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6969885 | ENSINO-APRENDIZAGEM DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM MEDIANTE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Dulcineia Ghizoni Schneider ; Isabela Saioron ; Maria Lígia dos Reis Bellaguarda ; Betina Horner Schlindwein Meirelles ; Daiany Pianezzer de Souza |
Resumo: **Introdução:** o processo de enfermagem constitui parte essencial da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), por meio do qual o enfermeiro organiza sua atuação. O Processo de enfermagem permite gerenciar o cuidado com base científica e utiliza a SAE como instrumento para o cuidado integral e individual(1).A formação profissional condizente com um profissional qualificado permeia o ensino do Processo de enfermagem pautado no raciocínio clínico para a tomada de decisão. O uso de metodologias ativas auxilia no processo de ensino-aprendizagem, facilitando a apreensão de conhecimentos uma vez que torna os sujeitos atuantes na construção do seu conhecimento(2). O estágio de docência é o cenário onde o discente se prepara para atuação como docente durante a sua formação. É um ensaio. É ser aluno e professor ao mesmo tempo. Assim, vivenciar as diferentes metodologias em sala de aula auxiliam na formação docente, ao mesmo tempo que contribuem para a formação acadêmica dos alunos. **Objetivo:** relatar a experiência de discentes do curso de Doutorado em Enfermagem acerca do acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem da Sistematização da Assistência de Enfermagem de acadêmicos da 4ª fase do curso de graduação em enfermagem mediante aplicação de metodologia ativa de ensino. **Descrição Metodológica:** trata-se do relato de experiência do estágio docência, vivenciado por discentes do segundo ano do curso de Doutorado em Enfermagem de uma Universidade do Sul do Brasil com acadêmicos da 4º fase do curso de graduação em enfermagem, disciplina “O Cuidado no Processo de Viver Humano I – Condição Clínica de Saúde”, no acompanhamento do exercício de ensino-aprendizagem sobre a SAE, a qual utiliza a NANDA (_North American Nursing Diagnosis Association_)(3) para a elaboração dos diagnósticos de enfermagem. Para tanto, os acadêmicos da graduação foram divididos em três pequenos grupos e o processo foi dividido em 04 momentos: no 1º momento, os acadêmicos tiveram uma aula expositiva-dialogada sobre o uso da NANDA, e receberam um caso clínico fictício, onde foi orientado a destacar os problemas identificados; no 2º momento, estabeleceram os Diagnósticos de Enfermagem prioritários, com base nos problemas levantados; no 3º momento, os acadêmicos tiveram uma aula expositiva dialogada sobre as intervenções e resultados esperados; no 4º momento os acadêmicos elaboraram as intervenções de enfermagem utilizando o raciocínio clínico, justificando cada intervenção e apresentaram sua construção em um _template_ pré estruturado em multimídia. **Resultados:** os estudantes conseguiram elaborar três diferentes diagnósticos de enfermagem com suas respectivas intervenções, acrescidas de justificativas. A metodologia aplicada evidenciou o conhecimento como um _continuum, _de forma processua_l e _por complexidade. Pois o case apresentado foi a base para todo o desenvolvimento do raciocínio e aprendizado. Percebemos que estavam adaptados a métodos tradicionais de ensino aprendizagem, o que fez com que os mesmos ficassem aturdidos inicialmente frente a essa metodologia, demonstrando alguma dificuldade na compreensão, inclusive por se tratar de uma nova temática, a SAE, a qual, sendo uma atividade privativa do enfermeiro, culmina em maior responsabilidade por se tratar de uma atividade independente. Entretanto, não tardou para que os estudantes se reconhecessem como sujeitos ativos, protagonistas de seu próprio aprendizado, passando a desenvolver a atividade com maior clareza. O método de ensino aplicado proporcionou aos pequenos grupos formados a fomentarem o diálogo e a deliberarem acerca das necessidades identificadas. O uso da metodologia ativa permitiu a eles serem ativos no seu processo educativo, e isto contribui significativamente para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional, conforme observado nesta experiência. Os acadêmicos demostraram e verbalizaram maior facilidade em aprender o Processo de Enfermagem através deste método, pois conseguiram desenvolver diagnósticos com as respectivas intervenções com coerência e justificaram com base científica. **Conclusão: **a aplicação de metodologias ativas se mostrou de importância ímpar para o ensino-aprendizagem da SAE, contribuindo para a formação de futuros profissionais críticos e reflexivos acerca de sua práxis. Os estudantes foram capazes de construir o raciocínio clínico estabelecendo prioridades e desenvolvendo um olhar qualificado. Trabalhar com estudos de caso em classe aproxima o aluno da realidade e preparando-os para uma prática profissional de qualidade e com olhar clínico. Além disso, espaços onde acontecem discussões acerca da matéria da enfermagem contribuem para o fortalecimento da profissão e para deixar em maior evidência o trabalho de toda uma equipe, o qual não tem início no campo assistencial, seja ele qual for, mas na sala de aula. **Contribuições para a Enfermagem**: Enquanto discentes do curso de Doutorado, a experiência vivenciada permitiu observar o processo por um ângulo diferenciado, nem como docentes propriamente, nem como acadêmicos de graduação, pois trata-se de um meio termo, e isto permite nos aproximar das fragilidades e das potencialidades do método desenvolvido em classe e compreender que, apesar das diversas formas de formação profissional, em especial quando se fala do ensino-aprendizagem sobre o Processo de Enfermagem, utilizar-se daquele que torna o sujeito atuante e participativo contribui para o desenvolvimento do aluno e para sua formação enquanto profissional que possui autonomia sobre o seu modo de cuidar.
Referências: Referências:
1. Joint Commission Resources. Temas e estratégias para liderança em enfermagem: enfrentando os desafios hospitalares atuais. Porto Alegre: Artmed, 2008. 182p.
2. Draganov PB, Silva MRG, Neves VR, Sanna MC. Journal Club: a group of research experience Rev. Bras. Enferm. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(2):446-50. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0539
3. Lima DVM. Research design: a contribution to the author. Online Braz J Nurs [Internet]. 2011 [cited 2016 Apr 4];10(2). Available from: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20113648.
4. Google. O que é Google Drive e como usar [Internet]. 2012 [cited 2017 Apr 7]. Available from: http://www.techtudo.com.br/ artigos/noticia/2012/04/o-que-e-google-drive-e-como-usar.html |