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6939075 | A PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Mitzy Tannia Reichembach Danski ; Carolina Poite de Siqueira Paris ; Luiz Carlos Cretella Souza ; Karla Crozeta Figueiredo ; Marineli Joaquim Meier |
Resumo: Introdução: A Prática Baseada em Evidência (PBE) diz respeito à forma segura
de estabelecer as práticas profissionais mais adequadas, com garantia de
otimização dos recursos disponíveis, com a participação dos envolvidos nos
processos terapêuticos, permitindo a utilização criteriosa dos resultados de
pesquisas científicas na tomada de decisão clínica e ainda considerando o que
o paciente acredita ser o melhor para ele assim como a habilidade do
profissional1-2. A valorização e autonomia almejadas pela Enfermagem ao longo
de anos é possível por meio de um processo de trabalho sistematizado, no qual
haja garantia da qualidade e segurança da assistência prestada pelo enfermeiro
na prática profissional. Nesse sentido, o Conselho Federal de Enfermagem
(COFEN) normatizou a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) por
meio da Resolução COFEN nº 358/2009, que, dentre outras determinações,
estabelece que o Processo de Enfermagem (PE) deve ser elaborado com base em um
suporte teórico que orientará a execução de suas etapas3 e, para tal, o
profissional dispõe de ferramentas, tais como a Prática Baseada em Evidências.
O PE, concebido como sistema teórico de solução de problemas e tomada de
decisão4, vai ao encontro ao conceito da PBE, a qual subsidia o seu
desenvolvimento como um alicerce científico, e para tanto, o PE é condição
essencial para a aplicação da PBE, do conhecimento científico e pensamento
crítico do Enfermeiro. Desta forma, a SAE contribui na organização do cuidado
quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a
operacionalização do PE, dando visibilidade à contribuição da Enfermagem no
âmbito da atenção à saúde, em qualquer ambiente em que a prática profissional
ocorra5. Objetivos: Relatar a experiência de aproximação de enfermeiros
mestrandos com a PBE e a sua relação com a prática profissional, e, reconhecer
a aplicabilidade da PBE na SAE. Descrição Metodológica: trata-se de um relato
de experiência de enfermeiros, mestrandos de um programa de Mestrado
Profissional de Enfermagem, de uma Instituição Federal de Ensino Superior, da
cidade de Curitiba/Paraná, no período de outubro a novembro de 2017. Os
mestrandos atuam, respectivamente, em uma unidade de Clínica Médica de um
hospital universitário de grande porte e em uma Unidade de Pronto Atendimento
(UPA), ambos na região de Curitiba/Paraná. O contato com a PBE teve início a
partir da disciplina Evidências em Saúde (ES), a qual por meio de aulas
expositivo-dialogadas e trabalhos em grupo, permitiu conhecer diferentes
metodologias de pesquisa envolvendo a PBE. No mesmo período, os mestrandos
cursaram outras disciplinas do programa que também contribuíram no processo de
aprendizagem, com bases de metodologia científica para iniciar uma pesquisa de
forma criteriosa, a busca em bases de dados nacionais e internacionais, com
auxílio das Bibliotecárias da Universidade, bem como conhecimentos sobre as
ferramentas de análise de qualidade metodológica de estudos, o que contribuiu
para que a aproximação com a PBE e as reflexões sobre a prática profissional
fossem integradas. No desenvolvimento da disciplina ES, o desafio foi
construir a revisão integrativa (RI) de um problema escolhido pelos grupos de
alunos a partir de sua prática profissional, com objetivo de encontrar a
melhor evidência disponível nas principais bases de dados nacionais e
internacionais para resolução do problema inicial. O processo de escolha do
problema foi permeado por discussões em grupo em que os integrantes
apresentaram suas realidades profissionais elencando problemas relevantes
vivenciados na prática profissional e, desta forma, conseguiu-se o consenso em
relação ao problema escolhido. A partir disto, iniciou-se a busca nas bases de
dados eleitas pelo grupo, seleção dos artigos, aplicação de instrumentos de
análise da qualidade dos artigos, discussão dos resultados e apresentação dos
mesmos. Resultados: a aproximação com a PBE oportunizou refletir a sua
aplicabilidade na prática profissional, identificando a melhor evidência
disponível para a resolução de problemas cotidianos, pois a partir dela
poderemos extrair a sustentação teórica a ser aplicada no nosso dia a dia
assistencial. Os cenários de prática vivenciados pelos autores têm perfil dos
pacientes semelhante, geralmente idosos ou adultos com doenças crônicas
agudizadas, e, em ambas as instituições, o PE está implementado, mesmo que
parcialmente, fazendo parte da prática do enfermeiro, que possui autonomia
para intervenções. Dessa forma, foi por meio das situações corriqueiras do
trabalho assistencial que ocorreu a troca de experiências e compartilhamento
dos problemas. A apresentação dos trabalhos dos outros grupos da turma e as
respectivas situações problemas apresentadas também contribuíram para esta
reflexão em relação a prática, pois adicionou mais conhecimento ao fazer, e
mostrou-se uma experiência riquíssima uma vez que pudemos discutir com os
colegas situações reais que muitas vezes ficam sem respostas e acabamos por
tratá-las de forma inadequada ou até mesmo ignorá-las no dia a dia. A
experiência de resolução de problemas relevantes por meio da PBE, transformou
a percepção da prática e mudou o fazer e, consequentemente, impactou a
qualidade e segurança da assistência prestada ao paciente. O contato
preliminar com a PBE favoreceu a compreensão sobre a pesquisa de evidências
confiáveis para responder dúvidas na prática assistencial, entender que a
busca por conhecimento científico vai além de procurar respostas em livros ou
na internet, é preciso identificar bases de dados especializadas e desenhos de
estudo que produzam evidências atuais. Com isso, desenvolveu-se na disciplina
ES um olhar mais crítico - não só para aquilo que se lê, mas para o que se
ouve, implementando o plano de cuidados sistematizados baseado nas melhores
evidências científicas disponíveis. Conclusões/contribuições e implicações
para a Enfermagem: com a compreensão da relação da SAE - PE fundamentado na
PBE, o processo de trabalho do enfermeiro não será tradicional e permeado em
conhecimento empírico, mas estará embasado em conhecimento científico,
aprimorando seu raciocínio e julgamento clínico e assim o enfermeiro assume o
papel de pesquisador em saúde e agente de transformação da sua prática,
propiciando reconhecimento e, como resultado, melhorando a valorização
profissional. A busca e utilização das melhores evidências na prática
profissional do enfermeiro asseguram a participação científica e argumentativa
junto aos demais profissionais de saúde, bem como aos pacientes e seus
familiares para implementação segura e eficaz do PE, consolidando a integração
do Enfermeiro na equipe multidisciplinar e destacando a enfermagem como
ciência.
Referências: 1- Laguardia J, Casanova A, Machado R.. A experiência de aprendizagem on-line em um curso de qualificação profissional em saúde. Trabalho, Educação e Saúde [Internet]. 2010. [Acesso em 24/10/17]. 8(1), 97-122. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462010000100006&lng=en&tlng=pt. 10.1590/S1981-77462010000100006.
2- Oliveira, MAN. Educação à Distância como estratégia para a educação permanente em saúde: possibilidades e desafios. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2007. [Acesso em 16/06/17] 60 (5). Disponível em:
.
3- Guimarães, E. M. P. ; Godoy, S. C. B.;Brant, L . C. Videoconferência em telefermagem: dispositivo de educação permanente em saúde. In: Anais do I Congresso de inovação e metodologias no ensino superior, 2015; Belo Horizonte. Belo Horizonte: UFMG, 2015. P. 10-24. Disponível em:
https://congressos.ufmg.br/index.php/congressogiz/congresso-giz-2015/paper/view/92/66 |