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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 6718148

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6718148

TRAJETÓRIA DA CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULO BASEADO EM COMPETÊNCIAS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

Autores:
Maria Leoni Valle ; Ana Rotilia Erzinger ; Ana Beatriz Rodrigues Costa ; Marilin Hohl ; Ezia Maria Corradi

Resumo:
**Introdução**:  As mudanças assumidas pela PUCPR para uma educação integral/integradora visa corresponder aos anseios da vida plena e sustentada pela liberdade acadêmica, porém explicitadas por meio do desenvolvimento de competências dos alunos, sujeitos ativos na sua formação, na construção de saberes, na mobilização para o ser, o conviver e o fazer¹. Entende-se por competência a mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes para o desempenho bem sucedido, o agir eficaz, em um determinado tipo de situação e num dado nível de proficiência¹.  No Projeto Politico Institucional 1:35 aponta os principios institucionais da proposta educativa denominados de eixos orientadores  que são: a) Identidade se reflete no perfil do educador consciente  e de formar profissionais com competência técnica e à consciência solidári; b) Excelência pela qualidade de  ensino, das pesquisas, pela atuação profissional e sintoniados docentes e egressos; c) Educação emancipadora (integral/integradora, que visa corresponder aos anseios da vida plena e sustentada pela liberdade acdêmica, explicitada por meio do desenvolvimento de competências dosalunos, sujeitos ativos na sua formação; d) Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, revelada na inter-relação, das atividades, nos procedimentos metodológicos de forma contextualizada, problematizadora, criativa, ética eautônoma, em que o educador organiza, sistematizar e media saberes voltados à educação emancipadora; e) Inovação e empreendedorismo, onde a inovação  permeia e orienta os processos  pedagógicos, de produção de conhecimento e da gestão da Universidade;e o empreendedorismo inspira o desenvolvimentos de atividades formativas; f) Flexibilidade curricular, elaboração de estrutura curricular que amplie a liberdade de escolha dos alunos, com trilhas orientadoras; g) Sustentabilidade está voltada à noção de cuidar; h) Empregabilidade, orienta uma formação voltada às exigências evolutivas do mundo do trabalho; i) Internacionalidade, incentivo a uma formação de redes e  de cooperação entre paises por meio de intercâmbio; j) Interdisciplinaridade, uma prática pedagógica construida no desenvolvimentode atividadeseprojetos interdisciplinares; h) Contemporaneidade, busca incessante de atualização tecnológica, da ciência, das relações e dos processos pedagógicos. Com base, nos principios orientadores da educação, a PUCPR iniciou um processo de transformação em todos os cursos de graduação, onde a formação por competências e o uso de metodologias  ativas estão em processo de construção, por meio da capacitação dos docentes em processos pedagógicos inovadores e empreeendedores; em técnologias de ensino; incentivo no uso de metodologias ativas  realizadas pelo Centro de Ensino e Aprendizagem ( CrEAre). **Objetivo**: relatar a  vivencia do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Enfermagem  na construção da estrutura curricular baseado em  competência.  **Passos seguidos: a**   participação nos cursos  e oficinas de formação  foram essenciais  para balizar os saberes dos membros e  leitura dos livros indicados, especialmente de Scallon2; reunião semanais dos  membros do NDE e apoio técnico de um membro do CrEAre orientando o grupo na discussões, na elaboração das competências necessárias para a formação de alunos do Curso de Enfermagem a partir 2019.. **Resultados preliminares**:  A construção da estrutura curricular baseado em competência foi, esta sendo  desafio contínuo do NDE, especialmente em saber eleger o que é competência, que envolva,  os saberes necessários, o saber fazer e  o saber agir, nas dimensões semântica e estrutural. Neste aspecto, tivemos de nos desvestir dos conceitos, enraizados pela nossa formação,  e nos apoderarmos de uma nova estrutura  de  pensamento,  onde para identificar as  competencias necessárias,  que atende-se as DCN para a formação do Enfermeiro no pais e os principios norteadores da PUC.  Etapa 1 – mapeamento das competências – identificadas quatro competências para a formação do aluno  no  Curso, que são: 1 -  Construir argumentações fundamentadas para justificar a homeostasia do indivíduo, empregando conhecimentos biopsicossociais e ambientais, considerando as fases do desenvolvimento humano e ciclo de vida, com adequado repertório técnico-científico e senso crítico; 2 - Analisar as determinações políticas, socioecômicas e ambientais do indivíduo, da familia e/ou da comunidade considerando os determinantes do processo de saúde  com uso de ferramentas tecnológicas e  fundamentado nas evidências científicas, de forma cooperativa, com adequado repertório técnico -científico; 3 - Desenvolver o processo de enfermagem para a  atenção ao indíviduo, a familia e/ou comunidade   fundamentada em evidencias cientificas na perspectiva holistica conforme preceitos legais, éticos e bioéticos, e de forma cooperativa, com repertório técnico-cientifico  e honestidade intelectual e 4 - Implementar a sistematização da assistência de enfermagem/saúde em diferentes contextos organizacionais, identificando situções de intervenção  com uso de ferramentas tecnológicas para tomada em conformidade conforme os padrões de qualidade, com atitudes cooperativa,  inovadora e  empreendedora e de responsabilidade; Etapa 2 -identificação  dos elementos de cada competência, que envolve o detalhamento de como o alunos deverá atingir esta competência ao longo da formação, e ao mesmo tempo nos permite identificar os processos pedagógicos necessarios para este alcance; Etapa 3 – reunião  do NDE com o colegiado do curso e  apresentação do caminho percorrido na identificação das  competências elegidas e discussão dos próximos passos do NDE; Etapa 4 – mapeamento das disciplinas necessárias para o alcance da competência e  onde haverá a certificação da mesma. Ainda neste, processo de formação por competência o NDE  do Curso de Enfermagem participa das reuniões dos NDEs dos Cursos da Escola de Cências da Vida na elaboração de competências comuns a todos estes cursos,visando a interdisciplinarilidade. **Considerações**:  A vivencia deste processo de mudança, até o momento, se reveste de crescimento do grupo, de  desconstrução de conceitos  e expectativas desafiadoras  das próximas etapas que são: a elaboração de rubricas  para a certificação da competência pelo  curso;  a  capacitação  do  educador (professor) na elaboração  das competências das  disciplinas do primeiro semestre de  2019, quando iniciaremos a formação por competência e nos demais períodos; o detalhamento  das  trilhas  essenciais para a formação  do  aluno de enfermagem. Percebemos a necessidade continua de aprimoramento pessoal e grupal  na formação por competência3, e mais  esperamos que essa forma de ensinar possa contribuir para transformar práticas educativas-assistenciais  e favorecer a mudança do modelo  assistencial, com profissionais reflexivos, inovadores e empreenderes. Muitos desafios se fazem presentes e precisam ser superados visando à transformação do perfil  dos futuros profissionais da saúde, com   reestruturação do processo de formação com base nos pilares  dos principios orientadores  da PUCPR, onde o aluno é sujeito do seu processo de formação direcionado para o desenvolvimento da capacidade de aprender a  aprender, de articular conhecimentos, de desenvolver habildiades e atitudes;  de saber buscar informações  para a resolução de problemas e de enfrentamento a situações de imprevisíveis; na capacidade de agir  com eficiência  nas diversas situações, com base em evidencias cientificas dos conhecimentos adquiridos enabusca incessantes de novos. Assim, a diversificação das estratégias pedagogicas, dos cenarios deaprendizagem, de metodologias ativas, da articulação  do ensino, pesquisa eextensão, do estabelecimento de rubricas norteadoras do alcance da competência e da avaliação e gestão do  curso  são desafios de uma educação emancipadora


Referências:
1) Vitor GHGG. Cuidados Paliativos no Mundo. Revista Brasileira de Cancerologia. 2016 dez; 62(3):267-270. Acesso em: 02 janeiro de 2018. Disponível em: http://www.inca.gov.br/Rbc/n_62/v03/pdf/11-resenha-cuidados-paliativos-no-mundo.pdf 2) The Economist. The 2015 Quality of Death index: ranking palliative care across the world. London: Economist Intelligence Unit, 2015. [acesso em 2017 out 01] Disponível em: https://www.eiuperspectives.economist.com/sites/default/files/2015%20EIU%20Quality%20of%20Death%20Index%20Oct%2029%20FINAL.pdf 3) Baxter S, Beckwith SK, Clarck D, Cleary J, Falzon D, Glaziou P et al. Global Atlas of Palliative Care at the End of Life. World Health Organization: 2014. [Acesso em 05/12/2017.] Disponível em: http://www.who.int/nmh/Global_Atlas_of_Palliative_Care.pdf 4) Alves MA. O ensino de cuidados paliativos nas faculdades públicas federais de graduação em enfermagem no Brasil: Uma análise da situação atual através dos currículos [Dissertação]. Porto: Universidade do Porto; 2016. [acesso em 2017 out 10]. Disponível: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/88721/2/169156.pdf