E-Pôster
7075615 | O CURRÍCULO E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Daniela Martins Machado ; Kátia Rodrigues Menezes ; Huara Paiva Castelo Branco |
Resumo: O CURRÍCULO E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
_Kátia Rodrigues Menezes_
Huara Paiva Castelo Branco
Daniela Martins Machado
Introdução: A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), visando a formação
ética e cidadã que rompe com o mero tecnicismo, adota Metodologias Ativas de
Ensino para estímulo e comprometimento do educando com seu processo de
aprendizagem e para o desenvolvimento de seu raciocínio e capacidade de
intervir positivamente na realidade, valendo-se para tanto de estratégias
pedagógicas que favorecem a construção crítica, reflexiva e integrada de
saberes(1). No Curso de Graduação em Enfermagem da ESCS, esta perspectiva já
encontra alinhamento com as Diretrizes Curriculares Nacionais(2), instituídas
em 2001, as quais descrevem o perfil do egresso/profissional enfermeiro, apto
a responder as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de
Saúde(3,4). Neste contexto, mantem-se em perspectiva a necessidade de
trabalhar conteúdos que diloguem entre si, aliando teoria e prática, em
espiral crescente de complexidade, por meio de sucessivas aproximações(5). No
momento em que se propõe a atualização do currículo do curso de graduação em
enfermagem nesta Instituição de Ensino Superior (IES), pretende-se assegurar a
flexibilização e a concomitante atualização do projeto pedagógico do curso, de
forma a garantir autonomia e valorização dos atores envolvidos neste
processo(4). O desafio da atualização curricular inclui a capacitação do corpo
docente para que se assegure uma construção coletiva consciente e alinhada com
os marcos regulatórios e com as demandas sociais e do campo da saúde.
Objetivos: Descrever a experiência de atualização curricular do Curso de
Graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior.
Descrição metodológica: Trata-se de um relato de experiência da atualização do
currículo do Curso de Graduação em Enfermagem de uma IES, com ênfase no
processo de trabalho da 2a série. A atividade ocorreu entre 2015 e 2017 e
compreendeu ações de educação permanente, com realização de exposição
dialogada, oficinas e rodas de conversa para estudo dos subsídios teóricos,
dos marcos regulatórios da educação, da saúde e da própria IES; análise do
contexto social e de saúde; avaliação do processo de trabalho que poderia
apontar fragilidades e fortalezas na operacionalização do currículo atual;
reelaboração dos ementários e do mapa conceitual da série, culminando na
apresentação da proposta e deliberação colegiada quanto a atualização da
matriz curricular.
Resultados: A atualização curricular aprovada no último ano permitiu aprimorar
o desenho curricular do Curso de Graduação em Enfermagem da ESCS que se
estrutura sob dois eixos, o da Dinâmica Tutorial (DT) - no qual se
operacionaliza a Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas e o de
Habilidades Profissionais em Enfermagem (HPE) - no qual se utiliza a
Metodologia da Problematização. Permitiu o aprofundamento do foco na
integração dos conteúdos que são trabalhados dentro de grandes unidades
temáticas, denominadas Módulos Temáticos; ou dentro de Ciclos de Habilidades
específicas. Em cada um dos módulos ou dos ciclos, a ênfase do processo de
ensino e aprendizagem é dada, para além da apreensão de conteúdos, no
raciocínio crítico e reflexivo acerca do tema, incluindo sua aplicação nos
contextos de realidade. O currículo também privilegia a formação por
competências, no qual se definem objetivos de aprendizagem para o
desenvolvimento dos componentes cognitivo, psicomotor e atitudinal. Neste
sentido a aprendizagem ocorre de forma significativa e alicerçada no aprender
a aprender, nas suas dimensões do saber, do fazer, do ser e do viver junto. O
grupo de trabalho da 2a Série, centrou suas discussões nos temas privilegiados
pela série relacionados à saúde da mulher, da criança e do adolescente nos
contextos de atenção primária e hospitalar, além de gestão e vigilância em
saúde. Durante o processo de atualização curricular, avaliou-se a importância
da educação permanente para o aprimoramento do processo de trabalho nos dois
eixos do curso, sobretudo no que se refere a apropriação docente sobre
metodologias ativas de ensino e currículo por competências.
Conclusão: A construção coletiva de uma proposta de atualização curricular
evidencia o compromisso dos docentes com o aprimoramento do processo de ensino
e aprendizagem e contribui para o exercício de sua autonomia tanto nos
processos de gestão educacional quanto das atividades docentes propriamente
ditas.
Contribuições/implicações para a Enfermagem: A nova proposta curricular por
meio de uma formação engajada, favorecerá que os egressos cheguem ao mercado
de trabalho não só como profissionais de excelência, comprometidos com o
Sistema Único de Saúde, mas também como cidadãos que contribuem com uma
sociedade mais equânime e justa.
Descritores: Currículo, Educação em Enfermagem
Referências:
1 Lima V.V. Espiral construtivista: uma metodologia de ensino-aprendizagem.
Interface (Botucatu). 2017; [citado em 12 fev 2018]; 21(61): 421-34.
Disponível em: <
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid;=S1414-32832017000200421&lng;=en.
Epub Out 27, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0316.
2 BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior.
Resolução CNE/CES n.º 3, de 7 nov. 2001. Institui Diretrizes Curriculares
Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. _Diário Oficial da União_,
seção 1, p. 37, 9 nov. 2001. Disponível em: <
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf>. Acesso em: 12 fev 2018.
3 Bethony M.F.G., Souza V., Soares N.A., Franco E.C.D., Souza R.S., Oliveira
V.A.C. Avaliação do currículo de Enfermagem: travessia em direção ao projeto
pedagógico. REME – Rev Min Enferm. 2016; [citado em 12 fev 2018]; 20:e962.
Disponível em: < http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1097> DOI:
10.5935/1415-2762.20160032
4 Santiago E. S. Currículo da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP:
inovações de Porfa Glete de Alcântara (1953-1963). Tese de Doutorado, Ribeirão
Preto: Escola de Enfermagem, 2015.
5 Kaiser, D. E., Serbim A.K. Diretrizes Curriculares Nacionais: percepções de
acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem. Rev. Gaúcha Enferm. 2009.
[citado em 12 fev 2018]. 30(4): 633-40. Disponível em:
**EIXO 1: Políticas Públicas de Educação e Saúde**
**TEMA 1: Diretrizes Curriculares Nacionais e desafios contemporâneos da formação **
**profissional em Enfermagem**
Referências: 1. Gonsaga RAT, Rimoli CF, Pires EA, Zogheib FS, Fujino MVT, Cunha MB. Avaliação da mortalidade por causas externas. Rev Col Bras Cir. [Internet]. 2012 [citado em 2016 set 15];39(4):263-267. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rcbc/v39n4/04.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69912012000400004
2. Mascarenhas M, Sinimbu R, Silva M, Malta D. Análise de situação das causas externas no Brasil. In: Ministério da Saúde. Saúde Brasil 2014: uma análise da situação de saúde e das causas externas. Brasília: Editora do Ministério da Saúde; [Internet]. 2015 [citado em 2016 jul 10]. p. 244-264. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_brasil_2014_analise_situacao.pdf
3. Vaz LFS. Perfil das vítimas de trauma internadas em hospital universitário de Uberaba-MG. Uberaba. Tese [Mestrado em Patologia]. Universidade Federal do Triângulo Mineiro; 2012. |