Imprimir Resumo


SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 6783579

E-Pôster


6783579

A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO DE TERMINALIDADE DE VIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Odilon Adolfo Branco de Souza

Resumo:
Segundo o Art.1º da Resolução COFEN 358/2009, o Processo de Enfermagem (PE) deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, público ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem¹. Ainda mantendo como referência esta Resolução, o PE é um instrumento de metodologia que orienta o cuidado profissional de enfermagem e a documentação de prática profissional. A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível, propriamente dito, a operacionalização do PE. Considerando a atuação do enfermeiro nas três áreas distintas descritas por Wanda de Aguiar Horta (1960), em que a primeira área específica diz que o enfermeiro é o promotor da educação em saúde para o autocuidado, a segunda área descrita pela autora visa à atuação do enfermeiro dentro da equipe de saúde tornando-o capaz de manter, promover e recuperar a saúde e a terceira, a área social, onde a atuação do enfermeiro é mais ampla, pois ele está a serviço da sociedade como educador, pesquisador, administrador, possuindo responsabilidade legal, se faz necessário, conhecer o que pensam, os enfermeiros sobre a necessidade de sistematização da assistência, frente aos pacientes em processo de terminalidade de vida, com suas fragilidades e desequilíbrios hemodinâmicos, homeostáticos e sociais². Viver o processo de terminalidade de vida é algo que precisa ser desenvolvido, tanto pelos pacientes diagnosticados com câncer e sem possibilidades para cura e seus acompanhantes, quanto pelos profissionais que os assiste, mas é claro que, por ângulos diferentes. Em meio a tantas dificuldades do Sistema Único de Saúde (SUS) em atender a crescente demanda de casos oncológicos, percebe-se a carência de profissionais e principalmente de estrutura física, objetivando o acolhimento dos pacientes que atualmente encontram-se em processo de paliação e não possuem atendimento adequado, quando desenvolvem quaisquer intercorrências relacionadas às terapias. Muitas vezes, devido à superlotação dos serviços, os pacientes em processo de terminalidade ficam hospitalizados pelos corredores, que não possuem estrutura para oferta de assistência adequada, o que gera insatisfação entre os usuários, seus cuidadores e os profissionais que prestam assistência. Quando uma pessoa é acometida pelo câncer, há um grande impacto não só sobre ela, mas também entre os que lhe são próximos e o impacto do diagnóstico de câncer é capaz de transtornar física e psicologicamente qualquer ser humano, por mais bem estruturado que ele seja. O câncer se transforma num constante pesadelo, mudando todo o sentido da vida e o retorno ao cotidiano parece algo impossível³. Cuidar da família exige uma formação generalizada do profissional e consciência da dinâmica de seus modos de viver e de enfrentar a saúde e a doença, além de saber intervir na hora adequada e de conhecer as fragilidades e necessidades da família e da comunidade em que ela vive4.  A partir deste contexto, levantou-se o seguinte problema: De que forma os profissionais enfermeiros assistenciais e gerenciais, através da vivência que possuem percebem a SAE como referência para o desenvolvimento e adequação do processo assistencial em saúde? Como objetivos do estudo, buscar-se-á identificar e diagnosticar os sentimentos e demandas dos enfermeiros, desenvolver estratégias inovadoras de cuidado em saúde através das diretrizes da Sistematização da Assistência de Enfermagem para o ensino prático em saúde, possibilitar que se desenvolva um processo de trabalho assistencial organizado e adequado à prática profissional frente ao paciente em processo de terminalidade de vida. Será um estudo exploratório de abordagem qualitativa, onde se utilizará a metodologia da Sociopoética como dispositivo para produção de conhecimento, através da sensibilidade, criatividade e a relação com o outro. A sociopoética apresenta-se como um método de construção coletiva do conhecimento e tem como princípios, a valorização dos sujeitos da pesquisa, como co-responsáveis. A sociopoética fundamenta-se nos seguintes princípios: o grupo pesquisador como dispositivo; a importância do corpo como fonte de conhecimento; o papel da criatividade de tipo artística no aprender, no conhecer e no pesquisar; a ênfase no sentido ético no processo de construção dos saberes5. O cenário onde ocorrerá o estudo será o serviço de emergência adulta de um Hospital Público e Universitário, situado no município de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, no período entre Maio/2018 á Novembro/2018, a partir de reuniões com o grupo pesquisador para o desenvolvimento deste. A análise dos dados ocorrerá posteriormente aos encontros e farão parte do grupo pesquisador, os enfermeiros estatutários e geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), assistenciais e gerenciais, que desenvolvem atividades há mais de um ano no serviço de emergência adulta e que aceitarem participar. Serão excluídos deste estudo, enfermeiros contratados por outros regimes trabalhistas, bem como os que desenvolvem atividades na emergência pediátrica. Demais etapas do processo metodológico, ocorrerão com o desenvolvimento da pesquisa. Na intenção de promover uma proximidade ao tema e a uma vivência ao processo de assistência ao paciente em terminalidade, acredita-se que este estudo possui relevância direcionada aos usuários, profissionais, cuidadores e também aos estudantes de enfermagem. Ao final do desenvolvimento deste estudo, espera-se reconhecer diretrizes de ensino em saúde para que os enfermeiros, utilizando a Sistematização da Assistência, possam identificar, analisar e adequar o processo assistencial ofertado aos pacientes diante da temática de fim de vida. Vislumbram-se novos momentos na saúde, onde os profissionais de enfermagem deverão ser valorizados, empoderados, pelo conhecimento construído e pela expertise desenvolvida durante sua trajetória profissional.  A participação dos docentes e discentes, das diversas especialidades, pode e deve fazer parte deste processo de construção, alicerçados pela Educação Permanente objetivando a aplicabilidade da Sistematização da Assistência em prol de um processo de enfermagem equânime.


Referências:
1.Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Projeto Pedagógico Institucional. Curitiba, 2012. 2.Scallon G). Avaliação da aprendizagem numa abordagem por competências. Curitiba: PUCPRess, 2015 3.Zabala A, Arnau L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre (RS): Artmed, 2010. 4.Ceccim Rb, Feuerwerker LCM. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cad SaudePública [online]. 2004 set-out [acesso em 16 mar 18];20(5):1400-10. Disponível em; http://www.scielo.br/pdf/csp/v20n5/36.pdf