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7133998 | AÇÕES INTEGRATIVAS NA COMUNIDADE: APRENDIZADO FUNDAMENTADO NA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO | Autores: Rosemeire dos Santos Vieira ; Gislaine Eiko Kuahara Camiá ; Maria do Carmo Querido Avelar ; Maria Martha Ferreira Jeukens ; Geraldo Mota de Carvalho |
Resumo: **INTRODUÇÃO**
Historicamente, a formação dos profissionais de saúde tem sido pautada no uso
de metodologias conservadoras, fragmentadoras e reducionistas. Separou-se o
corpo da mente, a razão do sentimento, a ciência da ética,
compartimentalizando-se, em busca da eficiência técnica e suposta
objetividade. O processo de ensino-aprendizagem tem sido restringido, muitas
vezes à produção do conhecimento, no qual o docente assume um papel de
transmissor de conteúdos, e ao discente à repetição e retenção dos mesmos em
uma atitude passiva e receptiva, tornando-se expectador, sem a necessária
crítica e reflexão (1). Segundo Freire (2), o princípio teórico que deve
alicerçar o processo ensino-aprendizagem é a autonomia. Por sua vez, esse
processo é complexo, tem caráter dinâmico e não acontece de forma linear,
exigindo ações direcionadas para que o discente aprofunde e amplie os
significados elaborados mediante a participação dos sujeitos, mantendo a
integralidade; exigindo do docente a reflexão permanente e disponibilidade
para o acompanhamento, que pressupõe a emergência de situações imprevistas e
desconhecidas (1). De acordo com Freire (2) há necessidade de incorporação
efetiva de uma educação, na qual o que impulsiona a aprendizagem é a superação
de desafios, resolução de problemas e a construção de um conhecimento novo,
sempre partindo de experiências e conhecimentos prévios dos indivíduos.
Segundo Morin (3), como educadores temos que formar espíritos capazes de
organizar seus conhecimentos em vez de armazená-los por uma acumulação de
saberes, evidenciando nossa condição humana, desenvolvendo competências e
habilidades para viver em sociedade respeitando as necessidades emergentes.
Nesse processo o educador é o “oportunizador” das experiências necessárias
para despertar no aluno uma atitude investigativa para fundamentar sua atuação
(4). Por esse motivo, surgiu a necessidade de compartilhar essa experiência
desenvolvida entre as disciplinas de um Curso de Graduação em Enfermagem.
**OBJETIVO**
Relatar a experiência de alunos de Enfermagem em ações integrativas com
crianças e adolescentes na comunidade fundamentados na metodologia da
problematização, com vistas a promover oportunidades de aprendizado
significativas.
**MÉTODO**
Trata-se de um relato de experiência da utilização da metodologia da
problematização. As ações foram estruturadas seguindo a lógica de construção
do conhecimento. A primeira etapa do processo referiu-se ao “diagnóstico
situacional”, ou seja, o aluno foi inserido (individualmente e em grupo) no
campo de atividades teórico práticas e confrontado com a realidade dos
sujeitos e comunidade a ser atendida, identificando as necessidades e demandas
segundo sua perspectiva. A segunda etapa correspondeu à pesquisa de aspectos
epidemiológicos, seus condicionantes e determinantes, bem como as estratégias
de promoção à saúde relativa às necessidades e demandas levantadas e, a
elaboração de propostas de ações integrativas que incluíram: avaliação,
cuidados, encaminhamentos, e educação em saúde. Na terceira etapa do processo
foram realizadas as ações previstas na fase anterior, finalizando com o
confronto das necessidades de saúde “identificadas” e aquelas reconhecidas
pela comunidade como demandas de saúde. Na quarta etapa foi realizada uma
reflexão de todas as etapas, e elaboração de relatório circunstanciado do
processo. Para isso, foi utilizado pelos discentes um roteiro e um formulário
específico para os atendimentos, com itens para atender os objetivos das
disciplinas
**RESULTADOS**
As ações foram desenvolvidas em instituição filantrópica de uma comunidade da
zona norte do Município de São Paulo, com crianças e adolescentes. Nas
avaliações utilizou-se a antropometria, medições de níveis pressóricos,
acuidade visual, avaliação da higiene e saúde bucal. Foram avaliados 57
crianças entre 4 e 11 anos de idade, e 57 adolescentes (12 a 17 anos), e
realizadas 677 ações de avaliação de saúde. A antropometria evidenciou 14,6%
sobrepeso, e 6,8% obesidade, 0,9% obesidade grave. Quanto aos níveis
pressóricos, 5,83% estavam alterados. Na avaliação ocular, 8,74% apresentaram
acuidade diminuída. Quanto a avaliação bucal, 50,48% apresentaram cáries.
Foram realizadas sete oficinas educativas com alcance de 368 adolescentes. As
oficinas educativas tiveram a participação de 44 adolescentes, enquanto que na
oficina de saúde bucal participaram 114 crianças e adolescentes.
**CONCLUSÃO**
Os adolescentes demostraram grande interesse em participar de todas as
estações. Os dados encontrados evidenciaram a necessidade da educação em saúde
permanente, e outras ações de avaliação que permitam a identificação precoce
de agravos à saúde, bem como a intervenção pronta e oportuna com tratamentos e
encaminhamentos específicos. Os acadêmicos demonstraram envolvimento e
compromisso com o processo, desde o preparo e execução das ações. As
metodologias ativas apresentam vários benefícios para os acadêmicos tais como
maior autonomia, confiança, aprendizado mais tranquilo; aptidão para resolver
problemas; mais qualificados e valorizados; e tornam-se protagonistas do seu
aprendizado. Os docentes observaram que a metodologia da problematização
rompe com a forma tradicional de ensinar/aprender, estimulando a gestão
participativa da experiência e da reorganização da relação teoria/prática. A
partir da análise e da interpretação de uma atividade o processo do pensamento
ocorre de forma retrospectiva sobre uma dada situação denominada reflexão-
sobre-a-ação, pois o aluno aprende compreendendo a razão da sua própria ação.
O processo leva o aluno a progredir no seu conhecimento e a construir sua
forma pessoal de conhecer, que se denomina reflexão-sobre-a-reflexão-na-ação,
pois aprende reconstruindo. Para a instituição de ensino, os benefícios se
mostram principalmente com: maior satisfação dos alunos com o ambiente da sala
de aula; melhora da percepção dos alunos com a instituição; aumento do
reconhecimento no mercado; aumento da atração, [captação e retenção de
alunos](https://blog.lyceum.com.br/12-dicas-para-captar-mais-alunos-em-
instituicoes-de-ensino-superior/).
**CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM**
Este estudo teve como principal contribuição relatar a experiência dos alunos
em aprendizado significativo permitindo a aplicabilidade dos conhecimentos
teóricos práticos para transformar a realidade dos sujeitos. Enquanto docentes
temos que desenvolver competências para organizar e dirigir o processo de
aprendizagem; envolver os alunos, conscientizando-os da necessidade de
reestruturação da compreensão de mundo, aprendendo a ensinar a trabalhar
juntos; dominando e fazendo uso das tecnologias disponíveis; dispondo-se a
vivenciar e superar conflitos da profissão e administrar sua formação de modo
contínuo e permanente; e administrar sua própria formação como um processo
contínuo. Essa metodologia de trabalho configura-se como um grande desafio que
urge superarmos para não nos tornarmos obsoletos num futuro próximo.
Referências: 1. International Agency for Research on Cancer. Cancer Incidence in Five Continentes Time Trends: Online Analysis; 2014
2. Instituto Nacional de Câncer. Ministério da Saúde. Ações de enfermagem para o controle do câncer: uma proposta de integração ensino-serviço. Rio de janeiro: INCA; 2008. |