E-Pôster
6581527 | A contribuição da Enfermagem/UFSC no PET-GraduaSUS 2016-2018 | Autores: Felipa Rafaela Amadigi ; Evandro Silveira ; Rosani Ramos Machado ; Suzana dos Santos da Rosa ; Juliana Santos |
Resumo: **Introdução: **O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-Saúde/GraduaSUS faz parte dos avanços propostos pela política nacional de reorientação da formação profissional em saúde. É considerado, uma nova etapa, que evidencia as conexões e o desenvolvimento de programas e projetos numa perspectiva de continuidade da reorientação da formação para o SUS. No caso em questão, é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis (SMS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) que tem como objetivo qualificar a integração, ensino-serviço-comunidade por meio do diagnóstico dos cursos da área da saúde quanto aos seus respectivos projetos políticos pedagógicos e processos de integração nos territórios. Envolve os cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição e Fisioterapia. A participação do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSC neste projeto se desenvolve em torno de cinco eixos de ação: 1- socialização do PET-GraduaSUS Enfermagem entre docentes e discentes; 2- realização de diagnóstico das experiências teórico-práticas na rede municipal de saúde; 3- discussão das mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais para a área da Saúde, especificamente as relacionadas à Enfermagem; 4- elaboração de documento orientador para as atividades desenvolvidas na Rede Docente Assistencial (RDA) relacionadas ao curso de enfermagem e, 5- promoção de educação permanente dos profissionais da RDA. **Metodologia: **Para o alcance dos objetivos estão sendo utilizados métodos variados pautados pela relação dialógica entre os atores envolvidos. Nesta perspectiva buscamos a criação de espaços de discussão e divulgação do PET-GraduaSUS, tais como espaços virtuais (sites, e redes sociais), rodas de conversa com a presença de estudantes, docentes e preceptores, reuniões e mostras de experiências exitosas. Também utilizamos a pesquisa “Integração ensino-serviço: em discussão as políticas indutoras da reorientação em saúde” como estratégia para a identificação das possíveis lacunas existentes no currículo do curso de graduação em Enfermagem. A pesquisa foi submetida e aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa n. CAAE 65655716.3.0000.0121. **Resultados: **Os resultados apresentados referem-se às atividades desenvolvidas no primeiro ano do projeto. No que diz respeito _eixo 1_ - _Socialização_: foram realizadas estratégias para dar divulgação interna junto ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Fórum do Curso de Graduação, por se tratar de um espaço de discussão entre docentes e discentes sobre currículo, vivências e também das políticas de educação e de saúde. Para o público externo, utilizou-se a divulgação junto as mídias sociais (com criação de uma Fanpage no Facebook); participação em atividades em defesa do SUS, palestras e eventos científicos. _Eixo 2 – Diagnóstico das experiências_ – o mapeamento se deu a partir da identificação das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nas atividades de ensino desenvolvidas junto à rede municipal de saúde, semestralmente, o curso de enfermagem conta com a presença de 188 acadêmicos e 16 docentes desenvolvendo suas práticas no âmbito da atenção básica. No que diz respeito à extensão, foram analisados os projetos vigentes nos anos de 2014 e 2015, e que estavam registrados no Notes/UFSC. A maioria dos projetos (73%) estavam relacionados à atividades de educação em saúde (nas áreas da saúde da família, saúde da mulher, e do adolescente), 9% abordavam temas de atenção psicossocial, 9% tecnologias em saúde e 9% estavam voltadas à assessorias para a equipe de saúde da família. Em relação aos projetos de pesquisa, foram mapeados 26 trabalhos de conclusão de curso, 62 dissertações de mestrado e 34 teses de doutorado. Os temas pesquisados estavam relacionados à promoção de saúde, doenças crônicas, AIDS, gestão em saúde, ética e bioética. Pelo PET-GraduaSUS, foi realizada ainda a pesquisa Integração ensino-serviço mencionada anteriormente. A pesquisa foi organizada buscando a caracterização dos estudantes do curso (perfil sóciodemográfico e de saúde), e percepções dos acadêmicos frente ao curso, ao Sistema Único de Saúde e a integração ensino serviço. _Eixo 3 – Mudanças das Diretrizes Nacionais Curriculares_. A equipe do projeto participou das discussões em âmbito estadual e nacional, defendendo o fortalecimento da integração teoria e prática, da formação interdisciplinar, da participação dos enfermeiros dos serviços nas atividades práticas e estágio curricular supervisionado, bem como a relação direta do ensino com o quadro epidemiológico, as necessidades em saúde da população e os princípios do Sistema Único de Saúde. _Os eixos 4 e 5_ estão em andamento, e serão desenvolvidos pela coordenação do PET-GraduaSUS. **Conclusão**: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-Saúde/GraduaSUS favoreceu a discussão do Plano Político Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem com a participação efetiva nos debates acontecidos por meio do Fórum do Curso de Enfermagem, visando o alinhamento com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Além disso, possibilitou à equipe do projeto, participação ativa nos movimentos em defesa do SUS, proporcionando a efetiva vivência da integração ensino serviço e comunidade. O PET desencadeou um processo intenso e voltado para o alinhamento interno dos conceitos com o corpo docente e discente do curso. Como limitação, apontamos que não houve até o momento a discussão com os serviços, em especial porque há a necessidade de um alinhamento político metodológico entre os representantes institucionais. Percebe-se ainda a necessidade de um instrumento formal que oriente as atividades desenvolvidas pelo curso de enfermagem na rede de saúde assim como a formalização do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde entre UFSC e SMS de Florianópolis. **Contribuições para a Enfermagem**: PET-GraduaSUS possibilitou ampla discussão do Plano Político Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem/UFSC pautado pela integração ensino-serviço-comunidade e para o fortalecimento da formação profissional ativa e em defesa do Sistema Único de Saúde. Contribuiu de modo significativo com o fortalecimento de uma nova postura discente e docente que valoriza a construção de um plano político pedagógico de modo participativo.
**Referências: **
1. TEIXEIRA, Elizabeth. Em tempos de novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de graduação em enfermagem. **Revista de Enfermagem da UFSM**, [S.l.], v. 7, n. 2, set. 2017. ISSN 2179-7692. Disponível em: <>. Acesso em: 12 mar. 2018. doi:.
2. JANKEVICIUS, José Vitor; HUMEREZ, Dorisdaia Carvalho de. **Conceitos Básicos das Diretrizes Curriculares Nacionais (Dcns) dos cursos de Graduação da Área de Saúde**. Disponível em: Acesso em: 12 mar. 2018.
Referências: 1. Machado MH, Lima JP. Avaliação multicritério da acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida: Um estudo na região central de Itajubá (MG). URBE. Revista Brasileira de Gestão Urbana, 2015. 7(3):368-82. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.007.003.ao08.3369.
2. Padilha MI, Bellaguarda MLR, Nelson S, Maia ARC, Costa R. O uso das fontes na condução da pesquisa histórica. Texto contexto - enferm. Florianópolis, 2017. 26(4): e2760017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002760017. |