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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 7075615

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7075615

O CURRÍCULO E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Daniela Martins Machado ; Kátia Rodrigues Menezes ; Huara Paiva Castelo Branco

Resumo:
O CURRÍCULO E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA _Kátia Rodrigues Menezes_ Huara Paiva Castelo Branco Daniela Martins Machado Introdução: A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), visando a formação ética e cidadã que rompe com o mero tecnicismo, adota Metodologias Ativas de Ensino para estímulo e comprometimento do educando com seu processo de aprendizagem e para o desenvolvimento de seu raciocínio e capacidade de intervir positivamente na realidade, valendo-se para tanto de estratégias pedagógicas que favorecem a construção crítica, reflexiva e integrada de saberes(1). No Curso de Graduação em Enfermagem da ESCS, esta perspectiva já encontra alinhamento com as Diretrizes Curriculares Nacionais(2), instituídas em 2001, as quais descrevem o perfil do egresso/profissional enfermeiro, apto a responder as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde(3,4). Neste contexto, mantem-se em perspectiva a necessidade de trabalhar conteúdos que diloguem entre si, aliando teoria e prática, em espiral crescente de complexidade, por meio de sucessivas aproximações(5). No momento em que se propõe a atualização do currículo do curso de graduação em enfermagem nesta Instituição de Ensino Superior (IES), pretende-se assegurar a flexibilização e a concomitante atualização do projeto pedagógico do curso, de forma a garantir autonomia e valorização dos atores envolvidos neste processo(4). O desafio da atualização curricular inclui a capacitação do corpo docente para que se assegure uma construção coletiva consciente e alinhada com os marcos regulatórios e com as demandas sociais e do campo da saúde. Objetivos: Descrever a experiência de atualização curricular do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior. Descrição metodológica: Trata-se de um relato de experiência da atualização do currículo do Curso de Graduação em Enfermagem de uma IES, com ênfase no processo de trabalho da 2a série. A atividade ocorreu entre 2015 e 2017 e compreendeu ações de educação permanente, com realização de exposição dialogada, oficinas e rodas de conversa para estudo dos subsídios teóricos, dos marcos regulatórios da educação, da saúde e da própria IES; análise do contexto social e de saúde; avaliação do processo de trabalho que poderia apontar fragilidades e fortalezas na operacionalização do currículo atual; reelaboração dos ementários e do mapa conceitual da série, culminando na apresentação da proposta e deliberação colegiada quanto a atualização da matriz curricular. Resultados: A atualização curricular aprovada no último ano permitiu aprimorar o desenho curricular do Curso de Graduação em Enfermagem da ESCS que se estrutura sob dois eixos, o da Dinâmica Tutorial (DT) - no qual se operacionaliza a Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas e o de Habilidades Profissionais em Enfermagem (HPE) - no qual se utiliza a Metodologia da Problematização. Permitiu o aprofundamento do foco na integração dos conteúdos que são trabalhados dentro de grandes unidades temáticas, denominadas Módulos Temáticos; ou dentro de Ciclos de Habilidades específicas. Em cada um dos módulos ou dos ciclos, a ênfase do processo de ensino e aprendizagem é dada, para além da apreensão de conteúdos, no raciocínio crítico e reflexivo acerca do tema, incluindo sua aplicação nos contextos de realidade. O currículo também privilegia a formação por competências, no qual se definem objetivos de aprendizagem para o desenvolvimento dos componentes cognitivo, psicomotor e atitudinal. Neste sentido a aprendizagem ocorre de forma significativa e alicerçada no aprender a aprender, nas suas dimensões do saber, do fazer, do ser e do viver junto. O grupo de trabalho da 2a Série, centrou suas discussões nos temas privilegiados pela série relacionados à saúde da mulher, da criança e do adolescente nos contextos de atenção primária e hospitalar, além de gestão e vigilância em saúde.  Durante o processo de atualização curricular, avaliou-se a importância da educação permanente para o aprimoramento do processo de trabalho nos dois eixos do curso, sobretudo no que se refere a apropriação docente sobre metodologias ativas de ensino e currículo por competências. Conclusão: A construção coletiva de uma proposta de atualização curricular evidencia o compromisso dos docentes com o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem e contribui para o exercício de sua autonomia tanto nos processos de gestão educacional quanto das atividades docentes propriamente ditas. Contribuições/implicações para a Enfermagem: A nova proposta curricular por meio de uma formação engajada, favorecerá que os egressos cheguem ao mercado de trabalho não só como profissionais de excelência, comprometidos com o Sistema Único de Saúde, mas também como cidadãos que contribuem com uma sociedade mais equânime e justa. Descritores: Currículo, Educação em Enfermagem Referências: 1 Lima V.V. Espiral construtivista: uma metodologia de ensino-aprendizagem. Interface (Botucatu). 2017; [citado em 12 fev 2018]; 21(61): 421-34. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid;=S1414-32832017000200421&lng;=en. Epub Out 27, 2016.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0316. 2 BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES n.º 3, de 7 nov. 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. _Diário Oficial da União_, seção 1, p. 37, 9 nov. 2001. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf>. Acesso em: 12 fev 2018. 3 Bethony M.F.G., Souza V., Soares N.A., Franco E.C.D., Souza R.S., Oliveira V.A.C. Avaliação do currículo de Enfermagem: travessia em direção ao projeto pedagógico. REME – Rev Min Enferm. 2016; [citado em 12 fev 2018]; 20:e962. Disponível em: < http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1097>  DOI: 10.5935/1415-2762.20160032 4 Santiago E. S. Currículo da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP: inovações de Porfa Glete de Alcântara (1953-1963). Tese de Doutorado, Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem, 2015. 5 Kaiser, D. E., Serbim A.K. Diretrizes Curriculares Nacionais: percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem. Rev. Gaúcha Enferm. 2009. [citado em 12 fev 2018]. 30(4): 633-40. Disponível em: **EIXO 1: Políticas Públicas de Educação e Saúde** **TEMA 1: Diretrizes Curriculares Nacionais e desafios contemporâneos da formação ** **profissional em Enfermagem**


Referências:
1. Gonsaga RAT, Rimoli CF, Pires EA, Zogheib FS, Fujino MVT, Cunha MB. Avaliação da mortalidade por causas externas. Rev Col Bras Cir. [Internet]. 2012 [citado em 2016 set 15];39(4):263-267. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rcbc/v39n4/04.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69912012000400004 2. Mascarenhas M, Sinimbu R, Silva M, Malta D. Análise de situação das causas externas no Brasil. In: Ministério da Saúde. Saúde Brasil 2014: uma análise da situação de saúde e das causas externas. Brasília: Editora do Ministério da Saúde; [Internet]. 2015 [citado em 2016 jul 10]. p. 244-264. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_brasil_2014_analise_situacao.pdf 3. Vaz LFS. Perfil das vítimas de trauma internadas em hospital universitário de Uberaba-MG. Uberaba. Tese [Mestrado em Patologia]. Universidade Federal do Triângulo Mineiro; 2012.