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6755406 | O AMBIENTE VIRTUAL (MOODLE) NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO PRESENCIAL | Autores: Bruno Felipe Novaes de Souza ; Ana Márcia Tenório de Souza Cavalcanti ; Alef Diogo da Silva Santana |
Resumo: **Introdução:** A população conectada em todo o planeta ultrapassou a marca dos 2 bilhões. Nesse sentido, a educação em rede evoluiu nas instituições de ensino, possibilitando uma maior troca de experiências. Assim, surgiu a necessidade de adaptação dos docentes às novas tecnologias, com uso de recursos para o ensino presencial1. O contato com tais recursos acenam para possibilidades pedagógicas antes não utilizadas, constituindo-se numa ferramenta de construção de conhecimentos atualizada, a fim de não ficarem à margem de seus alunos2. Nas últimas décadas a popularização da Internet acelerou ainda mais o ritmo dos avanços no domínio das tecnologias de informação e comunicação (TIC), expandindo o alcance de serviços de apoio à saúde e nas instituições, abrangendo aplicativos baseados na web, como e-mail e as abordagens multimídia (imagens digitais e de vídeo), dentro do contexto ensino-pedagógico aumentando assim a disponibilidade e utilização dessas tecnologias nos países em desenvolvimento e em áreas carentes2,3. No mundo globalizado as informações são disponibilizadas de forma exacerbada e, inerente a elas, a tecnologia se faz presente, tornando necessária a adesão das TICs para processar essas informações da maneira mais rápida possível3. **Objetivos:** Implementar a utilização de tecnologias educacionais de informática como apoio ao ensino presencial dos cursos de graduação, além de realizar capacitação de docentes em recursos tecnológicos disponíveis incorporando-os ao processo de ensino. Tutoriar a construção de salas virtuais para implementação de componentes curriculares e avaliar a compreensão e usabilidade dos participantes no curso a fim de se programar novas diretrizes e componentes curriculares nos cursos de graduação da instituição. **Metodologia**: Foram realizadas capacitações semanais com carga horária de 20 horas no período de março a novembro de 2016. As atividades foram divididas em presenciais, para os participantes do Campus Recife, e através de videoconferências para os Campus Garanhuns, Nazaré da Mata e Petrolina. Outros momentos foram realizados de forma assíncrona para acompanhamento das atividades realizadas. As capacitações tinham como objetivo instruir e inserir os docentes no ambiente virtual. O conteúdo do curso foi composto de preparação de uma sala virtual, além de conteúdos aplicados às atividades administrativas. Vídeos e tutoriais explicando a importância da ferramenta de ensino inserido na pratica pedagógica incrementaram o conteúdo do curso. Após o término os participantes realizaram avaliação geral do mesmo e elencando pontos que poderiam ser melhorados e ajustados para posteriores capacitações. **Resultados:** Foi enviado formulário de inscrição online pelo Google Forms para os e-mails dos docentes e unidades de ensino. O e-mail foi disponibilizado mediante explicação a coordenação de curso sobre o objetivo do estudo e seu respectivo benefício. O curso teve a participação de 16 docentes que aceitaram participar da pesquisa, distribuídos em 3 unidades de ensino, dos cursos de Enfermagem, Ciências Biológicas, e Odontologia. Como tema principal a capacitação envolveu a construção de sala virtual na Plataforma Google. Foi utilizada uma sala modelo e apresentados recursos próprios da ferramenta como, por exemplo: os meios de integração com Google drive, utilizando como repositório educacional, e agenda. Foi apresentado o Hangout como ferramenta de comunicação por web-conferência ponto-a-ponto ou multiponto. Foram expostos os recursos do ambiente virtual Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) e sua aplicabilidade. Durante a capacitação foram realizadas discussões sobre a aplicação das ferramentas em cada contexto, que variavam desde a reprodução de conteúdos externos através de links dentro do ambiente, passando por construção de sala de debates e visualização da listagem de alunos matriculados e que usavam a ferramenta com periodicidade. Os monitores de Informática em Saúde do Curso de Enfermagem também participaram das capacitações auxiliando nas dúvidas que surgiam ao decorrer. As capacitações foram avaliadas em sua maioria como ótimo, e os recursos discutidos em aula foram avaliados como de fácil usabilidade e aplicabilidade no dia a dia, entretanto se pontuou a pouca estrutura que algumas unidades possuíam e que seria um fator determinante para a não implementação dentro da respectiva unidade de ensino.** Conclusões**: A realização de ações que possibilitem a troca de experiência entre os docentes proporciona o desenvolvimento de apoio entre unidades fortalecendo a Instituição. O material didático elaborado ficou disponível para consulta posterior e pode proporcionar multiplicadores entre seus pares4, 5. O fortalecimento das competências pedagógicas favorece o ensino presencial através do uso de tecnologias disponíveis e de baixo custo. Além de favorecer com que as tecnologias discutidas no processo sejam avaliadas enquanto instrumentos de ensino sólidos e eficientes capazes de trazer uma nova experiência para os discentes, bem como de fornecer uma nova ferramenta eficiente no processo de ensino-aprendizagem. **Contribuição para a Enfermagem**: O Moodle foi à plataforma escolhida para o desenvolvimento das capacitações por ser um software livre, o qual permite a interação, participação e cooperação dos docentes para a construção do conhecimento, permitindo a aprendizagem colaborativa. Esse ambiente contribui com a disseminação do uso da tecnologia na educação dentro do ensino de enfermagem devido às vantagens oferecidas no que diz respeito, principalmente, a flexibilidade e ao custo para implantação e para utilização4. Esse tipo de ambiente virtual de aprendizado possibilitou e possibilita a disponibilização dos temas e material de apoio para o desenvolvimento das aulas presenciais e a realização das tarefas das aulas virtuais.
Referências: 1. Ministério da Saúde (Br). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso. Brasília (DF); 2010. 2. Ministério da Saúde (Br). UNAIDS. Estatísticas. Resumo Global da Epidemia de Aids. Brasília (DF); 2016. Disponível em http://unaids.org.br/estatisticas/. Acesso em 10 de novembro de 2017. 3. Ministério da saúde (Br). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de ações programáticas estratégicas. Orientações básicas de atenção integral à saúde de adolescentes nas escolas e unidades básicas de saúde. Brasília (DF); 2013. 4 Brum Crhis Netto de, Paula Cristiane Cardoso de, Padoin Stela Maris de Mello, Zuge Samuel Spiegelberg. Experience of diagnosis disclosure for teenagers with HIV. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2016 [cited 2018 Feb 26] ; 25( 4 ): e17610015. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072016000400317&lng=en. Epub Dec 12, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072016001760015. 5. Santos FM. Análise de Conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Revista Eletrônica de Educação, 2012; 6(1):383-386. |