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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 7133998

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7133998

AÇÕES INTEGRATIVAS NA COMUNIDADE: APRENDIZADO FUNDAMENTADO NA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO

Autores:
Rosemeire dos Santos Vieira ; Gislaine Eiko Kuahara Camiá ; Maria do Carmo Querido Avelar ; Maria Martha Ferreira Jeukens ; Geraldo Mota de Carvalho

Resumo:
**INTRODUÇÃO** Historicamente, a formação dos profissionais de saúde tem sido pautada no uso de metodologias conservadoras, fragmentadoras e reducionistas. Separou-se o corpo da mente, a razão do sentimento, a ciência da ética, compartimentalizando-se, em busca da eficiência técnica e suposta objetividade. O processo de ensino-aprendizagem tem sido restringido, muitas vezes à produção do conhecimento, no qual o docente assume um papel de transmissor de conteúdos, e ao discente à repetição e retenção dos mesmos em uma atitude passiva e receptiva, tornando-se expectador, sem a necessária crítica e reflexão (1). Segundo Freire (2), o princípio teórico que deve alicerçar o processo ensino-aprendizagem é a autonomia. Por sua vez, esse processo é complexo, tem caráter dinâmico e não acontece de forma linear, exigindo ações direcionadas para que o discente aprofunde e amplie os significados elaborados mediante a participação dos sujeitos, mantendo a integralidade; exigindo do docente a reflexão permanente e disponibilidade para o acompanhamento, que pressupõe a emergência de situações imprevistas e desconhecidas (1). De acordo com Freire (2) há necessidade de incorporação efetiva de uma educação, na qual o que impulsiona a aprendizagem é a superação de desafios, resolução de problemas e a construção de um conhecimento novo, sempre partindo de experiências e conhecimentos prévios dos indivíduos. Segundo Morin (3), como educadores temos que formar espíritos capazes de organizar seus conhecimentos em vez de armazená-los por uma acumulação de saberes, evidenciando nossa condição humana, desenvolvendo competências e habilidades para viver em sociedade respeitando as necessidades emergentes. Nesse processo o educador é o “oportunizador” das experiências necessárias para despertar no aluno uma atitude investigativa para fundamentar sua atuação (4). Por esse motivo, surgiu a necessidade de compartilhar essa experiência desenvolvida entre as disciplinas de um Curso de Graduação em Enfermagem. **OBJETIVO** Relatar a experiência de alunos de Enfermagem em ações integrativas com crianças e adolescentes na comunidade fundamentados na metodologia da problematização, com vistas a promover oportunidades de aprendizado significativas. **MÉTODO** Trata-se de um relato de experiência da utilização da metodologia da problematização. As ações foram estruturadas seguindo a lógica de construção do conhecimento. A primeira etapa do processo referiu-se ao “diagnóstico situacional”, ou seja, o aluno foi inserido (individualmente e em grupo) no campo de atividades teórico práticas e confrontado com a realidade dos sujeitos e comunidade a ser atendida, identificando as necessidades e demandas segundo sua perspectiva. A segunda etapa correspondeu à pesquisa de aspectos epidemiológicos, seus condicionantes e determinantes, bem como as estratégias de promoção à saúde relativa às necessidades e demandas levantadas e, a elaboração de propostas de ações integrativas que incluíram: avaliação, cuidados, encaminhamentos, e educação em saúde. Na terceira etapa do processo foram realizadas as ações previstas na fase anterior, finalizando com o confronto das necessidades de saúde “identificadas” e aquelas reconhecidas pela comunidade como demandas de saúde. Na quarta etapa foi realizada uma reflexão de todas as etapas, e elaboração de relatório circunstanciado do processo. Para isso, foi utilizado pelos discentes um roteiro e um formulário específico para os atendimentos, com itens para atender os objetivos das disciplinas **RESULTADOS** As ações foram desenvolvidas em instituição filantrópica de uma comunidade da zona norte do Município de São Paulo, com crianças e adolescentes. Nas avaliações utilizou-se a antropometria, medições de níveis pressóricos, acuidade visual, avaliação da higiene e saúde bucal. Foram avaliados 57 crianças entre 4 e 11 anos de idade, e 57 adolescentes (12 a 17 anos), e realizadas 677 ações de avaliação de saúde. A antropometria evidenciou 14,6% sobrepeso, e 6,8% obesidade, 0,9% obesidade grave. Quanto aos níveis pressóricos, 5,83% estavam alterados. Na avaliação ocular, 8,74% apresentaram acuidade diminuída. Quanto a avaliação bucal, 50,48% apresentaram cáries. Foram realizadas sete oficinas educativas com alcance de 368 adolescentes. As oficinas educativas tiveram a participação de 44 adolescentes, enquanto que na oficina de saúde bucal participaram 114 crianças e adolescentes. **CONCLUSÃO** Os adolescentes demostraram grande interesse em participar de todas as estações. Os dados encontrados evidenciaram a necessidade da educação em saúde permanente, e outras ações de avaliação que permitam a identificação precoce de agravos à saúde, bem como a intervenção pronta e oportuna com tratamentos e encaminhamentos específicos. Os acadêmicos demonstraram envolvimento e compromisso com o processo, desde o preparo e execução das ações. As metodologias ativas apresentam vários benefícios para os acadêmicos tais como maior autonomia, confiança, aprendizado mais tranquilo; aptidão para resolver problemas; mais qualificados e valorizados; e tornam-se protagonistas do seu aprendizado.  Os docentes observaram que a metodologia da problematização rompe com a forma tradicional de ensinar/aprender, estimulando a gestão participativa da experiência e da reorganização da relação teoria/prática. A partir da análise e da interpretação de uma atividade o processo do pensamento ocorre de forma retrospectiva sobre uma dada situação denominada reflexão- sobre-a-ação, pois o aluno aprende compreendendo a razão da sua própria ação. O processo leva o aluno a progredir no seu conhecimento e a construir sua forma pessoal de conhecer, que se denomina reflexão-sobre-a-reflexão-na-ação, pois aprende reconstruindo. Para a instituição de ensino, os benefícios se mostram principalmente com: maior satisfação dos alunos com o ambiente da sala de aula; melhora da percepção dos alunos com a instituição; aumento do reconhecimento no mercado; aumento da atração, [captação e retenção de alunos](https://blog.lyceum.com.br/12-dicas-para-captar-mais-alunos-em- instituicoes-de-ensino-superior/). **CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM** Este estudo teve como principal contribuição relatar a experiência dos alunos em aprendizado significativo permitindo a aplicabilidade dos conhecimentos teóricos práticos para transformar a realidade dos sujeitos. Enquanto docentes temos que desenvolver competências para organizar e dirigir o processo de aprendizagem; envolver os alunos, conscientizando-os da necessidade de reestruturação da compreensão de mundo, aprendendo a ensinar a trabalhar juntos; dominando e fazendo uso das tecnologias disponíveis; dispondo-se a vivenciar e superar conflitos da profissão e administrar sua formação de modo contínuo e permanente; e administrar sua própria formação como um processo contínuo. Essa metodologia de trabalho configura-se como um grande desafio que urge superarmos para não nos tornarmos obsoletos num futuro próximo.


Referências:
1. International Agency for Research on Cancer. Cancer Incidence in Five Continentes Time Trends: Online Analysis; 2014 2. Instituto Nacional de Câncer. Ministério da Saúde. Ações de enfermagem para o controle do câncer: uma proposta de integração ensino-serviço. Rio de janeiro: INCA; 2008.