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Resumo: 6995287

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6995287

O “SER ADOLESCENTE” NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS

Autores:
Rosa Maria Rodrigues ; Alessandra Crystian Engles dos Reis ; Solange de Fátima Reis Conterno ; Gicelle Galvan Machineski ; Mateus Souza da Luz

Resumo:
**O “SER ADOLESCENTE” NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS ** _Alessandra Crystian Engles dos Reis_[1]__ Gicelle Galvan Machineski[2] Mateus Souza da Luz[3] Rosa Maria Rodrigues[4] Solange de Fátima Reis Conterno[5] **Introdução**: Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) a adolescência caracteriza-se por ser a segunda década da vida, entre 10 e 19 anos1. Em uma vertente psicológica a adolescência é “Concebida como uma fase da vida do homem, ela foi identificada como uma etapa marcada por tormentos e conturbações vinculadas à emergência da sexualidade [...]”2:64. Na escola, entre os conteúdos trabalhados o tema_ adolescente_ tende a ser pouco abordado, visto que os professores principalmente das áreas das ciências biológicas são os responsáveis por explorar esse assunto, podem enfrentar dificuldades com o tema, diante da possível preocupação em infringir os padrões morais familiares que contemplam o universo da adolescência. Em virtude da situação descrita, a exposição acerca dos conhecimentos que contemplam o ser adolescente tende a ser direcionada para o caráter biológico e anatômico. É fato que a adolescência e suas implicações geram curiosidades para o indivíduo que passa por essa fase. Assim, é na escola, de forma planejada com objetivos definidos, que o conhecimento relacionado a essa faixa etária, como é o caso da sexualidade, deve ser apreendido pelo aluno adolescente e não aleatoriamente conforme as experiências de vida em sociedade. Nesta perspectiva, na realidade brasileira, o livro didático configura-se importante ferramenta pedagógica em sala de aula, tanto para o docente, quanto para o discente. É percebido de certa forma, que o livro didático é utilizado como um roteiro para conduzir a abordagem dos conteúdos. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) está em vigor desde 1985. É um programa do governo federal que atende alunos e professores das escolas públicas, os livros são avaliados e escolhidos pelos professores, em seguida distribuídos para os alunos3. **Objetivo**: Analisar em dois livros didáticos de ciências do 8º ano, utilizados no munícipio de Cascavel-Pr. e que foram fornecidos pelo PNLD, os temas relacionados ao adolescer. **Descrição metodológica**: Trata-se de estudo exploratório-descritivo, do tipo qualitativo, fundamentado na análise de conteúdo de Bardin (1977)4. Foram identificadas as duas obras mais selecionadas pelos professores de ciências para serem trabalhadas no município de Cascavel-Pr., por meio de contato com o Núcleo Regional de Educação, as quais foram objeto de análise do estudo. Os livros escolhidos fazem parte do PNLD 2017 e foram adotados para o triênio 2017/2018/2019 pela maioria das escolas públicas do município3. São eles: Investigar e Conhecer (32%) identificada como Livro A (LA) e Projeto Teláris (18%) identificada como Livro B (LB). Justifica-se a delimitação das obras analisadas serem de Ciências, pelo fato que os conhecimentos relacionados à saúde estão concentrados nessa disciplina e por serem trabalhados no oitavo ano do ensino fundamental os conteúdos inerentes à sexualidade/reprodução humana, conhecimentos que normalmente geram dúvidas, mitos e tabus. **Resultados:** Após a análise de conteúdo foi possível identificar as seguintes categorias analíticas: _adolescência_, _sexualidade_ e _gênero_. Foi constatado que os dois livros abordam assuntos relacionados ao ser adolescente, com destaque para maior variedade de informações no LA em relação ao LB. Este conceituou algumas implicações do ser adolescente como é o caso da sexualidade, enquanto que o LA, trouxe a conceituação para diferentes abordagens relacionadas à adolescência e conceituou gênero de maneira ampla com linguagem de fácil compreensão. Neste mesmo livro (LA), os textos, esquemas, desenhos, fotos, tabelas, gráficos e as ilustrações são abundantes e bem articuladas com o texto. A coleção traz os textos imersos numa variedade de imagens que prendem a atenção do leitor e buscam promover o interesse pelas Ciências da Natureza. O LB também apresenta linguagem clara e de fácil compreensão para alunos do ensino fundamental. Instrumentaliza os adolescentes, ao abordar termos, definições, conceitos e, até mesmo, as atualizações da nomenclatura anatômica. No âmbito social, tanto o LA como o LB contemplam situações usuais do adolescente, com maior ênfase para o LA. **Conclusão**: Mediante a importância dos conceitos e a necessidade de informação pelo adolescente, evidencia-se que a inclusão dos assuntos relacionados à adolescência, são vitais para a abordagem pedagógica. Pode-se afirmar que o livro didático nem sempre contempla os assuntos necessários para o momento do adolescente devendo o professor enriquece-lo, pois temas importantes como a gravidez na adolescência, uso de drogas e infecções sexuais transmissíveis, podem ser negligenciados nas obras, fato que não ocorreu com os livros analisados. Espera-se que a pesquisa possibilite a reflexão crítica dos professores quanto aos livros distribuídos pelo PNLD. **Contribuições/implicações para a Enfermagem: **Ao enfermeiro cabe a realização de atividades de educação em saúde voltadas ao escolar, desta forma, conhecer os conteúdos inseridos nos livros didáticos é primordial para possibilitar uma abordagem dinâmica e pedagógica, a fim de aprofundar os conhecimentos trabalhos pelo professor em sala de aula e explorar conhecimentos novos pertinentes ao ser adolescente. Salienta-se também, a importância de rever pré-conceitos, principalmente ao trabalhar sexualidade e gênero, compreendendo o adolescente como um fenômeno social. **Descritores:** Adolescente; Ensino; Materiais de Ensino. **Referências:** 1. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Área de saúde do adolescente e do Jovem. Marco legal: saúde, um direito de adolescentes. Brasília: Ministério da Saúde; 2007 [acesso em: 16 fev 2017] Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/07_0400_M.pdf. 2. Bock A, Bahia M. A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. ABRAPEE [periódicos na Internet]. 2007 [ acesso em 11 fev 2017]; 11(1):63-76. Disponível em: [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid;=S1413-85572007000100007](http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000100007) 3. Brasil. Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação-FNDE. Sobre o livro didático. [acesso em: 11 fev 2017]. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-funcionamento. 4. Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1977. **Tema 2**: Integração ensino-serviço-comunidade como estratégia para a formação profissional e consolidação da Sistematização da Assistência de Enfermagem * * * [1] Enfermeira. Doutoranda em Educação em Ciências, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel/PR. Professora assistente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel/PR. E-mail: acereis75@gmail.com [2] Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e Mestrado em Biociências e Saúde, Campus Cascavel/PR. [3] Enfermeiro. [4] Enfermeira. Doutora em Educação. Professora Associada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Curso de Enfermagem, e Mestrado em Biociências e Saúde, Campus Cascavel/PR. [5] Pedagoga. Doutora em Educação. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Curso de Enfermagem, Campus Cascavel/PR.


Referências:
1. Carvalho CC, Bachion MM. Processo de enfermagem e sistematização da assistência de enfermagem- intenção de uso por profissionais de enfermagem. Rev. Eletr. Enf. 2009[Internet]. 2009;11(3):466. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/v11/n3/v11n3a01.htm. 2. Horta WA. Processo de Enfermagem. Edição(1). São Paulo(SP): EPU, 1979. 3. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN no. 358, de 15 de outubro de 2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html>. 4. BRASIL. Decreto nº. 94.406 de 08 de junho de 1987. Regulamenta a Lei nº. 7.498 de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício profissional e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília: 1987.