização de uma
atividade educativa que considera os diversos contextos da prática
profissional do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família Ribeirinha (ESFR) e
comunidades, possibilitando maior aproximação do ensino-serviço-comunidade,
desenvolvida de acordo com as etapas da problematização do Arco de Maguerez.
**RESULTADOS: **Inicialmente foram desenvolvidos subsídios teóricos, num
processo de construção do conhecimento que fortalecesse a autonomia e crítica
dos educadores-educandos, assim a aulas foram realizadas por meio de rodas de
conversa, uso de vídeos de curta duração como disparadores do processo de
discussão, aulas dialogadas, além de desenvolvimento de narrativas, com
posterior leitura e discussão. Destaca-se a abordagem realizada sobre a
fundamentação teórica das MA e do detalhamento sobre o Arco de Maguerez. Num
segundo momento, os discentes foram organizados em grupos menores, para darem
início a construção da atividade educativa, com base no Arco de Maguerez e
suas cinco etapas. A primeira etapa do arco foi realizada com visita ao
cenário onde seria desenvolvida a atividade, havendo diálogo ampliado com a
enfermeira da ESF, Agentes Comunitários de Saúde e pessoas da comunidade, afim
de que, com base na observação da realidade, se realizasse o levantamento de
problemas. Os temas que emergiram foram: Hipertensão arterial; Prevenção do
Câncer Cérvico Uterino (PCCU); Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s);
Higiene; alimentação saudável e amamentação. Após identificar os problemas,
foram levantados os pontos-chaves (2ª etapa), para posteriormente realizar o
levantamento teórico (3ª etapa), para subsidiar a prática educativa com base
nas necessidades da população. Foram elaboradas estratégias de intervenção (4ª
etapa), as quais consideraram as realidade dos sujeitos e necessidades
levantadas, assim cada grupo fez uso de diferentes estratégias, tais como:
teatro de fantoches, paródias, encenação, construção de jogos educativos com
materiais recicláveis, atividades práticas de escovação oral e lavagem das
mãos utilizando o lúdico. As construções das dinâmicas, falas, atividades e
jogos foram feitas em sala de aula, privilegiando o espaço formal do aprender-
ensinar. Por fim, houve intervenção na realidade(5ª etapa), ou seja, a
realização da atividade educativa, que ocorreu numa ESF ribeirinha, localizada
na Ilha de Cutijuba/Belém, com participação de aproximadamente 126 pessoas,
entre crianças, adolescentes, homens, mulheres e idosos. Houve o envolvimento
da equipe de saúde nas atividades, afim de que pudesse também participar de
todos os momentos e pela sua aproximação com a comunidade. Destacamos a grande
participação da comunidade nas atividades propostas, e do empenho do discentes
no processo do aprender-ensinar numa perspectiva inclusiva e inovadora,
baseadas nas MA. Todos os materiais produzidos pelos grupos foram doados para
a ESF, propiciando assim o aproveitamento e continuidade das atividades
disparadas pelo grupo de discentes da faculdade de enfermagem. Por fim, foi
realizada em sala de aula, a socialização e avaliação da experiência pelos
discentes e docente, os quais consideraram a experiência exitosa e de
significava repercussão para o processo de ensino-aprendizagem e no processo
de formação em enfermagem.**CONCLUSÃO: **Concluímos que a metodologia de
ensino-aprendizagem escolhida e desenvolvida por cada grupo de educadores-
educandos possibilitou importantes disparadores de construção de conhecimento
entre todos os envolvidos. E ainda, a compreensão das diversas abordagens
baseadas nos problemas, particularidades da população, tais como faixa etária,
elementos culturais, escolaridade, realidade vivida, contribuíram para a
ampliação do entendimento da importância das metodologias ativas e num
processo de ensino-aprendizagem baseadas na troca de experiências, critica,
reflexão e autonomia dos discentes e de todos os participantes, assim como
possibilitou novos olhares do fazer cotidiano da equipe da ESF.
**CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **Compreendemos que a
utilização de MA no processo de formação de futuros enfermeiros-educadores
contribui para a consolidação de profissionais de saúde mais críticos e
autônomos, e possibilita novos olhares sobre o processo de ensino-
aprendizagem, estreitando a relação entre teoria e prática, ensino-serviço e
comunidade, sendo assim importante estratégia para a formação do enfermeiro.
Referências: 1 Perroca, MG; Jericó, MC; Facundin, SD. Monitorando o Cancelamento de Procedimentos Cirúrgicos: Indicador de Desempenho Organizacional. Rev Esc Enferm USP. 2007, 41(1):113-9. Disponível em: http://www.ee.usp.br/reeusp/upload/pdf/310.pdf
2 Cavalcante, JB; Pagliuca, LMF; Almeida, PC. Cancelamento de Cirurgias Programadas em um Hospital-Escola: Um Estudo Exploratório. Rev Latino-am Enferm. 2000, 8(4):59-65. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v8n4/12385
3 Mendes, KDS; Silveira, RCCP; Galvão, CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008, out-dez; 17(4):758-64. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/18.pdf. |