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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 6750147

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6750147

ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS GRADUANDOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICO DE MATO GROSSO DO SUL

Autores:
Vilma Ribeiro da Silva ; Arminda Rezende de Pádua Del Corona ; Maria Lucia Ivo ; Alexandra Maria Almeida Carvalho Pinto ; Letícia Regina dos Santos

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **Os processos de formação profissional são dinâmicos e requerem constante reformulação dos marcos legais que os subsidiam. No ensino de enfermagem, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), para o Curso de Enfermagem (DCNs), publicadas em 2001, representaram um importante desafio para a reestruturação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos1. Esse novo direcionamento incorpora a compreensão de que a enfermagem depende de um saber socialmente construído e cientificamente estruturado, sendo que os profissionais são os próprios autores, produtores e consumidores da ciência2. Em consequência desse entendimento, os projetos pedagógicos incorporam e explicitam de forma mais detalhada a vinculação da formação do enfermeiro com o ensino e as atividades de pesquisa, cuja finalização se oficializa na elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)3-4. Nesse movimento de mudanças, o curso de graduação em enfermagem do Campus de Campo Grande da Universidade Federal de Mato Grosso de Sul (UFMS) implantou em 2009, um currículo integrado com a adoção de metodologias ativas, principalmente a aprendizagem baseada em problemas. Sendo assim, foram incluídos na estrutura curricular três módulos: Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso, Seminários de Pesquisa I e II. O módulo Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso acontece no oitavo semestre do curso, neste momento os alunos escolhem seus orientadores e o tema da pesquisa, e iniciam a construção do projeto de pesquisa, com instrumentos básicos de metodologia de pesquisa e bioestatística. No segundo módulo, Seminário de Pesquisa I, se necessário, o projeto deve estar aprovado pelo Comitê de Ética e a pesquisa em si é iniciada, o objetivo do módulo é conduzir o aluno a executar o projeto de pesquisa do TCC, para tal recebe apoio quanto à submissão do projeto ao Comitê de Ética, uso de bases bibliográficas, ferramentas de análise (Excel).  Finalmente, o módulo Seminário de Pesquisa II que tem por objetivo redigir o Trabalho de Conclusão de Curso, culminando com a defesa do mesmo5. **OBJETIVOS:** O objetivo geral é analisar a produção científica apresentada nos TCCs dos graduandos de enfermagem de um curso de Mato Grosso do Sul. Os objetivos específicos são: identificar as áreas temáticas dos trabalhos de conclusão de curso; caracterizar as pesquisas submetidas ao Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos; descrever os tipos de estudo e respectivo referencial teórico e metodológico adotado; caracterizar os sujeitos/grupos incluídos no estudo e local da pesquisa; descrever as fontes de coleta de dados; relacionar as temáticas estudadas com as áreas do conhecimento do CNPQ; classificar os temas de pesquisa conforme os níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário, gestão ou ensino). **METODOLOGIA**: Trata-se de um estudo documental do tipo bibliométrico, com abordagem quantitativa, sobre os Trabalhos de Conclusão de Curso dos graduados do curso de enfermagem do Instituto Integrado de Saúde (INISA) da UFMS no período de 2012 a 2017. No período foram apresentados 161 TCCs, sobre a qual foi extraída uma amostra de 114 TCCs, gerada pela calculadora de tamanho de amostra Raosoft® EZSurvey® Versão 2007, com margem de erro de 5% e intervalo de confiança de 95%. A seleção dos 114 TCCs será por meio de uma sistemática aleatória numérica dos documentos, fracionada por ano letivo, respeitando a proporcionalidade de quantidade de TCCs por ano. Cada trabalho da amostra será analisado baseado em leituras exploratórias e seletivas do trabalho impresso ou digitalizado. Um instrumento de coleta de dados será utilizado para obtenção das variáveis: título, ano, orientador, temática do estudo, área e subárea do conhecimento do CNPQ; linha de pesquisa dos grupos de pesquisa do corpo docente; desenho metodológico do estudo (tipo de pesquisa); existência de Parecer Ético; população estudada; técnica de coleta de dados; instrumentos de coleta de dados; fonte de dados (primário e/ou secundários – quais). Espera-se que este tipo de análise possa contribuir para o processo de síntese e análise dos resultados. Esta pesquisa não requereu o registro e avaliação pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFMS, uma vez que a abordagem metodológica da mesma se enquadra nos ditames do parágrafo único da Resolução n o 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde “não serão registradas e nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP, VI pesquisa realizada exclusivamente com textos científicos para revisão de literatura científica”. **RESULTADOS**: Ao final do estudo pretendemos obter uma visualização panorâmica das pesquisas desenvolvidas no âmbito do curso de Graduação em Enfermagem na UFMS – Campus de Campo Grande. Almeja-se ainda, que essa atividade contribua para valorizar a guarda e utilização dos trabalhos, bem como dar visibilidade ao processo de produção do conhecimento dos alunos, além de suscitar reflexões acerca das práticas de condução do processo de ensino-aprendizagem em geral e em pesquisa na formação do aluno de enfermagem, pelo uso da produção científica realizada no próprio curso. Introduzindo a discussão sobre a importância da pesquisa científica na formação e atuação do enfermeiro.** CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES** **PARA A ENFERMAGEM: **Almeja-se dar visibilidade ao processo de produção e guarda da produção elaborada pelos graduandos do referido curso, bem como atribuir importância ao uso desse tipo de estudo como estratégia para produzir reflexões acerca da produção científica realizada no curso.


Referências:
Ministério da saúde (Br). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de ações programáticas estratégicas. Orientações básicas de atenção integral à saúde de adolescentes nas escolas e unidades básicas de saúde. Brasília (DF); 2013.