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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 7023663

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7023663

GRUPO DE GESTANTES: EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-NATAL COMO ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO-SERVIÇO- COMUNIDADE E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores:
Suelen Dutra ; Ariane Thaise Frello Roque ; Juliana Regina Estácio ; Margarete Maria de Lima ; Roberta Costa

Resumo:
GRUPO DE GESTANTES: EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-NATAL COMO ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO-SERVIÇO- COMUNIDADE  E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL Margarete Maria de Lima ¹ _Juliana Regina Estácio ²_ Suelen Dutra ³ Ariane Thaise Frello Roque4 Roberta Costa5 Palavras-chave: Enfermeiros, Educação em Saúde; Grupo de Gestantes **TEMA 2: Integração ensino-serviço-comunidade como estratégia para a formação profissional e consolidação da Sistematização da Assistência de Enfermagem.** **Introdução:**A prática educativa propicia o compartilhamento e construção de sentidos e significados sobre o vivido.Assim, possibilita às gestantes e acompanhantes a ressignificaremsua experiência social, formando novos vínculos sociais e gerando novas fontes de identificação.O grupo de Gestantes é um espaço de socialização de conhecimentos e de promoção da saúde,  uma forma de cuidar que leva ao desenvolvimento de uma consciência crítica reflexiva, fortalece a auto-estima, a autoconfiança e a auto-realização, contribuindo para a emancipação dos indivíduos.²A participação no grupo de gestantes contribui para qualificar e complementar a assistência pré-natal, fortalecendo as potencialidades da mulher para escolher de que modo irá conduzir seu trabalho de parto e parto.³O grupo de gestantes e casais grávidos da Universidade Federal de Santa Catarina foi fundado em 1996 por docentes do Departamento de Enfermagem e psicóloga do Hospital universitário, e têm como objetivo prestar um atendimento educativo e interdisciplinar aos casais grávidos e as gestantes do terceiro ao oitavo mês de gravidez.Atualmente o  projeto já realizou 87 grupos, atendendo 25 gestantes por grupo e seus acompanhantes.A proposta do grupo é articular ensino, pesquisa e extensão universitária, se constituindo ao longo dos anos como um espaço educativo e campo de observação para acadêmicos do curso de enfermagem e psicologia, tanto de graduação como de pós-graduação, contribuindo assim com a integração entre ensino-serviço-comunidade e formação profissional.**Objetivos:**Conhecer as temáticas abordadas emetodologias adotadas nos encontros e reencontro do grupo de gestantes e casais grávidos da Universidade Federal de Santa Catarina, identificando a contribuição da atividade de extensão para a comunidade. **Descrição Metodológica:**O presente estudo trata-se de pesquisa qualitativa, documental, descritiva e exploratória.A pesquisa foi desenvolvida junto ao grupo de gestantes e casais grávidos da UFSC. O Grupo de Gestantes e Casais Grávidos foi criado em 1996, no Hospital Universitário, sendo uma ação coordenada por docentes do Departamento de Enfermagem e por psicóloga do Hospital Universitário.È uma atividade de extensão gratuita, educativa e interdisciplinar dirigida às gestantes e acompanhantes atendidos na rede pública ou privada.A coleta de dados foi realizada no segundo semestre de 2017 por meio de análise documental coletadas no banco de dados da pesquisa. Foram analisadas as fichas de inscrição, avaliação e entrevistas transcritas dos quatro grupos realizados em 2017 (grupo 84,85,86 e 87).Os dados coletados foram sistematicamente organizados, descritos, analisados concomitantes a coleta e interpretados na perspectiva de Minayo. As temáticas trabalhadas no grupo foram categorizadas de acordo com a Rede Cegonha. O estudo foi submetido à aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina sob CAAE: 63797417.4.0000.0121. **Resultados:**No ano de 2017 participaram 96 mulheres nos quatro grupos realizados, com faixa etária de 19 a 45 anos, mais da metade eram casadas, com nível superior completo e tinham a presença de acompanhantes durante os encontros.Em relação a religião grande parte eram católicas ou não possuíam nenhuma religião e a predominância eram de primigestas.Em relação ao pré-natal todas as gestantes realizavam, destas a maioria realizavam em rede privada de saúde, Em relação a gravidez ser ou não desejada, a grande maioria disse que foi planejada e não faziam uso de nenhum método contraceptivo.As temáticas abordadas no grupo estão relacionadas Gestação ( Direitos da gestante, exercícios, dor e cuidados na gestação, mitos da gestação, sexualidade e relação do casal durante a gravidez, alimentação da gestante, azia, mudanças corporais posições para dormir, aspectos emocionais e stress na gravidez. Vínculo afetivo mãe/pai e bebê intra útero, massagens para alívio da dor, vacinas na gestação), Parto( Preparação para o parto; fisiologia e fases do trabalho de parto; Sinais e sintomas de trabalho de parto. Comoidentificar as contrações, quando ir à maternidade e o que levar.Tipos de parto: normal x cesárea e seus pontos positivos e negativos, indicações de cesárea, parto humanizado, posições de parto,  as indicações de cesárea.Sofrimento fetal, intervenções médicas: o que pode e não pode. Exercícios, respiração, massagens, posições confortáveis, controle da dor, analgesia e anestesia. Papel do acompanhante, plano de parto, Violência obstétrica) e Puerpério (Amamentação,preparo da mama, cuidados com os mamilos, dor nas mamas, mastite e fissura, questões emocionais na amamentação, pega correta do bebê, alimentação da puérpera, alimentação e cólicas no bebê, cuidados gerais com a mãe, procedimentos no pós-parto para mãe e RN, a vida do casal no período pós-parto, recuperação da mãe, depressão pós-parto, enfrentamento das frustrações e expectativas, participação do pai, higiene do bebê, banho, cuidados com os órgãos genitais, coto umbilical e o vernix caseoso, trocas de fralda, temperatura da água, choro e reações do bebê, reconhecimento, posição adequada para dormir relação afetiva  com o bebê, rotina do bebê/horários  para amamentar. Complementação alimentar, sono, onde dormir, vacinas, massagens, primeiros socorros, banho de sol).**Conclusão:**O projeto consolidou-se nestes 22 anos, sendo considerado uma estratégia de integração ensino-serviço-comunidade e contribuinte para a formação profissional. Foi possível identificar o perfil das usuárias no grupo de gestantes, conhecer as temáticas abordadas e metodologias adotadas nos encontros e reencontro. As temáticas abordadas no grupo contribuem para o fortalecimento do vínculo entre profissionais e usuários, autonomia do sujeito, melhora a interação, fortalece relações no binômio mãe e bebê , inclusão do pai em todos os cenários que envolve o processo de gestação, parto e puerpério. Ainda auxilia na identificação das contribuições e impacto das atividades abordadas e realizadas para poder replicar esta vivência em outros cenários da assistência, possibilitando aprendizado sobre educação em saúde e na área de obstetrícia, gestão, comunicação, papel e importância do enfermeiro em atividades educativas e uma ferramenta teórico prática e recurso ensino-aprendizagem importante durante a formação acadêmica.O grupo contribui e contribuira para a construção de novos conhecimentos e vivências das gestantes, puérperas e acompanhantes , bem como reflexão sobre a importância do processo educativo como espaço de pesquisa.**Contribuições/implicações para a Enfermagem:**Visibilidade da profissão, maior vínculo com os profissionais. O projeto é referência de educação em saúde na Grande Florianópolis e Contribui para a formação de recursos humanos em pesquisa em nível de Graduação, Mestrado, Doutorado e Iniciação Científica a partir da produção de conhecimentos em torno desta temática e sua socialização. REFERÊNCIAS 1 REZENDE, Claudia Barcellos. Em torno da ansiedade: subjetividade, mudança e gravidez. Interseções Revista de Estudos Interdisciplinares, Rio de Janeiro, v. 14, n. 02, p.438-454, dez. 2012.  2 SANTOS; Regiane Veloso; PENNA, Cláudia Maria de Mattos A educação em saúde como estratégia para o cuidado à gestante. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v.18, n. 4, Out-Dez; 2009 , p. 652- 658 3 COPELLI, Fernanda Hannah da Silva et al . Fatores determinantes para a preferência da mulher pela cesariana. Texto contexto - enferm.,Florianópolis , v. 24, n. 2, p. 336-343,  jun.  2015 .   Disponível em <[http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_art](https://www.dropbox.com/referrer_cleansing_redirect?hmac=2QALYTA2wdV2sz7qlTQx%2FhnPZfL5qr1PXEJAfiIDWTY%3D&url=http%3A%2F%2Fwww.scielo.br%2Fscielo.php%3Fscript%3Dsci_art)text&pid;=S0104-


Referências:
1. Botti NCL et al. Desenvolvimento e validação de software educativo de saúde mental. Rev Min Enferm. 18(1): 218-22, 2014. 2. Silva LK, Évora YDN, Cintra JSC. Desenvolvimento de software para apoiar a tomada de decisão na seleção de diagnósticos e intervenções de enfermagem para crianças e adolescentes. Rev Latino-Am Enfermagem, 23(5), 2015. 3. Pobocik T. Using an Educational Electronic Documentation System to Help Nursing Students Accurately Identify Patient Data. Int J Nurs Knowl, 26(1):26-34, 2015. 4. Boehm BW. A spiral model of software development and enhancement. Computer, 21(5):61-72, 1988. 5. Virginio NA, Nóbrega MML. Validação de instrumento de coleta de dados de enfermagem para clientes adultos hospitalizados. Rev. Bras. Enferm., 57(1):53-6, 2004.