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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 6698789

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6698789

ABORDAGEM SITUACIONAL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA INFECÇÃO PUERPERAL NA ATENÇÃO BÁSICA.

Autores:
Gisella Queluci ; Rachele Breder dos Santos Rebello ; Andréia Duarte Cruz

Resumo:
A infecção puerperal é uma das principais causas de morbimortalidade, apresentando índices internacionais com média de 9%. No Brasil, esses valores variam em torno de 1-7,2%1. É definida como sendo uma proliferação bacteriana no pós-parto, em geral instalada entre o 4º e o 5º dia após o parto. Os sinais e sintomas são: febre, lóquios purulentos e com odor fétido, útero amolecido e doloroso, colo permeável à polpa digital, que ao ser manipulado excreta secreção purulenta.  Além disso, a puérpera pode apresentar cefaléia, anorexia e mal-estar geral2. Apesar do avanço científico e tecnológico nas diversas áreas do conhecimento, a Infecção Puerperal ainda constitui um problema de saúde pública importante no Brasil e no mundo pela sua prevalência, morbidade e, até mesmo, letalidade. A observação empírica em campo prático tem revelado pouco conhecimento do enfermeiro a respeito do tema e a identificação das fragilidades no processo ensino-aprendizagem na formação acadêmica. A fim de reduzir o risco de infecção, faz-se necessário garantir assistência pré-natal e puerperal eficazes e orientar a gestante e a puérpera sobre os cuidados preventivos de infecção, incluindo ações de promoção e prevenção da saúde, além de diagnóstico e tratamento adequado dos problemas que possam vir a ocorrer nesse período. A utilização de Metodologia Ativa é um desafio para os educadores, para que exerçam uma práxis criadora, na qual seja possível a formação de sujeitos crítico-reflexivos, corresponsáveis pela construção de seu próprio processo de aprendizado ao longo da vida3. Sua utilização implica não somente conhecer os modos de operacionalização, mas fundamentalmente os princípios pedagógicos que a sustentam, ou seja, os princípios da pedagogia crítica. **Objetivo Geral**: desenvolver metodologia de resolução de situação- problema tendo em vista a atuação do enfermeiro na prevenção de infecção puerperal na atenção básica. **Objetivos Específicos**: Elaborar situação- problema de cliente com infecção puerperal; Discutir soluções de enfermagem, a partir de uma estratégia pedagógica, com base na Metodologia de Resolução de Situações-Problema; Construir um e-Book de cuidados de enfermagem para prevenção de infecção puerperal, voltado para resolução de situação-problemas. **Metodologia**: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Tem a proposta principal de elaborar situação-problema de cliente com infecção puerperal, na perspectiva da formação em Enfermagem. O caminho metodológico tomou como referência a Metodologia de Resolução de Situações- Problema com foco no ensino. Traz como referencial teórico metodológico a estratégia pedagógica desenvolvida pela Professora Dr.ª Vilma de Carvalho e a Teoria de Abdellah, cujo foco principal foi a identificação dos problemas corretos de enfermagem, o que resultou em vinte e um problemas de enfermagem, que estão relacionados ao biológico, psicológico e social do indivíduo. **Resultados esperados**: Pretende-se elaborar situação-problema de cliente com infecção puerperal com base na abordagem situacional e problematizadora e abordar os problemas de enfermagem da situação. Desenvolver material didático (e-Book) para construção e resolução de situações-problema de clientes com infecção puerperal e prevenção da mesma. Que o estudo traga como contribuições a ampliação de debates e de conhecimento sobre a Prevenção da Infecção Puerperal e a propagação do uso de metodologias ativas na construção do saber na formação dos enfermeiros. **Conclusão**: A assistência de enfermagem, na prevenção e no controle de infecções, deve buscar melhorias por meio de pesquisas, buscando desenvolver as principais ações: melhoria do pré-natal, elaboração de programas de controle de infecção hospitalar; busca ativa de casos de infecção puerperal; treinamentos para equipe multidisciplinar; apresentação e discussão de temas relacionados à prevenção e ao controle de infecção puerperal.


Referências:
1 Conselho Federal de Enfermagem. Resolução 358/2009. [online]. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 03 de outubro 2017. 2 NANDA International. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2015-2017 [recurso eletrônico] / [NANDA International]; organizadoras: T. Heather Herdman, Shigemi Kamitsuru; tradução: Regina Machado Garcez; revisão técnica: Alba Lucia Bottura Leite de Barros, et al. – Porto Alegre: Artmed, 2015. 3 Bulechek G M, et al. NIC Classificação das Intervenções de Enfermagem. Tradução de Denise Costa Rodrigues. – 6. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 4 Moorhead Sue, et al. NOC Classificação dos Resultados de Enfermagem: mensuração dos resultados em saúde. Organização: Alba Lucia Bottura Leite de Barros; tradução: Alcir Fernandes, et al. – 5. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.