Imprimir Resumo


SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 7121785

E-Pôster


7121785

BANCO DE TERMOS CIPE® REFERENTE À NUTRIÇÃO NA CRIANÇA

Autores:
Manuela Costa Melo ; Glauce Araujo Ideião Lins ; Thaluana Selvero de Souza ; Sarah França Villela ; Juliana Duarte Chaibe Campos

Resumo:
**Introdução: **A infância é uma fase marcada por mudanças decorrentes do crescimento e desenvolvimento do indivíduo, influenciada por  variações do ambiente físico, familiar e social em qual a criança está inserida. Por se tratar de um período dinâmico, é assim um momento que requer atenção e cuidado integral de profissionais e serviços de saúde1.Atuação de profissionais de Enfermagem pode ser descrita por meio da sistematização da assistência e uso de protocolos de cuidado à saúde**. **Para o cuidado sistematizado de enfermagem, faz-se necessário a utilização de sistemas de classificação de enfermagem, dentre os existentes, destaca-se a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®). **Objetivos: **Construir um banco de termos constantes no Eixo Foco da CIPE®, relacionados à subcategoria de Nutrição da Teoria das Necessidades Humanas Básicas (TNHB)2, por meio do mapeamentodos termos identificados em protocolo de cuidado à Saúde da Criança com os termos constantes da CIPE® 2015. **Descrição Metodológica: **Trata-se de um estudo documental com abordagem descritiva-exploratória. Utilizou o protocolo assistencial brasileiro tendo em vista listar termos com alto potencial para a elaboração de diagnósticos, intervenções e resultados na área da criança. Considerando, neste estudo, apenas a subcategoria nutrição da TNHB e a CIPE® como terminologia unificadora.Os critérios de inclusão foram: ano de publicação da última edição, sua disponibilidade na íntegra e sua abrangência do conteúdo referente à saúde da criança em crescimento e desenvolvimento. Como critério de exclusão: a publicação em formato diferente de protocolo, documento que não estivesse em língua portuguesa, e período de publicação que antecedesse o ano de 2012 e não possuir a temática saúde da criança na íntegra.Com a definição da literatura, foi utilizada a ferramenta PORONTO3 que desmembrou o protocolo em palavras. A lista gerada foi exportada para o programa_ Excel for Windows 2007 _onde foi realizada a normalização dos termos. Após normalização, foi realizado mapeamento cruzado dos termos utilizando software _Access for Windows 2007 _onde foram identificados os termos constantes e não constantes na CIPE® 2015. Os termos constantes foram analisados de acordo com o critério de Leal que define como termo similar- aquele que é distinto na grafia, porém com significado idêntico. Neste estudo, os termos classificados como similares foram uniformizados com os termos constantes na _CIPE_® 2015. Os termos separados como não constantes não foram analisados conforme os outros critérios neste estudo.Após, os termos do eixo foco foram analisados de acordo com a Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Aguiar Horta2,sendo destacados os termos pertencentes ao domínio psicobiológico relacionados a subcategoria Nutrição para a construçãode subconjuntos terminológicos.O processo de extração de termosocorreuduranteo período de outubro de 2016 à junho de 2017, adotando as diretrizes desenvolvidas no Centro para Pesquisa e Desenvolvimento da CIPE® da Universidade Federal da Paraíba  (UFPB) ao qual possibilitou a uniformizaçãodas estratégiasutilizadas4. Em todo o estudo, procurou-se atender as normas nacionais e internacionais de ética em pesquisa envolvendo seres humanos, Resolução do CNS nº 466/2012[20]. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, sob o parecer n. 1.656.424 de 01 de agosto de 2016 e CAAE n. 57756216.3.0000.5553. **Resultados: **Os termos constantes na _CIPE_® 2015 totalizam 402 termos (4%) do protocolo, sendo que do total dos termos constantes da _CIPE_®, 55,6% pertencem ao eixo Foco, seguido por 15,8% do eixo local, 10,4% do eixo meio, 5,7% do eixo ação, 4,2% do eixo cliente, 4,2% tempo e 4,1% do eixo julgamento.O eixo foco representou a maior parte dos termos encontrados, 2,1% dos termos extraídos do protocolo e 55,6% dos termos constantes extraídos o que é um achado de importante relevância tendo em vista que esse eixo, em específico, é essencial para a elaboração de diagnósticos e resultados de enfermagem.Outro eixo que merece destaque é o eixo Julgamento, que também apresentou muita representatividade através do processo de mapeamento, uma vez que os adjetivos que compõe esse eixo no livro da _CIPE_® 2015 são um total de 45 termos, dentre esses, 16 foram encontrados no protocolo utilizado, representado assim 35,5% dos termos do eixo julgamento da CIPE 2015.Após o processo de mapeamento e a identificação dos termos constantes e não constantes, os termos constantes foram classificados de acordo com as necessidades Humanas Básicas psicobiológicas representando 140 termos.Considerando a lista de termos constantes das necessidades psicobiológicas, procurou-se identificar, nos termos pertencentes ao eixo foco, quantos pertenciam à subcategoria nutrição, onde foram identificados 44 termos.A quantidade de termos constantes, considerando a utilização de um único protocolo assistencial, e os termos contidos no eixo foco, pode ser considerada importante. Porém observa-se neste estudo que alguns termos de relevância desse eixo apareceram com baixa frequência, com por exemplo os termos: bulimia (1 termo); constipação (1); contaminação (2); desidratação (2);desenvolvimento psicomotor (1); encoprese (1); fome (2); hipoglicemia (2); mastigação (2); sucção (6). **Conclusão: **Evidencia-se nessa pesquisa a construção de um banco termos do eixo foco da _CIPE_® 2015 com alto potencial para a formulação de diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem no cuidado voltado a nutrição da criança. **Contribuições para a enfermagem: **A criação de um banco de dados terminológicos pode auxiliar de maneira positiva no trabalho dos profissionais de enfermagem na identificação de alterações relacionadas à nutrição da criança, em todos os níveis de atenção, auxiliando assim na detecção de riscos e agravos clínicos e auxiliar no planejamento de intervenções de enfermagem para o quadro o qual o profissional enfermeiro se deparar em sua prática clínica.Os termos aqui separados representam uma pequena parcela quando comparados à integralidade que corresponde à saúde da criança, mais pesquisas devem ser realizadas para estruturar a proposta da criação de bancos terminológicos visando contribuir a prática profissional da enfermagem pediátrica na construção dos projetos terapêuticos singulares (PTS), por meio da realização de um processo de enfermagem (PE) pertinente à realidade observada de cada cliente.


Referências:
1. Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: editora 70; 2011.