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SENADEn - ISSN: 2316-3216 || SINADEn - ISSN: 2318-6518 • ISSN: 2318-6518
Resumo: 6656379

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A EXPERIÊNCIA DA ENFERMAGEM NA PARTICIPAÇÃO DO PET-GRADUASUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Quézia Meldola Prado ; Jennifer Hostins ; Thaís Fávero Alves ; Jamilly Katielen Machado Floriano ; Gabriela Thomé da Cruz de Oliveira

Resumo:
**Introdução:** O Sistema Único de Saúde (SUS), garante o acesso integral, universal, igualitário e gratuito a toda à população do país, sendo direito de todos e dever do estado. Esta conquista se deu, a partir da reforma sanitária e da criação da Lei orgânica da Saúde em 1988, sendo conquistada através da busca incessante do povo pelo direito de uma saúde igualitária e de qualidade para todos.1 Em tal realidade entendia-se que saúde era ausência de doenças, portanto a assistência prestada era somente vinculada ao modelo biológico, não analisando o usuário por completo, ou seja, em sua integralidade. Com a conquista do SUS nasce um novo conceito de saúde, que de acordo com o Ministério da Saúde, é relacionado com a qualidade de vida da população, a qual é composta pelo conjunto de bens que englobam, a alimentação, o trabalho, rentabilidade, educação, meio ambiente, saneamento básico, vigilância sanitária e farmacologia, moradia, lazer, entre outros.2 No cenário atual, o Sistema Único de Saúde passa por desafios relacionados ao olhar técnico biologicista dos profissionais, mas, isto vem sendo transformado por meio da implantação de políticas públicas. Uma das políticas implantadas é o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o PRÓ-SAÚDE, implantado no país desde 2005, que visa formar profissionais na área da saúde capacitados para atuação no Sistema único de Saúde.3 Através deste, nasce uma nova estratégia de fortalecimento do SUS, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde, que conforme a portaria interministerial n 421, de 3 de março de 2010, institui o Programa de Educação para o Trabalho para a saúde (PET- Saúde) e dá outras providências.4 Além disso, o PET-Saúde sensibiliza e prepara os futuros profissionais de saúde para o adequado enfrentamento das diferentes realidades de vida e de saúde da população brasileira, bem como, fomenta a articulação ensino-serviço-comunidade na área da saúde.  Na Universidade do Vale do Itajaí, o projeto PET-Saúde-GraduaSUS trabalha juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí no processo de inserção dos alunos dos Cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), nas redes de atenção à saúde de maneira que haja integração multidisciplinar dos mesmos. **Objetivos:** Relatar as ações integradoras do projeto Pet-GraduaSUS, vivenciadas nas redes de saúde do município de Itajaí e na Universidade do vale do Itajaí, bem como descrever as implicações e impactos propiciados aos acadêmicos, evidenciando ao curso enfermagem, associado ao trabalho multidisciplinar através do eixo ensino-serviço-comunidade **Descrição** **Metodológica:** Participam acadêmicos e docentes do primeiro ao quarto período, dos onze  cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), sendo estes: medicina, enfermagem, fonoaudiologia, psicologia, farmácia, biomedicina, odontologia, licenciatura e bacharelado em educação física, fisioterapia e nutrição,  profissionais e serviços de saúde da rede municipal de Itajaí-SC. O GraduaSUS está incluído na matriz curricular, articulado com matérias pré-selecionadas pelos  coordenadores de cada curso. A cada período o professor trabalha em sala uma temática específica, que possa dar subsídios para posteriormente realizar a aplicação na prática, sendo assim, uma aprendizagem teórico-prática. No 1º período é discutido a epistemologia e o conceito de saúde e doença; No 2º a grande chave é a territorialização e a visita domiciliar; No 3º os alunos aprendem sobre clínica ampliada e acolhimento, discutindo estudos de caso, através do Plano Terapêutico Singular; No 4º finalizam com prevenção de doenças e promoção da saúde. Os acadêmicos são inseridos no serviço por meio de duas inserções semestrais, realizadas nas Redes de Atenção à Saúde (RAS), como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Rede de Urgência e Emergência (RUE). Nas inserções o preceptor (profissional da rede), contextualiza na prática as ementas trabalhadas pelo professor, contextualizando o aluno à realidade do SUS. Os alunos da graduação, nos quatros períodos, formulam junto aos professores e preceptores da rede, trabalhos e artigos científicos resultantes das vivências práticas, que são avaliados por meio de um seminário de Integração, gerando trocas de experiências e impulsionando o conhecimento a outros  **Resultados:** O projeto se encontra hoje com a inserção de aproximadamente 1.400 acadêmicos nas redes de atenção à saúde, sendo desses 140 alunos exclusivamente do curso de enfermagem, recebidos pelos preceptores em 14 cenários de prática, com a contribuição de 34 professores que trabalham conteúdos integradores, articulando-se entre si para uma melhor efetividade das atividades, 18 preceptores que além de receberem os alunos na rede, também vão de encontro aos mesmo na Universidade, 6 tutores que coordenam o projeto e 6 bolsistas auxiliando na parte administrativa e também incluídos nas inserções. Foram realizados 4 seminários PET-GraduaSUS na Universidade do Vale do Itajaí, com a socialização de apresentações de relatos de experiências vivenciados pelos alunos em cada período, com publicações em anais. Há também um prêmio do 1º lugar no “Concurso de Experiências Significativas em Promoción de la Salud en la Región de las Américas” da OMS por sua efetividade no ensino pela integralidade. **Conclusão: **Percebe-se que a realidade proporcionada aos acadêmicos nos serviços de saúde, desde os primeiros períodos, possibilita maior conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde e instiga o aluno a ampliar sua percepção sobre saúde, bem como estimula um olhar crítico e reflexivo sobre a sociedade e sua futura atuação nela. Este projeto proporciona aos acadêmicos experiências multiprofissionais durante a graduação, reconstruindo uma concepção de saúde baseada no nosso Sistema, contribuindo para um olhar holístico e humanizado nas suas práticas profissionais. **ContribuiçõesImplicações para a Enfermagem: **As vivências aplicadas desde o início da graduação, buscam a transformação do modelo tradicional, baseado na concepção biológica, para uma aprendizagem mais assistencial e humanizada, que considera a integralidade em saúde que um indivíduo traz consigo. A introdução no contexto multiprofissional, garante um olhar mais abrangente e transdisciplinar que avança e consolida a construção do conhecimento e da análise reflexiva, fortalecendo o ensino num processo de troca de experiências. O futuro enfermeiro que na graduação, descobre o Sistema Único de Saúde como aliado e não como agressor, consegue empoderar-se enquanto profissional e tornar-se muito mais resoluto, pois compreende seus diversos princípios e conceitos, assimilando-os a sua rotina, ele conhece as políticas públicas envolventes e luta em movimentos pela defesa deste sistema. Acredita-se que o projeto tem cumprido o desafio de mobilizar novos olhares para a construção do SUS, na formação de práxis profissionais transformadoras.


Referências:
1 - Albuquerque LM. Construção de um subconjunto terminológico da CIPE® para crianças e adolescentes vulneráveis à violência doméstica [tese]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2014. 2 - Cubas MR, Nóbrega MML. Atenção primária em saúde: diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier; 2015. 3 - Dahlberg LL, Krug EG. Violence: a global public health problem. Cien Saude Colet. 2006;11(Suppl):1163-78. 4 - Egry EY. Saúde coletiva: construindo um novo método em enfermagem. São Paulo: Ícone; 1996. 5 - Garcia TR. Classificação internacional para a prática de enfermagem (CIPE®): versão 2015. Porto Alegre: Artmed; 2016.